terça-feira, 30 de dezembro de 2008

@ CURIOSIDADES

Vencedores da bola de ouro, Revista Placar
(Rogerio Ceni, vencedor do trofeu em 2008)

Instituída pela Revista Placar em 1973, que premia o melhor jogador do campeonato brasileiro da Série A. Em sua primeira edição um empate entre os gringos Cejas, do Santos, e Ancheta, do Grêmio.Clubes que a algum tempo não conseguem disputar a competição e que andaram jogando em divisões inferiores até de seu estado marcam época com jogadores vencedores do troféu: Bangú, Guarani e Bragantino.
2007: Thiago Neves (Fluminense FC)
2006 : Lucas (Grêmio FBPA)
2005 : Carlitos Tevez (SC Corinthians Paulista)
2004 : Robinho (Santos FC)
2003 : Alex ( Cruzeiro EC)
2002 : Kaká (São Paulo FC)2001 : Alex Mineiro (C. Atlético Paranaense)
2000 : Romário (CR Vasco da Gama)
1999 : Marcelinho Carioca (SC Corinthians Paulista)
1998 : Edílson (SC Corinthians Paulista)
1997 : Edmundo (CR Vasco da Gama)
1996 : Djalminha (SE Palmeiras)
1995 : Giovanni (Santos FC)
1994 : Amoroso (Guarani FC)
1993 : César Sampaio (SE Palmeiras)
1992 : Júnior (CR Flamengo)
1991 : Mauro Silva (CA Bragantino)
1990 : César Sampaio (Santos FC)
Confira a lista completa:
......................................................Jp

@ GERAL DO FUTEBOL

Ronaldo participa de seu primeiro treino no gramado no Parque São Jorge

Depois de passar os últimos quatro dias apenas realizando exercícios no Ceproo do Corinthians, o atacante Ronaldo apareceu no gramado do Parque São Jorge para a imprensa pela primeira vez. Ao lado de outros sete atletas, o atacante realizou atividades físicas e técnicas sob o comando do preparador Flávio de Oliveira.
Além de realizar algumas séries de embaixadas, o novo camisa 9 do Corinthians também fez trabalhos de controle de bola. Durante os alongamentos, Ronaldo teve como companheiro o volante Nilton.Mais cedo, Ronaldo repetiu o seu ritual de se alongar por cerca de 20 minutos, deitado, em uma sala do Ceproo, auxiliado por um membro da comissão técnica alvinegra.Diferentemente da última segunda-feira, a torcida voltou a comparecer em bom número para acompanhar os treinos do Corinthians. As pessoas, no entanto, não puderam ter acesso à janela do Ceproo, como aconteceu na última sexta-feira, e acompanharam toda a movimentação das arquibancadas do Parque São Jorge.Desde o início da semana, o elenco alvinegro está dividido em três. Enquanto uma parte fica se revezando nos aparelhos do Ceproo, uma segunda se exercita na caixa de areia e a última faz atividades no gramado.
..............................................................................Jp

domingo, 28 de dezembro de 2008

@ GRANDES TIMES DO PASSADO


ATLETICO MINEIRO
Em pé:Dionisio. Ortiz. Getulio. Modesto. Toninho Cerezo e Vantuir.
Agachados:Marinho. Dorival. Reinaldo. Paulo Isidoro e Marcelo.
O Galo Mineiro sempre formou grandes times, esse que estamos vendo foi um deles, começando por Ortiz, um goleiro conciderado baixo mas de uma elasticidade incrivel, o bom lateral Getulio que logo depoius iria brilhar no São Paulo, Tooninho Cerezo com a categoria de um volante que sabia marcar e sair jogando com estilo, alem de Paulo Isidoro que comandava o meio, junto com Marcelo, na frente o rapido ponta Marinho, que seria mais tarde vice Brasileiro pelo Bangu-RJ, e o inigualavel Reinaldo, artilheiro de muita categoria e inteligencia, pena que seus joelhos acabaram com sua carreira mais cedo.
Como formar um time de tanta categoria como esse do Galo hoje em dia? Impossivel, pois os garotos com 13, 14 anos so querem jogar no exterior, sonho que os meninos de antigamente não tinha, queriam apenas jogar no time de coração e na Canarinho.
.....................................................................................Jp

@ CAPAS DA REVISTA PLACAR

PLACAR (Ago 1978)
EDIÇÃO: 432

Assunto da Capa: Semi-finais do Brasileirão 1978, Guarani x Vasco e Palmeiras x Inter. O Bugre despachou o Gigante carioca enquanto o Verdão venceu o Colorado. Final, Guarani x Palmeiras e com um time muito superior o Guarani venceu o Brasileirão de 78. Foi o primeiro time do interior a vencer o Brasileiro. No time do Guarani tinha : Zenom, Capitão, Ze Carlos, Bozo e o artilheiro Careca.
.................................................Jp

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

@ FELIZ NATAL


QUE A PAZ E O AMOR ESTEJAM EM TODOS OS LARES, DO BRASIL E DO MUNDO.
NESTE DIA DE NASCIMENTO DE JESUS.
O FUTEBOL ARTE AGRADECE A TODOS QUE AQUI VIERAM, APENAS LERAM OU DEIXARAM ALGUM COMENTARIO, ESPERO QUE VOLTEM SEMPRE.
..........................Jp

@ CURIOSIDADES

AS MAIORES TORCIDAS DO BASIL
(Flamengo e Corinthians no topo)

Na última pesquisa feita pelo um dos mais respeitados meios de comunicação no seguimento, a Datafolha, e realizada nos dias 26 e 29 de novembro de 2007, Corinthians e Flamengo permanecem como os dois clubes de maior torcida no Brasil. Flamengo, time de preferência de 17%, e Corinthians, o preferido de 12%, seguem sendo os times com mais simpatizantes entre os brasileiros com idade a partir dos 16 anos. A pesquisa foi realizada dias antes do fim do campeonato brasileiro 2007, em que o Corinthians foi rebaixado para a série B, e o São Paulo, time preferido de 8% dos brasileiros, conquistou o título pela quinta vez.
O percentual dos que torcem para o Palmeiras sofreu uma variação negativa, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, tendo passado de 8% para 6%, taxa que é hoje a mesma da que se refere aos torcedores do Vasco (eram 5% no levantamento anterior).

Confira abaixo a evolução ano a ano: http://www.campeoesdofutebol.com.br/maiores_torcidas.html
......................................................Jp

@ ESPECIAL

DIABOS VERMELHOS (BI-MUNDIAL)
Manchester United campeão da Copa do Mundo de Clubes


Manchester United é o campeão mundial de 2008. Depois de um jogo muito sofrido, o time inglês conseguiu confirmar seu favoritismo diante da LDU em Yokohama, no Japão, com uma vitória suada por 1 a 0. O herói do título, no entanto, não foi o badalado português Cristiano Ronaldo, mas sim o atacante inglês Wayne Rooney.O camisa 10 dos Diabos Vermelhos marcou o gol do Mundial aos 28 minutos do segundo tempo, justamente o memento em que a Liga de Quito levava mais perigo ao time britânico. No início da segunda etapa, o zagueiro sérvio Nemanja Vidic agrediu o rival Bieler e foi expulso de campo, deixando o Manchester com dez em campo durante metade do jogo.O título mundial sacramentado neste domingo foi o primeiro conquistado nos moldes da FIFA pelo clube inglês. Há nove anos, em 30 de novembro de 1999, o time vermelho de Manchester venceu o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari também por 1 a 0 para levantar a Copa Intercontinental – na época, disputada apenas entre o campeão da Copa dos Campeões da Europa com o vencedor da Libertadores. Em 1968, os britânicos foram batidos pelos Estudiantes de La Plata na primeira final que jogaram.


FICHA TÉCNICA: LDU 0 X 1 MANCHESTER UNITED

Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (Japão), 21 de dezembro de 2008, domingo - 08h30 (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão); Assistentes: Abdukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bahadyr Kochkorov (Kazaquistão)
Cartões amarelos: Cevallos, Campos e Bieler (LDU); Anderson (Manchester) -
Cartão vermelho: Vidic (Manchester)
Gol: Wayne Rooney, aos 28 minutos do segundo tempo
LDU: Cevallos; Campos, Nolberto Araújo, Calle (Ambrosi) e Calderón; Urrutia, Willam Araújo, Bolaños (Navia), Reasco (Larrea) e Manso; Bieler.
Técnico: Edgardo Bauza
MANCHESTER UNITED: Van der Sar; Rafael (Gary Neville), Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson (Fletcher), Park e Cristiano Ronaldo; Rooney e Tevez (Evans)
Técnico: Alex Ferguson
......................................................................Jp

@ CLUBES E SEUS ESCUDOS




FERROVIARIA-SP
MIRASOL-SP
AMERICA-AC
FLORESTA-AC
COLECIONE.............................................Jp

sábado, 20 de dezembro de 2008

@ GERAL DO FUTEBOL


RANKING DA CBF 2008


O RNC - Ranking Nacional de Clubes é publicado anualmente em dezembro, com validade para a temporada seguinte. Com o encerramento dos diversos campeonatos nacionais em 2008, é publicado pelo presente, o RNC para 2009, com base de 07/12/2008.O ranking de clubes, que tem 335 clubes pontuando, permanece liderado pelo Grêmio, com 2.039 pontos; em segundo o Corinthians, com 1.998 pontos; em terceiro o Vasco, com 1.981 pontos, e em quarto lugar o Flamengo com 1.974 pontos conquistados. Foi atualizado e revisado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol, em 08 de dezembro de 2008.

Confira a posição do seu time de coração:
.......................................................Jp

@ CURIOSIDADES


Títulos de 1915 a 1919 do Ceará Sporting são reconhecidos
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF - CE), Ernando Uchoa Lima Sobrinho, somente por volta das 18h30 de terça-feira recebeu do auditor Haroldo Guimarães o acórdão do julgamento que reconheceu o pentacampeonato conquistado pelo Alvinegro de 1915 a 1919.Estes títulos do Ceará foram conquistados na Liga Metropolitana, que antecedeu a Federação Cearense de Futebol.Na tarde de ontem, quarta-feira, o pentacampeonato do Ceará foi homologado pela Federação Cearense de Futebol (FCF), através do Ato N° 11/2008 do seu atual presidente, Mário Degésio.Com o reconhecimento, o Ceará passa a ser o maior vencedor do campeonato
estadual, com 39 títulos, dois a mais que seu arqui-rival Fortaleza.
.......................................................Jp

@ ESTADUAIS

A FORÇA DOS ESTADUAIS
(Galinho x Dinamite, grandes amigos, grandes rivais)
Uma das maiores rivalidades do futebol mundial, era jogo pra mais de 100 mil pagantes.Estadual do Rio, o campeonato mais charmosa do Brasil
Depois de um Brasileirão super disputado, vai começar os campeonatos estaduais. São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul, te a maior atenção da midia, mas ninguem pode descartar a rivalidade de um BA-VI, Ceara x Fortaleza, Sport x Nautico x Santa Cruz, Vila x Goias, sem contar varios outros classicos que vão movimentar o Pais do futebol nos primeiros 3 meses de 2009. Eu sou completamente apaixonado por estaduais, acompanho ate hj meu time e não deixo de ir ao estadio, difernte de muitos que querem acabar com essa tradição.
Vamos torcer, vamos encher os estadios e sem violencia, dar força ao time do coração e protestar contra aqueles que todos os anos inventam de querer acabar com os compeonatos estaduais.
Aqui nesse blog, vamos vazer o possivel pra acompanhar e postar noticias dos estaduais, acompanhe.
...............................................................................Jp

@ CURIOSIDADES


Ranking do Campeonato Cearense de Futebol
O Ranking da Federação Cearense de Futebol engloba todas as três divisões e usa os seguintes critérios de pontuação:Critérios utilizados na primeira divisão: 1° 30 pontos; 2° 29 pontos; 3° 28 pontos; 4° 27 pontos; 5° 26 pontos; 6° 25 pontos; 7° 24 pontos; 8° 23 pontos; 9° 22 pontos; 10° 21 pontos. Na segunda divisão os critérios começam com 20 pontos para o campeão, diminuindo um ponto por colocação até o 10° colocado que fica com 11 pontos. Na terceira divisão segue o mesmo critério, iniciando com 10 pontos para o campeão até 01 ponto para o 10° colocado. Clubes que nunca ficaram entre os 10 primeiros classificados em uma edição do Campeonato (das três divisões) não entram no ranking.Ranking referente ao campeonato de 1920 até o finalizado em 2008.

Clas. - Clube
Pontos
1°. - Ceará Sporting Club (Fortaleza) 2.514
2°. - Fortaleza Esporte Clube (Fortaleza) 2.508
3°. - Ferroviário Atlético Clube (Fortaleza) 1.956
4°. - América Futebol Clube (Fortaleza) 1.667
5°. - Calouros do Ar Futebol Clube (Fortaleza) 1.213
6°. - Guarany Sporting Clube (Sobral) 1.064
7°. - Associação Esportiva Tiradentes (Fortaleza) 1015
8°. - Quixadá Futebol Clube (Quixadá) 978
9°. - Guarani Esporte Clube (Juazeiro do Norte) 763
10°. - Icasa Esporte Clube (Juazeiro do Norte) 648
11°. - Sport Club Maguari (Fortaleza) 647
12°. - Gentilândia Atlético Clube (Fortaleza) 502
13°.- Nacional Atlético Clube (Fortaleza) 391
14°. - Itapipoca Esporte Clube (Itapipoca) 359
15°. - Usina Ceará Atlético Clube (Fortaleza) 323
16°. - Peñarol Sport Club (Fortaleza) 306
17°. - Guarany Foot-ball Club (Fortaleza) 277
18°. - Uniclinic Atlético Clube (Fortaleza) 262
19°. - Uruburetama Futebol Clube (Uruburetama) 232
20°. - Maranguape Futebol Clube (Maranguape) 227
21°. - Itapajé Futebol Clube (Itapajé) 208
22°. - Boa Viagem Esporte Clube (Boa Viagem) 185
23°. - Crato Esporte Clube (Crato) 178
24°. - ADRC Icasa (Juazeiro do Norte) 177
25°. - AD Limoeiro Futebol Clube (L. do Norte) 168
26°. - Flamengo Foot-ball Club (Fortaleza) 155
............................................Jp

@ CLUBES E SUAS HISTORIAS

CAMPINENSE CLUBE

A HISTOIA: http://www.campeoesdofutebol.com.br/campinense_historia.html
......................................................Jp

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

@ GRANDES GOLEIROS

MAZAROPI
Nome: Geraldo Pereira de Matos Filho
Posição: Goleiro
Nascimento: 27/01/1953
Local de nascimento: Além-Paraíba - MG
Altura: 1,82
Peso: 76
Chuteira: 40
Estréia: Pelo Vasco da Gama, em 1974

Carreira
Vasco: 1974 - 1978
Coritiba: 1979 - 1979
Vasco: 1980 - 1983
Grêmio: 1983 - 1983
Náutico (PE): 1984 - 1984
Grêmio: 1985 - 1990
Titulos
Campeonato Brasileiro - 1974 - Vasco
Campeonato Carioca - 1977 - Vasco
Campeonato Paranaense - 1979 - Coritiba
Campeonato Carioca - 1982 - Vasco
Taça Libertadores da América - 1983 - Grêmio
Mundial Interclubes - 1983 - Grêmio
Campeonato Pernambucano - 1984 - Náutico (PE)
Campeonato Gaúcho - 1985 - Grêmio
Campeonato Gaúcho - 1986 - Grêmio
Campeonato Gaúcho - 1987 - Grêmio
Campeonato Gaúcho - 1988 - Grêmio
Campeonato Gaúcho - 1989 - Grêmio
Campeonato Gaúcho - 1990 - Grêmio
Colecionador de títulos
Mazzaropi colecionou títulos por onde passou. No Grêmio, poucos venceram tantas vezes, com destaque para o Mundial Interclubes, em Tóquio, onde fez uma partida perfeita contra o Hamburgo. Chegou ao clube exatamente naquele 1983 para, já na primeira temporada, conquistar a Libertadores da América e o Mundial. No ano seguinte foi defender o Náutico, para voltar em definitivo para o Grêmio em 1985. Foi um líder, um grande motivador do time e até da torcida. Podia falhar, eventualmente, mas crescia nas decisões. Venceu seis campeonatos gaúchos e foi também campeão regional nos outros times que defendeu: Vasco, Coritiba e Náutico. Jogou uma partida pela Seleção Brasileira.

COMENTARIO

Tive dois Idolos dentro do futebol, na minha infancia, e Mazaropi era um deles.
............................................................................Jp

@ CLASSICOS REGIONAIS

GOIAS ESPORTE CLUBE
Cidade: Goiânia
Cores: Verde e Branco
Fundação: 06/04/1943
Principais Titulos:
Campeonato Brasileiro Série B: 1999.Copa Centro-Oeste: 2000, 2001, 2002.Campeonato Goiano: 1966, 1971, 1972, 1975, 1976, 1981, 1983, 1986, 1987, 1989, 1990, 1991, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2006.



VILA NOVA FUTEBOL CLUBE
Cidade: Goiânia
Cores: Vermelho e Branco
Fundação: 29/07/1943
Principais Titulos:
Campeonato Brasileiro Série C: 1996.Campeonato Goiano: 1961, 1962, 1963, 1969, 1973, 1977, 1978, 1979, 1980, 1982, 1984, 1993, 1995, 2001, 2005.Campeonato Goiano Segunda Divisão: 2000.Copa Goiás: 1969, 1971, 1976.


GOIAS X VILA NOVA
A partir da década de 70, Goiás e Vila Nova revezaram-se no topo do futebol goiano. Depois de assistirem os rivais Atlético e Goiânia dominarem o cenário futebolístico do estado nos anos 40 e 50, alviverdes e alvirrubros tomaram o comando do futebol goiano e dividem os títulos e a torcida em Goiás. Os dois times podem estar em lados opostos da tabela ou brigando ponto a ponto pela liderança, lutando por objetivos diferentes ou pelo mesmo título, reforçados ou com desfalques... não importa! Ao se enfrentarem, nada disso conta. O importante é vencer o rival.
.............................................................Jp

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

CASTELÃO-MA
Nome Oficial: Estádio Governador João Castelo Ribeiro Gonçalves
Capacidade: 70.000
Endereço: Travessa Guaxenduba, s/n - São Luis (MA)
Inauguração: 05/02/1982
Primeiro Jogo: Seleção Brasileira 3 x 1 Seleção Portuguesa
Primeiro Gol: Júnior (Brasil)
Recorde de Público: 95.720 (Sampaio Correa 1 x 5 Santos - 24/09/1998)
Dimensões do Gramado: 110m x 75m
Proprietário: Governo do Estado do Maranhão
O Estádio Governador João Castelo (simplesmente conhecido como Castelão) é um estádio multiuso inaugurado em 5 de fevereiro de 1982 em São Luís, Maranhão, Brasil, com capacidade para acomodar 70 mil pessoas, no entanto no ano de 1998 quase 98 mil pessoas assistiram ao jogo Sampaio e Santos pela Copa Conmebol.
O estádio é de propriedade do Governo Estadual do Maranhão, e é o principal estádio dos jogos do Sampaio Corrêa e do Moto. Seu nome é em homenagem a João Castelo Ribeiro Gonçalves, governador do Maranhão de 1979 a 1982.
A Seleção brasileira jogou quatro vezes no Castelão, a primeira partida foi na inauguração do estádio em 1982, contra Portugal e a última partida ocorreu em 2001 contra a Venezuela, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, o Brasil venceu a partida por 3x0.
O jogador que mais marcou gols no estádio Castelão foi Bacabal com 183 gols, atacante que defendeu os três grandes times da capital na década de 80.
..........................................................Jp

sábado, 13 de dezembro de 2008

@ ESPECIAL


MUNDIAL DE CLUBES FIFA- 2008 (Japão)
Pachuca bate o Al Ahly na prorrogação e passa às semifinais do Mundial

Os mexicanos do Pachuca conquistaram a classificação para as semifinais do Mundial de Clubes ao derrotar na madrugada deste sábado o Al Ahly. Os egípcios saíram na frente, mas levaram a virada, perdendo por 4 a 2, em Tóquio, após um fim de jogo emocionante, com os gols decisivos na prorrogação.
O Pachuca provou seu poder de reação na partida. A equipe esteve perto de reviver o acontecido em 2007, quando foi eliminado nas quartas-de-final pelos africanos do Etoile du Sahel. Mas, os gols de Luis Montes e dos argentinos Christian Gimenez - duas vezes - e Damián Alvarez, salvaram a torcida mexicana.Líder da virada, Gimenez elogiou a intensidade da equipe a partir do segundo tempo. "O time vestiu a camiseta do Pachuca na segunda etapa. Nós não sabíamos como seria a resposta e esse era o meu temos. Mas estou muito contente com o resultado, o Pachuca é assim, sempre sofre para ganhar", explicou o artilheiro da partida.

COMENTARIO

Todo cuidado e pouco para LDU e Manchester, os provaveis finalistas deste mundial de clubes no Japão. O futebol mexicano e muito forte e costuma surpreender, então gigantes tenham cuidado e todo respeito e pouco...................................................................Jp

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

@ GRANDES TIME DO PASSADO

AMERICA FUTEBOL CLUBE-RJ

América do Rio na metade da década de 1980. O zagueiro Maxwell (o segundo em pé, da esquerda para a direita) e seus companheiros de equipe como o goleiro Gasperin (o primeiro em pé), o lateral-direito Jorginho (o terceiro em pé), o lateral-esquerdo Airton (o quinto em pé), o volante Pires (o sexto em pé), o ponta Gilcimar (o primeiro agachado), Gilberto (o segundo agachado), o centroavante Luizinho Lemos (o terceiro agachado) e o ponta Gílson Gênio (o último agachado).
Tempo que o America fazia frente a qualquer clube do Brasil. De todos os Americas que existem no Brasil o do Rio sempre teve entre os melhores
......................................................Jp

@ CAPAS DA REVISTA PLACAR

REVISTA PLACAR
JAN/1977
EDIÇÃO: 352
Assunto de Capa: Falcão, craque como poucos, era unanimidade entre os torcedores, jogava o fino, cabeça erguida, sem olhar pra bola, um craque de verdade.
...................................................Jp

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

@ CRAQUES DE HOJE


RONALDO (FENOMENO)
Nome:Ronaldo Luiz Nazário de Lima
Clube: Corinthians
Posição: Atacante
Nascimento: 22/09/1976
Nacionalidade: Brasileira
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,83
Peso: 81
Chuteira: 42
Estréia: Cruzeiro 1 x 0 Caldense (25/4/1993)
Carreira
Cruzeiro (BRA): 1993 - 1994
PSV Eindhoven (HOL): 1994 - 1996
Barcelona (ESP): 1996 - 1997
Internazionale (ITA): 1997 - 2002
Real Madrid (ESP): 2002 - 2007
Milan (ITA): 2007-2008
Corinthians: 2009
Títulos
Campeonato Mineiro - 1994 - Cruzeiro
Copa do Mundo - 1994 - Brasil
Copa da Holanda - 1996 - PSV Eindhoven
Copa do Rei - 1997 - Barcelona
Recopa Européia - 1997 - Barcelona
Copa América - 1997 - Brasil
Copa da Uefa - 1998 - Inter de Milão
Copa América - 1999 - Brasil
Copa do Mundo - 2002 - Brasil
Mundial Interclubes - 2002 - Real Madrid
Campeonato Espanhol - 2003 - Real Madrid
Feito:
Melhor Jogador do Mundo (Fifa) - 1996 - Barcelona
Melhor Jogador do Mundo (Fifa) - 1997 - Intenazionale
Melhor Jogador do Mundo (Fifa) - 2002 - Real Madrid
Recorde de gols em Copas do Mundo - 15 (1998, 2002 e 2006) Seleção Brasileira

O retrospecto de Ronaldo no futebol se confunde com a história recente das Copas. Em 1994, o menino Bento Ribeiro, então com 17 anos, foi levado por Carlos Alberto Parreira para a Copa. Não teve chances de jogar, mas já começou a se habituar com o ambiente de seleção. Quatro anos mais tarde, Ronaldo chegou à Copa da França como principal estrela do futebol mundial, vindo de dois títulos consecutivos de melhor do mundo da Fifa. Todos os olhos estavam voltados para o então jogador da Inter de Milão. A estrela do time de Mário Zagallo fez um bom Mundial, mas o desfecho foi quase trágico. Horas antes da final contra os franceses, Ronaldo sofreu uma convulsão na concentração, em circunstâncias misteriosas até hoje. O atacante acabou não relacionado para a partida, mas chegou ao estádio em cima da hora e forçou sua escalação. Na derrota para a França, Ronaldo não jogou bem. O sonho de brilhar em um Mundial, desta forma, ficava adiado para a Copa de 2002, na Coréia do Sul e Japão. Mas nesse meio tempo, Ronaldo enfrentou o problema mais delicado de sua carreira, talvez de sua vida. O atacante sofreu duas lesões gravíssimas no joelho direito, ficando ausente dos gramados por praticamente dois anos. Porém, numa reviravolta quase cinematográfica, Ronaldo conseguiu se recuperar para jogar a Copa de 2002, conseguindo o melhor desempenho de sua carreira. Marcou oito gols, dois deles na decisão contra a Alemanha, e ajudou o Brasil a conquistar o pentacampeonato. O sucesso de Ronaldo no futebol foi precoce. Depois de ver as portas se fecharem no São Paulo e no Botafogo-RJ, que não aceitaram pagar R$ 25 mil por 50% de seu passe, pertencente a Alexandre Martins e Reinaldo Pitta, em 1993 o franzino Ronaldo desembarcou no Cruzeiro. O responsável por sua chegada foi Jairzinho, o furacão da Copa de 70, que conseguiu convencer os dirigentes da equipe mineira a pagar US$ 25 mil pelo garoto. O indiscutível talento precoce logo chamou a atenção do treinador Carlos Alberto Silva, que o colocou entre os reservas da equipe. Em uma excursão do Cruzeiro à Europa, o treinador decidiu colocar Ronaldo, então com 16 anos, em algumas partidas. De volta ao Brasil, foi sendo utilizado aos poucos até conquistar definitivamente uma posição no ataque. Em 1993, ao disputar a Supercopa dos Campeões, o atacante foi o artilheiro com oito gols.
.............................................................................Jp

@ FOTOS DE COPAS DO MUNDO



Copa do Mundo da Espanha (1982)

Paolo Rossi no lendário jogo contra o Brasil, seguido de perto por Júnior. Rossi iria marcar os três gols na vitória de 3 a 2 dos italianos, que desclassificaram o Brasil.






A seleção italiana recebendo a Taça do Mundo de 1982.







...........................................Jp

@ CLUBES E SEUS ESCUDOS





OEIRAS-PI
JACIARA-MT
CACERENCE-MT
MINEIROS-GO
COLECIONE...................................................Jp


domingo, 7 de dezembro de 2008

@ ESPECIAL


Parabens ao São Paulo, seis vezes campeão Brasileiro e o verdadeiro Tri Campeão. Muita competencia em um clube que a cada ano mostra seu profissionalismo e uma grande estrutura.
Estava a 11 pontos do lider e pra muitos lutaria so pela vaga da Libertadores da America, mas o Tricolor Paulista mostrou mais uma vez que futebol e simples, e trabalhar serio, focado no que esta fazendo sem inventar. Dou ao seu treinador, Muricy, a maior parcela desta conquista, aluno do mestre Tele, ele soube recuperar o elenco, depois da derrota na Libertadores. Parabens ao São Paulo e ao futebol do estado de mesmo nome, pois alem de ter o tri campão Brasileiro, conseguiu subir mais tres times pra primeira divisão.
........................................................Jp

@ GERAL DO FUTEBOL

BRASILEIRO (A) 2008

São Paulo conquista o hexa e faz história

Depois de deixar escapar a chance de conquistar o título Brasileiro em casa, com o estádio do Morumbi lotado, o São Paulo viveu uma semana de expectativa. A pressão pela possibilidade de um tropeço era grande e ficou ainda maior com a mudança do árbitro do jogo decisivo. Mesmo assim, o time fez valer seu favoritismo, contou com um gol irregular para superar o Goiás por 1 a 0 no Bezerrão e conquistou seu sexto título nacional.
"Muitos foram campeões, alguns foram bicampeões. Mas tricampeões, só o São Paulo", resumiu o volante Hernanes. "O São Paulo é um clube grande, conhecido no mundo inteiro, e merece esse feito", concordou o ala Jorge Wagner.O dia que antecedeu o confronto que definiu o Campeonato Brasileiro deste ano foi marcado pelo afastamento do árbitro Wagner Tardelli pela CBF por conta de uma suspeita de tentativa de suborno levantada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero. Mas os jogadores não demonstraram terem sentido a polêmica."Estou muito feliz. Esse grupo é muito especial", comemorou o atacante Borges. "Temos de dividir isso com os torcedores, a diretoria e todos que participaram. Conquistamos algo incrível", classificou o técnico Muricy Ramalho, que correu para agradecer à torcida assim que a partida acabou.
Com a conquista do Brasileirão de 2008, a equipe paulista conseguiu duas marcas históricas no torneio. Essa é a primeira vez que um time leva o Nacional por três anos consecutivos. Antes disso, Internacional, Flamengo, Palmeiras e Corinthians já tinham conquistado o titulo brasileiro em dois anos seguidos.Além do tricampeonato inédito, o São Paulo consagra sua hegemonia nacional. O clube do Morumbi é o único a ter seis títulos brasileiros. O Flamengo 'disputa' com a CBF a posição de pentacampeão, mas a entidade não reconhece a taça de 1987 dos cariocas. Dessa forma, ao lado dos rubro-negros, Vasco, Corinthians e Palmeiras venceram o torneio por quatro vezes.
....................................................................Jp

@ GERALDO FUTEBOL

BRASILEIRO (A) 2008

Vasco sequer faz sua parte, perde para o Vitória e cai para a Série B

O 7 de dezembro ficará conhecido como o dia mais triste da história do Vasco. Os resultados dos concorrentes foram adversos e, além disso, o time da Colina não foi capaz de fazer a sua parte e perdeu para o Vitória, por 2 a 0, neste domingo, em São Januário, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, o Cruzmaltino está fadado a disputar a Série B da competição nacional. Leandro Domingues e Adriano fizeram os gols do encontro fatídico para a torcida da casa.
Sendo assim, o clube da Colina, que se manteve em 18º, com 40 pontos, não faz mais parte do grupo seleto de clubes que disputaram todas as edições da competição nacional. Agora, só Flamengo, Cruzeiro e Internacional se gabam de tal feito. Além disso, o jogo ficou marcado pela mancha nas carreiras do atacante Edmundo e do técnico Renato Gaúcho, que se despediam de São Januário. O Vitória terminou a competição em 10º, com 52 pontos.O claro nervosismo do Vasco era mais um adversário do time da casa no confronto que decidiria sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.

COMENTARIO

Fica a tristeza por causa da queda de um gigante dofutebol brasileiro, mas ja alguns anos o Vasco vinha lutando pra não cair e esse ano não conseguiu segurar, triste mais ainda, por que depois de tirar de São Januario um presidente completamente prejudicial ao clube, Roberto Dinamite vai ter muito trabalho pra devolver ao Vasco toda a sua gloria de grande clube. Fico imaginando como sera o Campeonato Carioca desse ano......................................................Jp

@ GERAL DO FUTEBOL

BARSILEIRÃO (A) 2008
Grêmio pega Atlético-MG em final de Brasileiro "sob suspeita"



Se a rodada final do Campeonato Brasileiro já seria naturalmente tensa, tornou-se ainda mais depois da surpreendente denúncia de tentativa de suborno ao árbitro Wagner Tardelli - que apitaria São Paulo x Goiás -, substituído na véspera da decisão. É sob esse clima que o Grêmio, único candidato ao título junto com o Tricolor paulista, entra em campo às 17 horas deste domingo, para encarar o Atlético-MG, no estádio Olímpico.
Com três pontos atrás do São Paulo, o time gaúcho precisa não apenas ganhar seu jogo, mas também esperar a derrota do rival na partida que fará contra o Goiás, em Brasília. O Grêmio chegou a pensar em pedir a suspensão da rodada decisiva. Entretanto, como o problema surgiu somente 24 horas antes de começarem os jogos finais, nem tempo hábil para isso havia. Restou ao clube gaúcho, como disse o seu presidente Paulo Odone, manter a programação e entrar em campo, "num campeonato que está sob suspeita".


Após polêmica, São Paulo faz decisão 'quente' contra o Goiás


(Richarlyson reaparece no time titular do SP)

O roteiro não poderia ser melhor. Mesmo jogando fora de casa, o São Paulo terá a maior parte da torcida e precisa de apenas um empate para conquistar seu sexto título nacional. Mas uma polêmica a menos de 24 horas para a partida esquentou a decisão contra o Goiás, que acontece neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no estádio Bezerrão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.
Enquanto os jogadores faziam o reconhecimento do campo do Bezerrão, cartolas do clube se reuniam em dos quartos do hotel onde o time está hospedado para definir o discurso. Demonstrando nervosismo com a situação, todos que falavam tentavam mostrar firmeza e decisão em relação ao problema tão próximo de uma decisão.
Dentro de campo, o time precisa de apenas mais um ponto para levar seu sexto título brasileiro, o terceiro de forma consecutiva. Para esse jogo decisivo, o técnico Muricy Ramalho não pode contar com os volantes Jean, suspenso, e Zé Luis, contundido. Com isso, Richarlyson, que não vinha sendo aproveitado, entra na equipe titular.
....................................................................................Jp

@ ESPECIAL

Caso Tardelli revive fantasma de 2005 e ameaça sujar BR-08

(Tardelli se diz vitima nesse caso)

Até sábado, o Campeonato Brasileiro de 2008 era marcado como o mais disputado desde que os pontos corridos foram instituídos. Na véspera de sua última rodada, porém, a competição viu uma polêmica reviver um fantasma recente. Menos de 24 horas antes das partidas que definirão o Nacional, a CBF afastou o árbitro Wagner Tardelli da partida entre Goiás e São Paulo por uma suspeita de tentativa de manipulação de resultado. Outro escândalo envolvendo arbitragem, depois de três anos.No Campeonato Brasileiro de 2005, foi comprovado que o então árbitro Edílson Pereira de Carvalho participava de um esquema de manipulação de jogos junto com empresários de apostas ilegais, no que ficou conhecido como 'Máfia do Apito'. Com isso, 11 partidas apitadas pelo juiz no Nacional daquela temporada acabaram sendo remarcadas.Líder do torneio deste ano e próximo de levar seu sexto título nacional, o São Paulo se mostrou nervoso e irritado com a possibilidade de sua conquista ser manchada por esse problema. Como não poderia ser diferente, desde o começo o clube negou qualquer envolvimento e já se posiciona em defender a idoneidade dessa disputa."Esse é o tipo de coisa que não faz sentido nenhum nesse momento. É até muito estranho que isso apareça justamente agora, ainda mais nessa semana em que mandamos um ofício para a CBF mostrando a nossa posição contrária à escalação de Wagner Tardelli para esse jogo", explicou Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente de futebol do clube.

COMENTARIO

Gostaria muito de nunca ter que falar disso aqui nesse blog, onde procuro postar coisas boas do futebol, mas e dificil deixar um absurdo desses sem falar nada. Acompanho futebol a mais de 30 anos e ja vi coisas de todos os tipos, isso que jogaram no ar não e surpresa pra mim e acredito que pra muitas pessoas. Nesse momento muitos querem se aproveitar e chamar atenção pra si. Não acredito que clube nenhum manipule resultados, mas pessoas de fora desses clubes sim. Interesse financeiro e muitas outras coisas envolvem o futebol, então vai sempre existir isso que esta acontecendo, cabe as autoridades descobrir a verdade e punir, banindo do futebol essas pessoas, a verdade tem que ser dita, espero que a CBF, divulgue tudo com muita clareza, do contrario pode manchar o Brasileirão desse ano, que apesar de um nivel tecnico baixo, ganhou em emoção.
.................................................................................Jp

sábado, 6 de dezembro de 2008

@ CLUBES E SUAS HISTORIAS


....................................................................Jp

@ GRANDES GOLEIROS

FELIX
Nome: Félix Mielli Venerando
Posição: Goleiro
Nascimento: 24/12/1937
Local de nascimento: São Paulo - SP
Altura: 1,76
Peso: 72
Carreira
Portuguesa: 1956 - 1956
Portuguesa: 1957 - 1968
Nacional (SP): 1957 - 1957
Fluminense: 1969 - 1977

Títulos
Campeonato Carioca - 1969 - Fluminense
Taça de Prata - 1970 - Fluminense
Copa do Mundo - 1970 - Seleção Brasileira
Campeonato Carioca - 1971 - Fluminense
Copa Rocca - 1971 - Fluminense
Campeonato Carioca - 1973 - Fluminense
Campeonato Carioca - 1975 - Fluminense
Campeonato Carioca - 1976 - Fluminense
Torneio Teresa Herrera - 1977 - Fluminense

O titular do gol em 70
Um goleiro ágil, bem colocado e muito calmo, apesar de ocasionalmente cometer falhas grotescas. Félix destacou-se como um dos mais bem sucedidos goleiros da história no Brasil, sagrando-se campeão mundial pela Seleção em 70. Também fez grande sucesso no Fluminense, onde ganhou cinco títulos estaduais e uma Taça de Prata.Além de sua habilidade no gol, às vezes também arriscava a sorte como atacante nos treinos de sua equipe. Em uma oportunidade, jogou no ataque numa partida amistosa de sua equipe. Em 1964, a Portuguesa enfrentou em Massachusets, nos Estados Unidos, uma seleção local. Na época, evidentemente, o futebol norte-americano estava na idade da pedra. O time da Lusa mostrou sua superioridade desde o início e o jogo estava tão fácil que, quanto a contagem já estava nos 9 x 0, Orlando entrou no gol e Félix, em vez de sair do campo, pediu para jogar no ataque. Pois na primeira jogada, Almir cruzou da direita e Félix, mais do que depressa, entrou na área e acabou se tornando o autor do décimo gol. Foi uma das maiores goleadas da história do clube paulistano: 12 x 1.
............................................................................Jp

@ CLUBES E SEUS ESCUDOS








TRINDADE-GO
GUARANI-CE
GALICIA-BA
TREN-AP
COLECIONE.....................................................Jp

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

@ FUTEBOL SUL-AMERICANO

Inter supera Estudiantes em final dramática e vence a Sul-Americana

O Internacional é campeão da Copa Sul-Americana. Superou o Estudiantes de La Plata com um empate conseguido na prorrogação, 1 a 1, depois de uma derrota por 1 a 0 no tempo normal. A partida foi disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio completamente lotado. O empate serviu porque no primeiro confronto o Inter vencera na Argentina por 1 a 0.
Logo após a dramática decisão, o meia D'Alessandro, que é argentino e foi campeão em cima de seus conterrâneos, chorou e disse "agradeço ao Inter por este grande momento". Em seguida, foi abraçado pelo técnico Tite, que em conseqüência da conquista deverá renovar contrato com o clube, "Mas não é hora de falar disso", disse o treinador, em meio ao tumulto da vitória.O Inter é o primeiro representante do Brasil a ganhar a Copa Sul-Americana e, com esse novo troféu, possui agora todos os títulos oficiais possíveis, incluindo na relação, além das competições nacionais - campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Copa do Brasil - uma Libertadores da América, uma Recopa e um Mundial.

O JOGO

PRIMEIRO TEMPO
5min - Ótima troca de passes, em lance começado por Marcão, e já dentro da grande área D'Alessandro recebe e manda o chute, mas a bola sai à direita da meta argentina.
30min - Após cobrança de falta lateral, a bola vai na área e Nilmar, de costas, cabeceia e acerta a trave. O árbitro anula o lance que levantara a torcida, marcando impedimento.
32min - Falta frontal a favor do Estudiantes. A bola é levantada por Benitez e Boselli cabeceia mandando para a rede, mas o assistente anula o lance marcando impedimento.
42min - Triangulação entre Alex, Nilmar e D'Alessandro. A bola acaba sobrando para Andrezinho que vinha de trás, e o chute sai forte, mas o goleiro Andújar salva para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
15seg - A bola sai do centro e Nilmar arranca pela esquerda, dando o passe a Andrezinho, que manda de pé direito, fazendo a bola acertar a rede, mas pelo lado de fora, à direita da meta.
20min - GOL DO ESTUDIANTES!Falta cobrada da ponta esquerda. A bola é levantada no segundo pau e encontra Alayes, que bate de primeira, pé direito, e manda para a rede.
44min - Verón inverte bola da esquerda para a direita e descobre Angeleri livre. Esse manda a bomba, mas a bola sai à direita da meta do goleiro Lauro.
Prorrogação/8min do 2º tempo -GOL DO INTER!!!!!Após escanteio o goleiro faz defesa espetacular e Gustavo Nery manda novamente para a pequena área e Nilmar empurra para a rede fazendo o gol salvador.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

@ ESPECIAL

Mídia portuguesa classifica prêmio de C. Ronaldo como "fantástico"

( Cristiano Ronaldo, o melhor do Mundo)

Mais do que esperada premiação de Cristiano Ronaldo pela revista France Football foi comemorada pelos jornais portugueses nesta terça-feira. Vencedor da Liga dos Campeões da Europa na última temporada, Cristiano Ronaldo desbancou com facilidade vários craques na eleição e o feito, classificado como fantástico pela mídia de seu país, teve grande repercussão.
O jornal Record usou as próprias palavras do jogador para definir a premiação de Cristiano Ronaldo. "Incrível, fantástico", começa o texto, que traz declarações do jogador após a confirmação da revista francesa. O diário também publica uma entrevista com o meia-atacante, que afirma que o troféu não mudará o seu estilo dentro e fora do campo."Continuarei a ser o mesmo de sempre. Quem me conhece e vive comigo sabe que se trata de sonho tornado realizado", disse o jogador do Manchester United. "Tenho só 23 anos e é incrível, porque comecei a minha carreira profissional apenas há alguns anos. Mas é fantástico, tal como o fato de que outros grandes nomes estavam na lista este ano", completou.O jornal A Bola deu destaque ao fato de o português ter sido citado por todos os 96 jurados ouvidos pela France Footbal. A publicação também lembra dos outros jogadores portugueses que já haviam recebido o prêmio, como Eusébio e Figo.O Diário de Notícias também eleva Cristiano Ronaldo como um dos maiores na história do futebol do país. Após conquistar a Bota de Ouro e a Bola de Ouro, o jornal questiona se a Fifa irá colocá-lo em um patamar que somente o 'Ronaldo brasileiro' conseguiu chegar, em 1997."Cristiano Ronaldo pode agora conseguir um feito à altura apenas de 'Ronaldos': o brasileiro, conhecido como o fenômeno, ganhou estes dois troféus e ainda o prêmio da Fifa como melhor do mundo, em 1997, sendo o único a conseguir juntar os três galardões em uma só época".
..........................................................................Jp

@ CRAQUES DO PASSADO

Beckenbauer
Nome: Franz Beckenbauer
Posição: Líbero
Nascimento: 11/09/1945
Local de nascimento: Munique -
Peso: 77
Estréia: Em 1964, pelo Bayern de Munique
Carreira
Bayern de Munique: 1964 - 1977
Cosmos: 1977 - 1979
Hamburgo: 1980 - 1982
Cosmos: 1982 - 1982

O Imperador da Alemanha
Desde a infância, Franz Beckenbauer foi predestinado a mudar o futebol da Alemanha. Ganhou todos os títulos possíveis pelo Bayern de Munique e duas Copas do Mundo -como jogador (1974) e técnico (1990), um feito inédito para um europeu.E quando todos pensavam que o antigo gênio da bola havia se transformado em um cartola comum, driblou o favoritismo e conseguiu levar a Copa de 2006 para território alemão.O jogador genial começou a despertar cedo em Beckenbauer. Logo aos 19 anos, ele ganhava a camisa de titular do até então pouco expressivo Bayern de Munique. Aos 22, já era o capitão -função, aliás, que exerceu por muito tempo na Seleção da Alemanha. Beckenbauer fez a torcida do Bayern e da própria Alemanha conhecer o melhor do futebol. Por seu clube, foi cinco vezes campeão da Bundesliga (o Campeonato Alemão) e ganhou quatro copas da Alemanha, além de títulos europeus e mundial.A liderança deu a Beckenbauer o apelido de Kaiser, que em alemão significa imperador. Fez o que quis com a bola nos pés. Encantou a Europa com seus lançamentos precisos, chutes fortes e posicionamento irreparável. Como perfeito líbero, atacava e defendia com a mesma eficiência. Um jogador completo, o melhor que a Alemanha já teve.Sem mais o que ganhar no futebol europeu (foi eleito duas vezes o Melhor Jogador da Europa, em 1972 e 1976), seguiu a trilha de Pelé. Atuou por três anos no Cosmos, dos Estados Unidos. Retornou a seu país na esperança de ser convocado para a Copa de 1982. Grande estrela do Hamburgo, esperou em vão. Sem a nova chance, o melhor era encerrar a carreira no Cosmos, como fez Pelé.Chuteiras penduradas, foi a vez de se arriscar como treinador. Chegou à seleção. Em sua primeira Copa, em 1986, um vice-campeonato. O título viria no Mundial seguinte, em 90. Como já não havia mais o que fazer como técnico, passou a ocupar cargos burocratas no Bayern de Munique até chegar à presidência do clube.Principal responsável pela campanha alemã para organizar a Copa de 2006, Beckenbauer conseguiu driblar todas as dificuldades e ficar com o grande prêmio. A África do Sul era considerada a favorita, principalmente depois que o Brasil abriu mão de sua candidatura para apoiar os africanos. No dia da escolha, porém, surgiu Beckenbauer pelo caminho. Com seu prestígio e um lobby extremamente eficiente, ajudou a Alemanha a abrigar mais um Mundial.
........................................................................Jp