domingo, 4 de outubro de 2009

@ CRAQUES DE HOJE

DIEGO
Nome completo: Diego Ribas da Cunha
Data de nasc.: 28 de fevereiro de 1985 (24 anos)
Local de nasc.: Ribeirão Preto (SP), Brasil
Altura: 1,75 m
Clube atual: Juventus
Posição: Meio-campo


Em 2001, Diego foi promovido ao elenco profissional do Santos, pelo técnico Celso Roth e dando continuidade, após sua saída, com o técnico Émerson Leão. A reformulação no time principal prestigiava as pratas da casa, e, de todas elas, a mais reluzente era o meia de Ribeirão Preto. E, logo que participou de seu primeiro campeonato como profissional, Diego faturou o troféu de Campeão Brasileiro. Em apenas 27 partidas o líder da equipe marcou 10 gols. O menino formado na Vila Belmiro começava a encantar.
No ano seguinte, o camisa 10 santista teria novos desafios e decerto passaria a sofrer maior carga de cobrança. Afinal de contas, já ostentava, aos dezessete anos, um título nacional. Jogando a Libertadores, Diego colaborou para que a equipe da Vila Belmiro chegasse à final ao anotar quatro gols em 14 jogos, além de dar aos companheiros inúmeras assistências, as quais lhe renderam o prêmio de jogador mais criativo da competição.
Em 2004, Diego participou novamente de uma edição da Libertadores. Marcou quatro gols em nove jogos e ajudou o Santos a atingir as quartas-de-final. No Campeonato Brasileiro, sob orientação do técnico Vanderlei Luxemburgo, foi elevado ao posto de capitão da equipe. Disputou nove jogos e balançou as redes em quatro oportunidades antes de, em agosto, transferir-se para o Porto, de Portugl
Ainda em 2004, Diego disputou a partida que definiu o Mundial de Clubes, que reuniu o campeão europeu, o Porto, e o campeão da América do Sul representado pelo Once Caldas, da Colômbia, sagrando-se Campeão pelo Mundial Interclubes. No Campeonato Português, o meia ajudou ao clube conquistar o vice-campeonato em 2005 e torna-se campeão em 2006. Neste mesmo ano, Diego foi homenageado pelo clube que o revelou, o Santos, inaugurando o CT Meninos da Vila, destinado às categorias de base. Um dos dois campos de treinamento recebeu seu nome.
Em sua primeira temporada no Werder Bremen, Diego mostrou a que veio. Foi campeão da Copa da Liga Alemã, ganhou o título de melhor jogador do primeiro turno e melhor jogador da Bundesliga da temporada 2006/2007.
Após duas temporadas de muita especulação, em 26 de maio de 2009, a Juventus anunciou a sua contratação por cinco temporadas, em vigor a partir de 1 de julho de 2009.
........................................................Jp

Nenhum comentário: