sábado, 23 de maio de 2009

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

VICENTE CALDERON
Nome: Vicente Calderón
Local: Madrid - Espanha
Inauguração: 02 de Outubro de 1966
Proprietário: Atlético de Madrid
Capacidade Atual: 54.851
Primeira Partida: Atlético de Madrid x Valencia Club de Fútbol
Primeiro gol: Luis Aragonés aos 19 minutos



O Estádio Vicente Calderón fica localizado no bairro de Arganzuela, às margens do Rio Manazanares, na cidade de Madri, capital da Espanha e pertence ao Atlético de Madrid, tendo sido fundado em 2 de Outubro de 1966, no empate de 1 a 1 entre o Atlético e o Valencia Club de Fútbol com o nome de Estadio Manzanares . Luis Aragonés, do Atlético, de cabeça, fez o primeiro gol deste estádio aos 19 minutos do primeiro tempo.
Este estádio foi o primeiro estádio europeu a ter todos os seus lugares cobertos por assentos, já na época de sua inauguração, o que o qualifcou como sede de diversos jogos internacionais importantes, inclusive da Copa do Mundo de 1982.
Em 14 de Julho de 1971 adotou o nome de Vicente Calderón em homenagem há seu presidente de então, responsável direto pela construção deste estádio .
Sua capacidade já foi de 70.000 expectadores, hoje reduzida para 54.851 a fim de aumentar o conforto e a segurança deste estádio, que em 2003 recebeu a qualificação como cinco estrelas pela UEFA .
.................................................................Jp

Nenhum comentário: