quinta-feira, 22 de julho de 2010

@ CURIOSIDADES

E TUDO COMEÇOU EM 1971

O primeiro Campeonato Brasileiro foi disputado em 1971. O campeão foi o Atlético Mineiro, treinado por Telê Santana e com Dario, o Dada Maravilha, no ataque. Antes foram organizados vários torneios, como a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Torneio Rio-São Paulo e o Torneio Nacional de Clubes. Faltava, porém, integrar todo país numa mesma competição. E foi com a criação do Brasileirão, como é popularmente conhecido pelos torcedores, que essa missão foi cumprida.
Não foi fácil, porém, fazer o Brasileirão ser entendido pelos torcedores. A cada ano, a fórmula era alterada. Houve temporadas em que o regulamento tinha de ser estudado, tão grande eram as complicações, com chaves, grupos, cruzamentos... E raramente o número de clubes por disputa também era o mesmo. Variou entre apenas 16 (em 1987 na Copa União que foi dividida em dois módulos, com 16 clubes cada) a exaustivos 94 (em 1979).
Mudaram o sistema, a quantidade e o nome do Brasileirão. Ele já se chamou Campeonato Nacional, Copa do Brasil, Copa União, Copa João havelange... Hoje, porém, tudo ficou mais fácil. Desde 2003, o Campeonato Brasileiro é disputado num mesmo sistema. Pontos corridos, como na Europa, com jogos de ida e volta. O clube que somar o maior número de pontos é o campeão.
Simples. O torcedor entende. Mas ainda ha os saudosos dos mata-matas decisivos de tempos recentes. Porém, já começaram a se acostumar. Já se adaptaram também ao atual número de clubes, quase uniforme. Em 2003, foram 24; em 2005, 22. E, a partir de 2006, 20 clubes.

Os embriões do Campeonato BrasileiroO Torneio Nacional de Clubes, assim como o Torneio Rio-São Paulo e o Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão", foi uma das primeiras experiências de campeonatos a nível interestadual. Foi disputado, oficialmente, em duas ocasiões. Em 1920 foi organizado pela CBD (atual CBF), e teve como campeão o extinto CA Paulistano, de São Paulo. Na segunda edição, disputada em 1937, o campeão foi o Atlético Mineiro.
Mas Pode-se dizer que a Taça Brasil foi o embrião do atual Campeonato Brasileiro. Incluída no calendário nacional em 1959, foi a primeira competição que envolvia clubes de quase todo o país e era disputada pelos campeões estaduais em jogos eliminatórios. As exceções eram os clubes do Rio de janeiro e São paulo, que só entravam a partir das semifinais.
O Torneio Roberto Gomes Pedrosa dava o nome ao Torneio Rio São-Paulo. Em 1967, o Torneio Rio-São Paulo (que era, oficialmente, chamado de Roberto Gomes Pedrosa) foi turbinado com a participação de clubes gaúchos, mineiros e paranaenses. Mais tarde, foi a vez de clubes de Pernambuco e Bahia serem convidados a participarem da competição. Aí, com o torneio bem mais encorpado, mídia e torcedores passaram a chamá-lo de "Robertão". A disputa aconteceu entre 1967 e 1970, ano em que passou a ser conhecido como Taça de Prata.
LEIA MAIS:http://www.campeoesdofutebol.com.br/brasileiro_historia.html

Nenhum comentário: