domingo, 29 de junho de 2008

@ FUTEBOL EUROPEU


A FURIA


Espanha bate Alemanha por 1 a 0 e vence Euro 2008




A Espanha não "morreu na praia" e conquistou o título da Eurocopa pela segunda vez, neste domingo, ao vencer a Alemanha por 1 a 0, no estádio Ernst Happel, em Viena, na Áustria, na final da competição. O gol do título foi marcado por Fernando Torres, ainda no primeiro tempo.
Invicta há 21 jogos, a Espanha tentava acabar com a fama de montar boas seleções, mas não conseguir títulos importantes. A única conquista européia havia sido em 1964, quando foi sede da competição.

COMENTARIO

Seria uma injustiça muito grande a Espanha sair da Euro 2008 sem o titulo, ja na primeira fase mostrou um futebol de toques rapidos, um futebol bonito, bem jogado e pra frente, sempre buscando o gol. Com jovens valores como Fabregas, Fernado Torres, Sergio Ramos e o seguro goleiro Casillas alem da experiencia de Puyol, a Espanha tinha que vencer e acabar com a fama de chegar perto e não ganhar nunca, mas isso e coisa do passado e o FUTEBOL ARTE venceu.
Parabens Espanha, parabens a grande colonia espanhola espalhada por todo Brasil.
........................................................Jp

JAIME PAZOS
Quando eu tinha meus 13 anos (1978) eu assisti a primeira copa do mundo, muitos sabem que foi disputada e vencida pelos Argentinos, mas ali eu comecei a entender um pouco de futebol. Sempre acompanhei a Espanha, tenho um amor por esse Pais muito grande, sou filho legitimo de espanhois, meus pais são de Santiago de Compostela, e sempre me emocionei com tudo que diz respeito a esse Pais. O sangue que corre nas minhas veias e sangue Espanhol, meu temperamento tambem não e muito diferente, e hoje quando o juiz apitou o final daquele jogo eu tive a certeza de que ser Espanhol e ser como eu sou, me emocionei muito e na minha mente eu so conseguia ver a imagem de meu Pai e minha Mãe. Sempre soube disso, mas hoje tive a confirmação de que sou Espanhol.
................................................................................Jp

sábado, 28 de junho de 2008

@ ESPECIAL


ROBERTO DINAMITE, PRESIDENTE DO
CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA
Com uma eleição confusa, cheia de discussões e que durou praticamente seis horas, terminando já na madrugada deste sábado, o candidato da oposição, Roberto Dinamite, derrotou o da situação, Amadeu Pinto da Rocha (com apoio de Eurico Miranda), por 141 a 104, e foi proclamado como o novo presidente do Vasco."Se confirmou o desejo do associado do Vasco. Foi uma vitória dupla, não só da nossa chapa, mas também dos torcedores. Precisamos da colaboração de todos os cruzmaltinos. Não foi uma vitória apenas minha e divido as conquistas. Agora é voltar a fazer o Vasco campeão", vibrou Roberto Dinamite.

COMENTARIO
Mais de 15 milhões de torcedores estão em festa, finalmente o cancer vascaino foi retirado, desta vez não teve maracutaia, Roberto venceu e Eurico deixa o Vasco em verdadeira falencia e sem credibilidade, mas apartir de Julho quando Dinamite assumir o cargo tão sonhado por ele e a imensa torcida vascaina, as coisas vão mudar. Maior idolo da historia do clube, Roberto lutou muito mas obteve a vitoria. Atleta de carater e de entrega ao futebol, Roberto vai fazer um bem sem tamanho ao Vasco e eu como amante do futebol estou feliz por ver que a paixão o amor por um ideal pode salvar muita coisa................valeu Roberto, mais uma vez vc mostrou que o bem sempre vence, pode ate demorar um pouco mas vence.
..............................................................................Jp


quinta-feira, 26 de junho de 2008

@CLUBES E SEUS ESCUDOS




BAHIA-BH
BOTAFOGO-RJ
BRASILIENSE-DF
CAXIAS-RS
....................................Jp

@CRAQUES DO PASSADO

O GENIO CRUYFF
Nome: Johannes Cruyff
Posição: Meia
Nascimento: 25/04/1947
Local de nascimento: Amsterdã (HOL)


Carreira
Ajax: 1964 - 1973Barcelona: 1973 - 1978Los Angeles Aztecs: 1979 - 1979Washington Diplomats: 1980 - 1980Ajax: 1981 - 1983Levante: 1981 - 1981Feyenoord: 1983 - 1984

O melhor europeu da história. Até os dez anos de idade, ele mal podia andar. Devido a um defeito de formação nos pés, passou a infância preso a aparelhos ortopédicos. Espera um pouco. Esse é Johan Cruyff? O maior jogador europeu de todos os tempos? O homem que estava em todas as partes do campo, atacando, defendendo e marcando golaços? Que chutava bem de esquerda e melhor ainda de direita? O motorzinho do famoso Carrossel Holandês que encantou o mundo na década de 70? Um garoto quase aleijado? Ele mesmo.A vida do pequeno Cruyff começou a mudar quando sua mãe, viúva, foi trabalhar no Ajax como faxineira. Ela teve a brilhante idéia de colocar o menino para fortalecer as pernas jogando futebol nas categorias de base do clube. Nascia ali um monstro do futebol. Na sua época, Cruyff era mais que todo mundo. Ninguém via o jogo como ele. Ninguém tinha tanta fome de bola. Rápido, preciso, driblador, bom no arremate e com um único objetivo: o gol adversário. Assinou seu primeiro contrato profissional aos 16 anos, pelo próprio Ajax. Aos 19, já estava na seleção holandesa. Estreou contra a Hungria, marcando o gol de empate aos 48 minutos do segundo tempo.Rinus Michels, técnico do Ajax, foi o que melhor soube aproveitar as características de Cruyff. Fez com que todos os jogadores atuassem como o capitão, exercendo diversas funções em rodízio dentro campo. Foi uma revolução tática no futebol. Ela transformou o Ajax no maior clube da Europa. Tranferida para a seleção pelo próprio Michels, deu ao país o segundo lugar na Copa de 74 - aliás, a única frustração da carreira de Cruyff. Em 1978, a Holanda seria vice de novo, mas ele não estava no time. Brigou com os dirigentes por causa de dinheiro e não disputou o Mundial na Argentina.Antes disso, no entannto, Cryuff havia se transferido para o Barcelona, da Espanha. Venceu um Campeonato Espanhol (1974) e ganhou mais duas Bolas de Ouro como o melhor jogador da Europa (1973 e 1974, a de 1971 foi ainda nos tempos de Ajax). Cansado da perseguição dos sanguinários zagueiros espanhóis, partiu para os Estados Unidos em 1978. Ficou lá durante dois anos e, depois de uma pequena escala na Espanha, voltou para a Holanda. Aos 37 anos, foi apontado como o melhor jogador do país e se aposentou por cima.Começou então a carreira de técnico e repetiu a de jogador. Campeão holandês pelo Ajax, foi comandar o Barcelona. Com a equipe espanhola, faturou dois títulos espanhóis, uma Copa do Rei e uma Copa dos Campeões da Europa. Dirigiu o clube por nove anos e brigou com craques como Romário e Stoichkov. Um enfarte lhe custou duas pontes de safena e o abandono definitivo dos gramados. Passou a cuidar dos negócios e a comentar jogos esporadicamente.....................................................Jp

@FUTEB0L EUROPEU


Espanha derrota a Rússia e pega a Alemanha na final da Euro-08


Aconteceu o que muitos esperavam. O equilíbrio predominou durante o primeiro tempo do confronto em Viena. Nas poucas oportunidades, a Espanha parou num dia inspirado de goleiro Akinfeev, que evitou o tento do rival em chutes de Fernando Torres e Villa, logo no começo da semifinal. Esse último, aliás, sentiu uma contusão e foi substituído por Fàbregas, ainda na etapa inicial.A Rússia, por outro lado, tinha dificuldades para chegar ao gol do adversário. O meia-atacante Andrei Arshavin foi praticamente anulado. Coube ao atacante Pavlyuchenko causar algum perigo. Aos 35min, por exemplo, bateu colocado e assustou o goleiro Casillas, até então um mero espectador. Cinco minutos mais tarde, matou a bola no peito dentro da área, mas finalizou errado. Mas isso mudou no segundo tempo. A Espanha voltou melhor. E logo abriu o marcador. Aos 4min, Iniesta fez bela jogada pela esquerda e bateu forte para a área. Xavi, atento, completou. 1 a 0. Os russos sentiram o golpe. A partir daí, os espanhóis passaram a dominar a semifinal e desperdiçaram uma série de oportunidades, como um chute de longa distância de Fàgregas, aos 24min, e que Akinfeev mandou para escanteio.O segundo gol era questão de tempo. E saiu aos 27min. Após um bela troca de passes no setor ofensivo, Güiza, que havia entrado no lugar de Fernando Torres, recebe livre e tocou por cima do goleiro russo. Dez minutos mais tarde, a Espanha selava sua classificação à decisão da Euro-08. Em rápido contra-ataque, Fábregas rolou para David Silva, que teve a tranqüilidade necessária para definir o marcador. 3 a 0.

COMENTARIO

Concordo que a Russia chegou com meritos, mas seria muito Injusto o bom futebol da Espanha ficar de fora da final dessa Euro. Com um futebol rapido e de toques a Furia envolveu a Russia e fez o jogo se tornar facil, principalmente depois da entrada de Fabregas, na minha opinião um dos melhores meias do futebol mundial, ai a Espanha começou a comandar o meio de campo e na segunda etapa fez os tres gols. Agora e esperar a forte Alemanhã que com muita tradição e um time muito bom, vai dar trabalho a Furia.
Com minha origem Espanhola não posso negar que estou muito feliz por a Espanha estar nesta final e como do inicio vou torcer com muito amor e vontade por ela.................................................................Jp

quarta-feira, 25 de junho de 2008

@FUTEBOL SUL-AMERICANO


Aos 106 anos, Flu decide Libertadores para deixar de ser só nacional



O Fluminense é considerado um dos times mais tradicionais do Brasil, com 30 títulos estaduais, um nacional da primeira divisão, além da conquista da Copa do Brasil do ano passado. Mas falta na sala de troféus das Laranjeiras, sede do clube, uma taça de um torneio internacional reconhecido - a Copa Rio de 1952 é considerada o mundial interclubes da época, mas não é
considerada pela Fifa.
E, aos 106 anos de idade, o time carioca pode começar a mudar essa história nesta quarta-feira, quando enfrenta a LDU, em Quito, pela primeira partida da decisão da Copa Libertadores deste ano. O confronto acontece no estádio Casa Blanca, às 21h50 (de Brasília).
"Me emociono porque sei que posso ajudar a dar o título mais importante em 106 anos de história do Fluminense. Além disso, podemos coroar o bom momento desse grupo, que pode ganhar o segundo campeonato em 14 meses, além de podermos ir disputar o título mundial no Japão", disse o técnico Renato Gaúcho.

LDU X FLUMINENSE

LDU Cevallos: Calle, Araújo e Campo; Guerrón, Vera, Urritia, Bolaños e Ambrossi; Manso e BielerTécnico: Eduardo Bauza
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Gabriel, Luiz Alberto, Thiago Silva e Junior Cesar; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e WashingtonTécnico: Renato Gaúcho
Local: estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data: 25/06/2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Assistentes: Cristian Julio e Lorenzo Acuña (ambos do Chile)
......................................................................................Jp

terça-feira, 24 de junho de 2008

@GERAL DO FUTEBOL

ROBERTO DINAMITE, AMOR AO TIME DA COLINA
27/06/2008 Sexta feira eleições no Vasco da Gama








Mais de 700 gos com a camisa crusmaltina Roberto mostrou a todos que quando se quer e se tem o bem ao seu lado se consegue. Ja faz algum tempo que ele vem tentando tirar Eurico Miranda da presidencia do Vasco, Eurico e conciderado por muitos como um cancer do futebol e aos poucos estava acabando com toda tradição construida por um clube acostumado a vitorias e titulos, nacionais e internacionais. Roberto conseguiu anular as ultimas eleições e nesta sexta feira (27/06/2008) haverão novas eleições pra presidente do Vasco. A vitoria ainda não esta garantida, pois tera um adversario de muita tradição e respeito dentro do Vasco, o Sr Amadeu Pinto da Rocha, ja que Eurico prevendo a derrota disse que esta cançado e quer dar mais atenção a familia, mas Dinamite ja deu ao Vasco a liberdade que esta faltando pra que volte a ser temido por seus adversarios dentro de campo, e se a vitoria vier ele pode ate não conquistar titulos, mas com seu carater e seu amor verdadeiro por esse clube vai deixar o Vasco em seu lugar, como um clube que tem cara e que não pode servir de piadas pros outros.
Valeu Roberto, por tudo isso vc ja e o melhor Presidente do CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA...................................................................................Jp

@ O MUNDO COMEÇAVA A VER O FUTEBOL ARTE


Começava aqui o amor de Pele pela Amarelinha(1958)
Título de 1958 derruba "complexo de vira-lata" do Brasil
Na Copa da Suécia, o Brasil finalmente superou o trauma de 1950 e se tornou campeão do mundo. Nas palavras, do cronista esportivo e dramaturgo Nelson Rodrigues, o país se livrou do "complexo de vira-lata".
Na estréia, contra a Áustria, a seleção não jogou tão bem, mas mesmo assim conseguiu vencer por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos. Na segunda rodada, o único empate, um 0 a 0 contra a Inglaterra - o primeiro jogo sem gols da história das Copas.
Para a terceira partida, contra a forte equipe da União Soviética, o técnico Vicente Feola resolveu mexer no time, colocando os atacantes Garrincha e Pelé. Dois minutos bastaram para mostrar do que essa equipe era capaz.
Contra o País de Gales, nas quartas-de-final, o Brasil teve o seu jogo mais complicado. O sistema defensivo britânico só caiu após uma jogada genial de Pelé, que chapelou um zagueiro na área antes de fazer o seu primeiro gol em Mundiais.
A França, adversária das semifinais, era apontada como uma das melhores seleções da Copa. Tinha um ataque fantástico, comandado pelo artilheiro Just Fontaine. Mas foi o Brasil quem abriu o placar logo no primeiro minuto, com Vavá, cujo apelido era "Peito de Aço".
final foi disputada contra a Suécia, dona da casa. O Brasil entrou em campo com o uniforme azul, já que na véspera havia perdido o sorteio. De amarelo, a Suécia achou o seu primeiro gol logo aos 4min. Quatro minutos depois, Vavá empatou. Aos 32min, novamente Vavá virou o placar.Melhor em campo, o Brasil continuou infernizando a defesa sueca. Pelé marcou o terceiro gol logo no começo do segundo tempo. Zagalo, aos 23min, fez o quarto gol. Simonsson ainda descontou, mas Pelé fez mais um e deu números finais à partida: 5 a 2.
COMENTARIO
E dificil comentar o que não vimos, mas essa seleção era magica e segundo os que a viram jogar dizem que jamais teve outra igual, eu acredito, pois uma seleção que tem, Garrincha, Pele, Vava, Didi, Niltom Santos, Djalma Santos, Zito, pelo amor de Deus que time e esse, so podia dar no que deu um titulo sem contestação e no FUTEBOL ARTE...............................................Jp

domingo, 22 de junho de 2008

@GERAL DO FUTEBOL

BRASILEIRÃO SERIE B
Corinthians vacila, empata com a Ponte

Julio Cesar pega penalt e evita derrota do Timão
Durante a semana, o técnico Mano Menezes afirmou que a manutenção de 100% na Série B do Campeonato Brasileiro era uma "utopia". Ele tinha razão. Após seis vitórias consecutivas, o Corinthians conheceu seu primeiro tropeço. Vencia por 1 a 0 até aos 40min do segundo tempo, mas sua defesa falhou e a Ponte Preta conseguiu empatar por 1 a 1, em Campinas. Apesar disso, permanece com folga na liderança da segunda divisão nacional.
O tropeço ocorre num local que, segundo seus jogadores, representava um "perigo" real. Neste ano, a Ponte Preta havia perdido apenas três vezes em seu estádio, sendo um contra o próprio Corinthians. O excelente retrospecto como mandante foi fator determinante para se classificar para a decisão do Paulistão-08.
Confira aqui a tabela de classificação da emocionante segundona
..............................................................Jp


@GRANDES TIMES DO PASADO

SELEÇÃO BRASILEIRA COPA AMERICA
1989 (CAMPEÃO)

Mazinho,Tafarel,M. Galvão,R. Gomes,Aldair e Branco / Bebeto,Romario,Silas,Dunga e Valdo
Costumo fazer esse topico com times e não seleções, mas como o momento da Canarinho não e dos melhores vamos relembrar essa Otima Seleção. Com esse time o Brasil venceu a Copa America em seus dominios, com Lazaroni no comando esse time era afinado, Tafarel em plena forma, Mazinho, Mauro Galvão, Branco, Aldair e Ricardo Gomes, formavam a defesa, no meio a força de Dunga e Valdo que alem de marcar sabia sair jogando, Silas o cabeça pensante e na frente uma dupla que 5 anos depois daria o Tetra ao Brasil, Bebeto e Romario. Mas por que so 5 anos depois e não na copa de 90. Vou por aqui minha opinião, treinador de futebol não vence jogo, mas perde depois de uma boa campanha na Copa America, o time entrosado, Lazaroni modificou o time que agora tinha Careca como atacante e lider do grupo,conclusão, o grupo se dividiu e so pensou no premio, foi eliminado pela Argentina e Careca, Alemão e Muller mataram aquela boa seleção que venceu a Copa America no Marecanã.
............................................................................Jp

@FUTEBOL EUROPEU

EURO 2008

Espanha vence Itália nos pênaltis e está nas semifinais da Euro


A Espanha venceu a Itália nos pênaltis por 4 a 2 neste domingo, depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, em Viena, na Áustria, em clássico pela última partida das quartas-de-final da Eurocopa.
Na próxima quinta-feira, os espanhóis vão enfrentar pelas semifinais a Rússia, que eliminou a Holanda. A outra vaga na final será disputada entre Turquia e Alemanha.

COMENTARIO

Com 100% de aproveitamento na fase de grupos a Espanha venceu com meritos a Italia. Apesar de ter vencido nos penalts a Furia merecia ter se classificado no tempo normal, mas Buffon estatava em um dia de gala e evitou alguns gols do time Espanhol. Nos penalts quem brilhou foi Casillas goleiro da Espanha e do Real defendeu dois penalt e levou a sua equipe a semi-final contra a surpreendente Russia. Apesar de acreditar que a Espanha tem mais time e que esta jogando muito bem, todo cuidado e pouco contra os Russos que eliminaram os favoritos Holandeses. Na quarta-feira Alemanha x Turquia e n quinta Espanha x Russia, muita emoção a vista..................................................Jp

@CLUBES E SEUS ESCUDOS




Asa-AL
Atletico-GO
Atletico-MG
Avai-SC

quinta-feira, 19 de junho de 2008

@GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

Nome:Estádio Governador Plácido Castelo
Local:Fortaleza, CE
Inauguração:11 de novembro de 1973
Proprietário: Governo do Estado
Administrador: Secretaria de Esportes e Juventude
Gramado:110m x 66m (Não disponível)
Capacidade: 58.300

CASTELÃO
O "Castelão" ou Estádio Governador Plácido Castelo localizado à Avenida Alberto Craveiro s/n - Pássare, Fortaleza é o maior e mais moderno estádio do Estado do Ceará. Atualmente tem capacidade para mais de 58 mil pessoas e já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais como jogos da Seleção Brasileira de Futebol e da recepção ao Papa João Paulo II em 1980 em sua passagem por Fortaleza
O estádio foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu a partida inaugural entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico Rei do Futebol Cearense terminou com o placar de 0x0. Quando da inauguração o estádio possuía somente dois lances de arquibancada. O ex-governador Plácido Castelo e o Governador César Cals recepcionaram autoridades do mundo político e esportivo, destacando-se o presidente da extinta CBD, Sílvio Pacheco, além do craque Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”.

Grandes Públicos

Ceará X Palmeiras (Copa do Brasil 1997):55.227
Ceará X Flamengo (Copa do Brasil 2005):55.000
Ceará X Atlético/MG (Copa do Brasil 2005):55.000
Ceará X Grêmio Copa do Brasil 1994): 53.915
Ceará X Fluminense (Copa do Brasil 2005):51.137
Fortaleza X Criciuma (Série B 2002):49.040
Ceará X Vasco (Copa do Brasil 1993):47.228
Fortaleza X Flamengo (Brasileiro 2005):45.769
Ceará X Palmeiras (Copa do Brasil 1994):43.376
Ceará X XV de Piracicaba (Série B 1999):43.297
Ceará X Corinthians (Copa Conmebol 1995):42.658
COMENTARIO
Mandantes desse belo estadio, Ceara e Fortaleza sempre fazem jogos emocionantes, e a torcida cearence que ama futebol sempre lota o Castelão. Voce que e do Sul, Sudeste e ate mesmo do Nordeste, venha conhecer o Ceara e visite esse estadio de muita tradição.............................Jp

quarta-feira, 18 de junho de 2008

@CRAQUES DE HOJE

EL NIÑO
Nome: Fernando Torres
Posição: Avançado
Data Nascimento: 20-03-1984
Idade: 24 anos
Nacionalidade: Espanha
Clube Atual: Liverpool

Fernando Torres, apelidado de “El Nino”, ou “The Kid”, foi votado como jogador jovem do ano de 2007 do Liverpool pelos torcedores. O atacante assinou o maior contrato já feito pelo clube e está com o Liverpool desde Julho de 2007, tendo contrato até 2013. Nascido num subúrbio de Madrid, na Espanha, Fernando Torres começou sua carreira jogando pelo Atlético de Madrid aos 11 anos de idade. Começou a jogar pelos profissionais em 2001, tornando-se o jogador mais jovem a jogar pelo tempo na história. Ainda em 2001, Torres foi nomeado o artilheiro do Europeu Sub-16 da UEFA. Dois anos depois, foi nomeado capitão do Atlético, tornando-se de novo o mais jovem a sê-lo. Em 2004, foi também o maior goleador do Europeu Sub-19, com quatro tentos em quatro jogos. Tanto em 2001 quanto em 2004, a Espanha foi a campeã.

COMENTARIO

Destaque da Seleção Espanhla Fernando e da nova geração de craques que surge na Europa. Atacante do time Ingles, Liverpool, tem um otimo controle de bola e chuta muito bem, e um bom cabeceador e pode dar a Furia muitas vitorias e leva-la a titulos que tanto persegue
..............................................................................Jp

domingo, 15 de junho de 2008

@FUTEBOL SUL-AMERICANO


ELIMINATORIAS PRA COPA 2010

Brasil cai contra o Paraguai


O Brasil dedicou boa parte de sua semana para se preparar contra as jogadas de bola aérea do Paraguai, uma das chaves do sucesso da equipe nas eliminatórias. Mas, ironicamente, foi pelo chão que os líderes do torneio qualificatório da América do Sul para a Copa de 2010 conseguiram a vitória por 2 a 0 neste domingo, em confronto válido pela quinta rodada, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

COMENTARIO

E muito triste ver como um time e tão covarde, como um treinador e tão medroso, fazer da Seleção Braileira um time pequeno. Jogadores sem bagagem pra vestir a Amarelinha, quando foi que Josue jogou bola, Maicon, Julio Btista, Gilberto, aturar esses caras enquanto temos jogadores capaz de jogar muito mais. Passa uma geração super vitoriosa, como Ronaldo, Roque Junior, Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo entre outros e vemos um treinador que não tem a minima condição de comandar uma seleção do porte da Brasileira fazer esse monte de besteiras. Ainda da tempo de reverter isso, basta querer, basta saber que a Seleção Brasileira não pode ficar jogando com tres cabeças de bagre no meio e apenas o Diego pra armar, não pode ficar com Luis Fabiano na frente ao lado de um Robinho que vive das pedaladas.
Vou citar alguns jogadores que não estão na lista de Dunga e que poderiam melhorar e muito essa Seleção: Alex (ex Cruzeiro), Miranda (São Paulo), Leo Moura (Flamengo), Thiago Neves (Fluminense), Vagner (Cruzeiro), Kleber (lateral esquerdo do Santos), Fernandão (Inter), outros que estão na Seleção mas não são titulares: Rafael Sobis, Adriano, Pato e assim vai, tome juizo Dunga pede pra sair, não da pra vc.
Por favor recuperem lago o Ronaldinho e Kaka, a Seleção pede socorro.
...........................................................Jp

@CLUBES E SEUS ESCUDOS




ABC-RN
AMERIRA-MG
AMERICA-RN
BRASILIENSE-DF
.........................................................Jp

@GERAL DO FUTEBOL


BRASILEIRÃO SERIE A

Flamengo 2 x 4 São Paulo
São Paulo quebra invencibilidade do líder



Caiu o último invicto do Campeonato Brasileiro. Em jogo movimentado, o São Paulo venceu por 4 a 2 o Flamengo, na tarde deste sábado, no Maracanã, pela sexta rodada da competição. Borges (2), Aloísio e Éder Luís anotaram para o time paulista. Ibson assinalou os gols do Rubro-Negro.
Apesar da derrota, o clube carioca segue na liderança da competição, com 13 pontos. O São Paulo, que obteve sua segunda vitória consecutiva, foi a nove e se aproximou da zona de classificação à Copa Libertadores. O Tricolor volta a campo no sábado, quando encara o Sport, às 18h10, no Morumbi. O time da Gávea joga no dia seguinte contra o Ipatinga, às 16h, no Ipatingão, no Vale do Aço mineiro.

COMENTARIO

Jogando um futebol inteligente e de muita marcação o São Paulo derrubou o Flamengo, que ainda se manteve na liderança. Borges duas vezes, Aluisio e Eder marcaram pro tricolor Paulista, Ibsom marcou os dois pro Rubro-Negro Carioca. Não foi um bom jogo, mas valeu pela quantidade de gols, o Flamengo empurrado por sua torcida não repetiu as boas atuações e o São Paulo ja sem Adriano e Hernades não tinha muita criatividade, mas jogou com mais vontade e por isso venceu. Acredito que esse Brasileirão esta muito nivelado e vai ser um sobe e desce ate o final, não vejo nenhum time se destacando, ate o Fluminense que hoje e lanterna, pode subir e ainda chegar na frente de muita gente...................................................................Jp
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO

@CRAQUES DO PASSADO

O CANHOTA DE OURO
Nome: Gérson de Oliveira Nunes
Posição: Meia
Nascimento: 11/01/1941
Nacionalidade: Brasileira
Local de nascimento: Niterói - RJ
Estréia: pelo Flamengo, em 1959
Carreira:Flamengo: 1959 - 1963
Botafogo: 1963 - 1969
São Paulo: 1970 - 1972
Fluminense: 1972 - 1974

Ele tinha muitos defeitos. Só chutava com o pé esquerdo, mexia-se pouco e não sabia cabecear. Em compensação, ninguém até hoje conseguiu lançar uma bola do jeito que Gérson lançava. Colocá-la no peito de um companheiro distante 30, 40 metros, para ele era fichinha. E sempre com a perna esquerda, a "canhotinha de ouro", que o consagrou. Gérson também sabia bater faltas com muito veneno e orientava a colocação dos companheiros como se fosse um técnico dentro de campo. Surgido no Flamengo, em 1959, chegou à Seleção Brasileira naquele mesmo ano, para disputar os Jogos Pan-Americanos. Participou também da Seleção Olímpica que esteve em Roma, em 1960. Em 1962, um problema: Gérson recusa-se a ajudar o lateral flamenguista Jordan na marcação do endiabrado Mané Garrincha. E por ali, o Botafogo fatura o jogo (3 x 0) e o título. Ficaria no Mengão a tempo de ser campeão carioca em 1963, mas, naquele mesmo ano, transfere-se para o Botafogo-RJ. No Botafogo, jogando ao lado de craques como Jairzinho, Rogério e Paulo César Caju, não foi difícil para o Canhotinha de Ouro levantar um bicampeonato carioca, em 1967 e 1968. Sua próxima missão seria salvar o São Paulo, que estava sem ver um Campeonato Paulista desde 1957. Gérson faz mais, dando ao clube não só o título do desabafo, em 1970, como um bi, no ano seguinte.Gérson participa de sua primeira Copa do Mundo em 1966, na Inglaterra. A campanha ficou na história como uma decepção para os brasileiros, que gostariam de ver o caneco erguido pela terceira vez consecutiva. Mas quatro anos mais tarde Gérson seria figura-chave do tricampeonato, no México e se consagraria mundialmente. Seus lançamentos para Pelé e Jairzinho foram uma das principais marcas daquela Copa. Na final, ele ainda deixou sua marca com um belíssimo gol de fora da área, o segundo contra a Itália. Em 1972, Gérson, já em fim de carreira, realiza um velho sonho: defender o Fluminense, seu clube do coração. Nas Laranjeiras, o Canhotinha é mais uma vez campeão carioca, em 1973. E encerra a carreira feliz, no ano seguinte. Antes de virar comentarista de televisão, o craque virou nome de lei, a chamada "Lei de Gérson", uma referência a uma propaganda do cigarro Vila Rica em que ele dizia que era preciso levar vantagem em tudo. Pegou mal, e Gérson sempre sentiu-se agredido pela referência à chamada "lei", uma versão maldosa do jeitinho brasileiro.
................................................................Jp

@MINHAS HISTORIAS NO FUTEBOL


UM AMIGO VALE MAIS QUE TUDO
Quando menino meu Pai costumava ir ao estadio comigo, mas depois de um tempo o trabalho não deixou mais ele ir. Como ja contei aqui passei a ir so, mas quem e torcedor de verdade sabe que um parceiro de estadio e sempre legal e eu sentia muita falta, depois de um bom tempo, foi trabalhar no predio onde eu morava um cara chamado João, nascido na Paraiba ele era torcedor do mesmo time que o meu, e então começamos a converçar de futebol, ele jamais tinha ido ao estadio, e em um domingo eu chamei ele pra ir comigo, como ele era faxineiro do predio estava com pouco dinheiro, e eu era um menino não trabalhava, então resolvemos ir pra geral.
La eu muito pequeno não conseguia ver do outro lado do campo e João me pegou e me colocou nos ombros, fiquei alto e assisti todo o jogo, nosso time ganhou e eu ganhei um grande amigo, passamos a ir aos jogos de nosso time e sempre na geral. Meu Pai sempre me dava dinheiro pra ir pra arquibancada mas eu so ia pra geral, acompanhando meu amigo João, que algumas pessoas descriminavam por ele ser o faxineiro do predio, mas eu nem ligava pra isso, eu era um menino e João era meu amigo. Como sera e onde sera que esta esse meu amigo de estadio, parceiro dos domingos e das converças de futebol?.........................onde vc estiver meu amigo, um abraço.
...........................................................................Jp

quinta-feira, 12 de junho de 2008

@GERAL DO FUTEBOL


COPA DO BRASIL


Sport bate Corinthians, leva Copa BR


Em uma noite épica, o Sport coroou nesta quarta-feira, com uma vitória sobre o Corinthians por 2 a 0 na abarrotada Ilha do Retiro, uma campanha gloriosa para erguer o troféu da Copa do Brasil.
Depois de despachar Vasco, Internacional e Palmeiras nas finais, o clube pernambucano deu seqüência à fila para conquistar o segundo título mais importante de sua história (foi campeão brasileiro em 1987) e garantir uma vaga na próxima Libertadores.Antes de fazer o Timão chorar, o Sport também apostou em seu "caldeirão" para eliminar outros "gigantes". Foi em casa, por exemplo, que o time fez 4 a 1 no Verdão nas oitavas-de-final e 3 a 1 no Colorado nas quartas - os cariocas caíram no Rio, na semi. Neste ano, aliás, chegou a 17 o número de vitórias da equipe em 20 jogos na Ilha (três empates).

COMENTARIO

Parabens ao Sport, primeiro Nordestino a conquistar a Copoa do Brasil. Depois de Ceara em 1994, e o proprio Sport em 1989, desta vez o vice foi pro Sudeste. A conquista foi merecida, depois de eliminar grandes como Palmiras, Inter e Vasco o Leão de Pernambuco não se intimidou com a grandeza do Corinthians e partiu pra cima, venceu e convenceu........e o Nordeste mostrando seu valor.......................................................Jp

quarta-feira, 11 de junho de 2008

@GRANDES GOLEIROS

Nome: Edwin Van der Sar
Clube: Manchester United
Posição: Goleiro
Nascimento: 20/10/1970
Nacionalidade: Holandesa
Local de nascimento: Voorhout
Altura: 1,97
Peso: 84
Carreira : Foreholte; Noordwijk; Ajax (1990-1999); Juventus-ITA(1999-2001); Fulham-ING (2001-2005); Manchester United-ING (2005-2006)

Um paredão de 1,97 m que sabe usar a estatura para comandar a área e defender o gol, além de ser ótimo em lançamentos e contra-ataques. Assim é Edwin Van der Sar, atual goleiro do Manchester United e dono da camisa 1 da seleção holandesa.A carreira de Van der Sar começou no Foreholte, clube de sua cidade natal, Voorhout. Depois de algum tempo, mudou-se para o Noordwijk, onde chamou a atenção de um time grande: o Ajax.Van der Sar fez parte da segunda geração de ouro do clube, que venceu cinco campeonatos e três taças da Holanda na década 90. A equipe também faturou uma Liga dos Campeões da Europa e um Mundial Interclubes (vencendo o Grêmio na final), em 1995. Em 1999, Van der Sar trocou o Ajax pela Juventus, onde foi titular por duas temporadas. Em 2001, assinou um contrato de quatro anos com o Fulham, da Inglaterra, por 11,5 milhões de euros. Em 2005, mudou-se para o Manchester United, seu clube atual, com quem tem contrato até o ano que vem.Van der Sar estava na seleção holandesa que foi à Copa do Mundo de 1994, mas não entrou em campo, ficando na reserva de Ed De Goej e assistindo do banco à derrota de sua equipe para o Brasil, por 3 a 2, nas quartas-de-final.Estreou como titular no ano seguinte, aos 24 anos de idade, e não demorou a conquistar a posição. Hoje, é incontestável no time. Na Copa do Mundo, se tornou o jogador que mais vezes defendeu a seleção holandesa, em 113 oportunidades.Na Copa de 1998 e na Eurocopa 2000, foi o dono do gol. No Mundial da França, voltou a ver a Holanda ser eliminada pelo Brasil, dessa vez na semifinal, nos pênaltis.A grande desilusão de sua carreira foi não conseguido ajudar a Holanda a se classificar para o Mundial de 2002. A equipe não passou pelas eliminatórias européias, ficando pelo caminho em um grupo bastante difícil, que classificou Portugal e Irlanda.O troco poderia ter vindo no Mundial da Alemanha, mas Van der Sar não conseguiu evitar a eliminação holandesa logo nas oitavas-de-final. Na primeira fase, não encontrou muitos problemas para parar os ataques de Sérvia e Montenegro, Costa do Marfim e Argentina. No mata-mata, não teve como evitar o gol de Maniche que acabou mandando os holandeses de volta para casa.Na temporada 2007/2008, o Manchester United mostrou que estava muito bem e faturou dois títulos importantes. No Campeonato Inglês, a equipe terminou em 1º com 87 pontos, dois a mais que o vice-líder Chelsea. Já na final da Liga dos Campeões, a taça veio após a vitória nos pênaltis sobre o mesmo Chelsea. No tempo normal, a disputa terminou empatada em 1 a 1, mas o campeão inglês venceu por 6 a 5 nas penalidades.............................................................................Jp

terça-feira, 10 de junho de 2008

@FUTEBOL EUROPEU


EURO 2008


Villa marca três, e Espanha goleia a Rússia


Disposta a encerrar a fama de falhar em momentos decisivos, a Espanha iniciou com tranqüilidade sua trajetória na Eurocopa-08. Com três gols de David Villa e um futebol até certo ponto convincente, goleou a Rússia por 4 a 1, nesta terça-feira, em Innsbruck, pela abertura do Grupo D.
O resultado é uma forma de tentar apagar a má impressão deixada quatro anos atrás. Em Portugal, os espanhóis também começaram com vitória. Coincidentemente, a rival era a própria seleção russa. Na ocasião, ganhou por 1 a 0. Porém, caiu de produção nas duas outras partidas e sequer passou da primeira fase.Uma boa vitória nessa primeira partida dá mais uma ânimo para uma seleção que não sabe o que é ganhar uma competição importante entre profissionais desde 1964, quando conquistou a única Eurocopa de sua história. De lá para cá, sempre formou boas seleções. Quase sempre chegou com o status de um dos favoritos. Porém, jamais conseguiu traduzir essa impressão em conquistas.Mais uma vez, inicia uma competição com a possibilidade real de ser campeã. Vem mostrando dentro de campo que poderá encerrar esse longo jejum. Sua última derrota ocorreu em novembro do ano passado. Desde então, acumula 17 jogos, incluindo amistosos e a estréia na Euro. São 15 vitórias e dois empates. No próximo sábado, terá pela frente a Suécia, novamente em Innsbruck.
....................................................................Jp

@GERAL DO FUTEBOL


NORDESTE OU SUDESTE QUEM LEVA A COPA DO BRASIL???


SPORT

Ele é um dos atletas mais regulares do Sport na temporada. Aos 34 anos, o lateral-direito Luisinho Netto é um dos esteios do esquema do técnico Nelsinho Baptista, que o coloca como um dos principais homens de armação de jogadas, além de maior responsável pela cobrança de faltas. Luisinho acredita em uma virada do Sport na decisão de 180 minutos, que está sendo vencida pelo Corinthians, por 3 a 1, e diz que a maior arma do time é o fato do jogo acontecer na Ilha do Retiro.

CORINTHIANS

O atual elenco do Corinthians prega a união como principal virtude. A divisão de responsabilidades também é exaltada pelo finalista da Copa do Brasil. E as duas características juntas resumem como funcionou o ataque alvinegro até a penúltima partida do torneio, na vitória por 3 a 1 sobre o Sport na primeira final.
O setor ofensivo do Corinthians é marcado por seu teor democrático. Em comparação às campanhas vitoriosas na Copa do Brasil de 1995 e 2002, por exemplo, o grupo de Mano Menezes é o que mais divide gols e o que conta com a maior diversidade de "artilheiros"
.....................................................................Jp

@FUTEBOL EUROPEU


EURO 2008

Pelo "grupo da morte", Holanda vence Itália

A Holanda venceu a Itália por 3 a 0 na estréia das duas equipes na Eurocopa, nesta segunda-feira, em Berna, na Suíça. O jogo foi o primeiro clássico da competição continental e ainda foi válido pelo Grupo C, o chamado "da morte".
Após esta primeira rodada, os holandeses lideram o grupo com três pontos, seguidos pelos franceses e romenos, que empataram sem gols e somam um ponto cada. Italianos, que são os atuais campeões do mundo, estão na lanterna sem nenhum ponto e com saldo de gols ruim. Os gols da Holanda foram marcados por Van Nistelrooy, em posição duvidosa, Sneijder, após um rápido contra-ataque ainda no primeiro tempo, e Bronckhorst no final do duelo.
..........................................................................................Jp

domingo, 8 de junho de 2008

@FUTEBOL EUROPEU


EURO 2008

Portugal comprova favoritismo e derrota a Turquia

Cristiano Ronaldo era o centro das atenções na estréia de Portugal na Euro-08. Muito marcado, não brilhou e acertou apenas uma bola na trave. Mas isso não teve importância. Os atuais vice-campeões europeus comprovaram seu favoritismo e derrotaram a Turquia por 2 a 0, neste sábado, em Genebra, no encerramento da primeira rodada do Grupo A do torneio continental.
Com isso, o time comandado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari consegue seus três primeiros pontos e já assume a liderança da chave. Isso se deve ao saldo de gols. A Republica Tcheca, que tem a mesma pontuação, superou a anfitriã Suíça por "apenas" 1 a 0. Aliás, as duas seleções se enfrentam na próxima quarta-feira -a Turquia pega os suíços.Muito mais do que a vitória, Portugal mostrou porque é um dos favoritos ao título. Diferentemente do duelo anterior entre República Tcheca e Suíça, o time de Scolari apresentou qualidade técnica diante de um rival que se limitou a defender...............................................................Jp

@GERAL DO FUTEBOL

BRASILEIRÃO 2008 (serie B)
Corinthians goleia Barueri e dispara na liderança

Mesmo sem contar com grande parte dos seus jogadores titulares, poupados para a final da Copa do Brasil contra o Sport, o Corinthians não tomou conhecimento do Barueri e aplicou uma goleada por 4 a 1, fora de casa, neste sábado.
A equipe alvinegra segue com uma campanha irretocável na Série B, sendo o único time ainda com 100% de aproveitamento. Os alvinegros somam 15 pontos e abriram cinco de vantagem para o Juventude, vice-líder.

COMENTARIO

Confirmando seu favoritismo, o Corinthians segue na frente e não toma conhecimentos de seus advesarios, ontem foi a vez do Barueri. Com uma folha mensal de mais de 4milhões muitos acham que e obrigação do Timão vencer a todos, mas cuidado, futebol dentro de campo não ve isso e a receita e manter o respeito aos adversarios................................................Jp

@GERAL DO FUTEBOL


BRASILEIRÃO 2008 (serie A)


Fla goleia o desorganizado Figueirense


Em noite de gala de Marcinho, autor de três gols, o Flamengo goleou o Figueirense por 5 a 0, neste sábado, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Souza, com dois, completou o placar para os cariocas. Com o resultado, o Rubro-Negro consolidou a liderança da competição, com 13 pontos. Já o time de Santa Catarina segue com cinco.

COMENTARIO

Perseguindo o titulo Brasileiro ja a algum tempo, são 16 anos, o Flamengo parece ter armado um bom time pra esse ano, apontado como um dos favoritos, vem confirmando isso nesse inicio de campeonato e como foi eliminado da Libertadores o Fla deve esse titulo a sua torcida, ou no minimo brigar por ele e deixar de ser um mero participante como vinha acontecendo a uns anos atraz....................................................................Jp

@GERAL DO FUTEBOL


BRASIL O x 2 VENEZUELA


O Brasil sofreu nesta sexta-feira a sua primeira derrota na história para a Venezuela ao cair por 2 a 0 no Gillette Stadium, em Boston, nos Estados Unidos, em amistoso de preparação para as Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010. Maioria nas arquibancadas, a torcida verde e amarela vaiou bastante os comandados do técnico Dunga.


COMENTARIO


A seleção Brasileira de futebol perdeu pra seleção da Venezuela, ou seja, acredita-se que uma manchete dessa esteja falando que, os melhores jogadores da Venezuela se reuniram e venceram os melhores jogadores do Brasil...epa pera ai, a segunda parte esta errada, a Venezuela venceu o time de Dunga, agora sim esta certo. Não posso acreditar que aquele grupo seja o que o Brasil tem de melhor, ta certo que Kaka e Ronaldinho Gaucho estão no estaleiro, mas e um absurdo vc ter jogadores como Alex(ex Cruzeiro), Fernandão(Internacional), Leo Moura (Flamengo), Juan(Flamengo), Vagner (Cuzeiro), entre outros que jogam aqui no Brasil e não são convocados. Que criterio e esse, pra jogar na seleção tem que estar fora do pais, ou estar sendo negociado? Quem inventou isso, treinadores como Luxemburgo, Leão, Paulo Autuori, Abel Braga, Muricy e os caras botam Dunga, nada contra ele pode ate se tornar um grande treinador, mas pra Seleção tem que ter bagagem. Estão brincando com uma das entidades mais respeitadas no Mundo, a Seleção Brasileira, vamos respeitar, vamos parar de receber grana e por aquele ou outro pra vestir a amerelinha, vamos convocar quem realmente merece. Eles na Europa e que tem que vir aqui pra ter experiencia e não nos. O Doni foi pra Italia e virou um goleiraço, aqui era um frangueiro, o cara foi artilheiro do campeonato Holandes e ja foi convocado, nem lebro o nome da fera, e brincadeira ne, ate eu com quase 100kg sou artilheiro na Holanda. O Brasil tem mania de achar que quem esta na Europa e melhor do que nos, não e so no futebol não e em tudo.
Tenham vergonha e não deixem acabar o respeito que o Mundo ainda tem por nosso futebol, pois quem viaja pro exterior ou esta ligado nas noticias, sabe muito bem como somos vistos la fora e a bola e uma das poucas coisas que levantam a imagem desse Pais maravilhoso
................................................................Jp

quinta-feira, 5 de junho de 2008

@GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL


SANTIAGO BERNABEU


O Estádio Santiago Bernabéu é um estádio de futebol localizado em Madrid, (Espanha) de propriedade do Real Madrid.
Localizado no lugar do antigo estádio do Real Madrid, o Estádio Charmatín, o Santiago Bernabéu foi projetado por Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio, o estádio teve sua pedra fundamental instalada em 27 de Outubro de 1944.
Foi inaugurado em 14 de dezembro de 1947 numa partida o Real Madrid e Belenenses de Portugal, com o nome de Estádio Chamartín. À época possuía uma capacidade para 75.145 espectadores, dos quais 27.645 tinham assentos (7.125 cobertos) e 47.500 de pé (2 mil cobertos).
Em 4 de janeiro de 1955, depois de uma grande remodelação, reuniu-se a Assembleia Geral de Sócios Compromissários, quando resolveu-se adoptar o nome actual, em homenagem ao ex-presidente do clube e principal artífice da construção do estádio, o dirigente Santiago Bernabéu.
Em 2003, o Santiago Bernabéu foi denominado pela UEFA como Estádio 5 Estrelas.

Principais partidas
Finais da Liga dos Campeões da UEFA
1956-1957: Real Madrid 2 - 0 Fiorentina
1968-1969 AC Milan 4 - 1 Ajax
1979-1980: Nottingham Forest FC 1 - 0 Hamburg
Eurocopa de 1964
Semi-final entre Espanha e Hungria, vencida pelos espanhois por 2 a 1.
Final Espanha e URSS, vencida pelos espanhois por 2 a 1.
Copa do Mundo de 1982
3 partidas do Grupo 2 da segunda fase (Alemanha, Inglaterra e Espanha)
Final entre Itália e Alemanha, com vitória italiana por 3 a 1.
....................................................................................Jp

@GRANDES TIMES DO PASSADO


SANTOS- Campeão do Mundo-1962
Time base do Santos: Em pé da esquerda para a direita - Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados - Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe
Foi no dia 11 de outubro de 1962 que o Santos Futebol Clube conquistou o título máximo que um clube de futebol pode alcançar. Nesta data, o Peixe sagrou-se campeão mundial interclubes, em Lisboa. A partida que rendeu o título ao Santos foi um verdadeiro show de bola. O placar final foi de 5 para o Peixe e 2 para o Benfica. Este jogo é tido por muitos dos jogadores daquela época como a melhor apresentação do Santos em toda a sua história.
O jogo final foi marcado por muita tensão. O estádio estava lotado e, como não poderia ser diferente, a quase totalidade do público presente torcia para o Benfica. O Santos havia vencido o primeiro confronto, no Maracanã, por 3 a 2, em um jogo muito disputado. O clube português confiava tanto na vitória, que ouviam-se rumores de que já estavam sendo vendidos os ingressos para a terceira partida.
Na verdade, o que a torcida portuguesa viu foi o completo domínio do Santos, que chegou a estar vencendo por 5 a 0. Os gols do Benfica só foram feitos nos últimos cinco minutos de jogo. Os gols do Santos foram marcados pelo famoso trio: Coutinho, Pelé (3) e Pepe. Pelo bonito futebol, a equipe campeã deu sua volta olímpica sendo aplaudida de pé pela torcida adversária. No dia seguinte, os jornais lusitanos estampavam: "O Santos proporcionou a Lisboa um espetáculo inesquecível".

terça-feira, 3 de junho de 2008

@FUTEBOL EUROPEU


EURO 2008 (História)


O Campeonato Europeu de Futebol, mais conhecido como Eurocopa, foi idealizado no ano de 1927 pelo francês Henri Delaunay, porém sua primeira edição foi disputada apenas em 1960, com o nome de Copa Européia de Nações. Já o nome Eurocopa passou a ser utilizado apenas na edição de 1968, na Itália. A França foi a primeira sede da competição, que funcionava da seguinte maneira na época: 17 seleções disputavam a classificação para a fase final, mas apenas quatro prosseguiam na disputa do título, enfrentando-se em confrontos de mata-mata. União Soviética, Iugoslávia, Tchecoslováquia e a anfitriã França, foram as nações que competiram pelo título, que ficou com a seleção soviética que bateu os iugoslavos na prorrogação do jogo final por 2 a 1, com um gol salvador de Ponedelnik.
O sucesso do campeonato foi tão grande que na edição seguinte, em 1964, na Espanha, o número de seleções que brigavam pela classificação à fase final aumentou de 17 para 29 e apenas a União Soviética repetiu a classificação obtida no ano anterior, mas desta vez a detentora da taça foi derrotada pela Espanha na grande decisão, novamente com o placar de 2 a 1.
A Eurocopa ganhava cada vez mais importância no cenário europeu e, em 1980, após 20 anos de sua criação, o sistema de disputa da fase final foi alterado. Oito equipes passaram a disputar o título, quatro a mais do que nos anos anteriores.
Divididas em dois grupos de quatro, a melhor seleção de cada grupo classificou-se para a final e os segundos colocados enfrentaram-se na disputa do terceiro lugar. A fórmula obteve êxito e a Alemanha Ocidental conquistou o troféu, vencendo a forte seleção da Bélgica por 2 a 1.
As três edições seguintes podem ser consideradas as mais memoráveis já disputadas. Em 1984, Michel Platini e seus nove gols em cinco jogos, trouxeram à França o mais importante título de sua história, depois da Copa do Mundo de 1998.
Quatro anos mais tarde, com sede na Alemanha Ocidental, a Holanda apresentou uma das equipes mais extraordinárias do futebol. Comanda por Marco Van Basten, artilheiro do torneio com cinco gols, a Laranja Mecânica, após ser derrotada pela União Soviética na fase de grupos, bateu a seleção anfitriã por 2 a 1 na semifinal e derrotou os soviéticos na grande final, com gols de Gullit e Van Basten.
Na edição seguinte, foi a vez da Dinamarca brilhar. A seleção entrou para substituir a Iugoslávia, que estava em guerra durante o período, mas brilhantemente eliminou a atual campeã européia Holanda nos pênaltis, na semifinal, e a campeã do mundo, Alemanha, na decisão. Este torneio foi o primeiro da Alemanha unificada e também a primeira competição de grande porte a ter os nomes dos atletas escritos nos uniformes.
O formato atual da Eurocopa, com 16 equipes na fase final, só foi implantado em 1996, na Inglaterra. Além disso, essa edição foi a primeira decidida com o gol de ouro, marcado por Oliver Bierhoff contra a República Tcheca, trazendo a primeira conquista para a Alemanha unificada. O gol de ouro se repetiu na edição seguinte, a primeira com sede em dois países, Bélgica e Holanda, desta vez marcado por Wiltord, da França sobre a vice-campeã Itália.
O ano de 2004 pode ser comparado ao de 1992 no quesito surpresa, já que a então inexpressiva Grécia, que havia se classificado apenas para a Euro de 1980, bateu os anfitriões portugueses e conquistou o título, deixando para trás seleções como a Espanha, a França e a República Tcheca