terça-feira, 27 de outubro de 2009

@ CRAQUES DE HOJE

DAVID VILLA
Nome completo: David Villa Sánchez
Data de nasc.: 3 de Dezembro de 1981(3-12-1981) (27 anos)
Local de nasc.: Langreo,
Espanha
Altura: 1,75 m

David Villa, que é considerado pela imprensa espanhola o sucessor de Raúl na Seleção, em 2008 na primeira competição em dez anos sem o atacante do Real Madrid, sagrou-se campeão europeucom a Espanha, terminando como artilheiro do torneio, ganhando a Chuteira de Ouro e sendo eleito para a Seleção do torneio. No fim do ano, ficou em sétimo na disputa pelo prêmio da Bola de Ouro, da revista France Footbal e, em nono como o melhor jogador do ano pela FIFA.
Possuidor de uma grande técnica, combinada com sua grande velocidade, fazem de Villa um finalizador nato. Disputou sua primeira temporada como profissional em 2000-01, pelo Sporting de Gijón, então na Segunda Divisão. Ficou em Gijón por três temporadas, até ser contratado pelo Real Zaragoza após marcar quarenta e três gols em oitenta e cinco jogos.
Villa chegou a Saragoça por aproximandamente três milhões de euros, devido à crise vivida pelo Sportig e pela chegada do croata Mate Bilić para seu lugar. Permaneceu por duas temporadas no clube, onde conquistou seus primeiros títulos (uma Copa e uma Supercopa da Espanha), até se transferir para o Valencia, por doze milhões de euros.
Em sua primeira temporada pelo Valencia, Villa sagrou-se vice-artilheiro da La Liga com vinte e cinco gols, ficando atrás de Samuel Eto'o. Nas duas temporadas seguintes, Villa não teve o mesmo desempenho no campeonato que sua primeira, mas mesmo assim, terminando como artilheiro do clube.
Na temporada 2008-09, Villa voltou a brigar pela artilharia do espanhol, mas nas rodadas finais acabou perdendo o rendimento e terminou em terceiro, com vinte e oito gols, sendo que, o vigésimo sexto (que aconteceu contra o Athletic Bilbao), foi o seu centésimo pelo Valencia.
Em 2 de dezembro de 2008, após ser um dos responsáveis pela conquista da Eurocopa pela Espanha, Villa ficou em sétimo na disputa pelo prêmio da Bola de Ouro, da revista francesa France Football e, em 12 de janeiro de 2009, foi anunciado como o nono melhor jogador do ano de 2008 pela FIFA.
.....................................................Jp

Nenhum comentário: