domingo, 15 de novembro de 2009

@ CLUBES DO MUNDO

BARCELONA
Nome: Futbol Club Barcelona
Alcunhas: BarçaLa BlaugranaCulers or CulésBlaugranes
Fundação: 29 de novembro de 1899 (109 anos)
Estádio: Camp Nou
Capacidade: 98,772
Localização: Barcelona, Espanha

O Futbol Club Barcelona é um clube poli-desportivo da cidade de Barcelona, Catalunha, Espanha. Hoje, o Barcelona tem em seu elenco um grupo de grandes estrelas, como as duas grandes revelações Lionel Mesi e Bojan Krkić, o brasileiro Daniel Alves, o sueco Zlatan Ibrahimovic, o catalão Xavi e o francês Thierry Henry, dentre outros. Além disso, o Barcelona tem uma grande categoria de base que já revelou Víctor Valds, Puyol, Xavi, Fàbregas e Iniesta.
O Barça, como é conhecido popularmente, e seu rival de longa data, o Real Madrid, são os mais representativos clubes da Espanha. Os torcedores do clube catalão são conhecidos como culés. É o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o triplete, Liga dos Campeões, Copa do Rei e a La Liga.
Em 22 de outubro de 1899, Joan Gamper colocou um anúncio no Los Deportes declarando o seu desejo de formar um clube de futebol. Uma resposta positiva resultou em uma reunião no Gimnasio Solé, em 29 de novembro. Onze jogadores participaram, Walter Wild, Lluís d'osso, Bartomeu Terradas, Otto Kunzle, Otto Maier, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Pujol, Josep Llobet, John Parsons e William Parsons. Como resultado, o Foot-Ball Club Barcelona nasceu. Vários outros clubes de futebol espanhol, mais notadamente o Real Madrid e o Athletic de Bilbao também tiveram fundadores britânicos, e como resultado eles inicialmente adoptaram o estilo de nome em inglês.
Diz a lenda que Gamper ao escolher as cores do clube, azul-grená, inspirou-se no escudo do FC Basel. No entanto, outros clubes suíços em que Gamper jogou, no seu cantão de nascimento, Zurique, e Merchant Taylors' School, em Crosby, Inglaterra têm sido creditados por terem sido a inspiração.
O Barcelona rapidamente emergiu como um dos principais clubes da Espanha, disputando o Campeonato da Catalunha e a Copa do Rei. Em 1902, o clube ganhou seu primeiro troféu, a Copa Macaya, e também disputou sua primeira final de Copa do Rei, perdendo de 2 a 1 para o Bizcaya
.............................................Jp

Nenhum comentário: