segunda-feira, 2 de novembro de 2009

@ CRAQUES DE HOJE

GILARDINO (DINO)
Nome completo: Alberto Gilardino
Data de nasc.: 5 de Julho de 1982(5-07-1982) (27 anos)
Local de nasc.: Biella, Itália
Altura: 1,84 m
Peso: 76 kg
Clube atual: Fiorentina
Número: 11
Posição: Atacante

Gilardino iniciou sua carreira no Piacenza, estreando profissionalmente com apenas dezessete anos, contra o Milan, em 6 de janeiro de 2000. Nessa temporada, disputou dezessete partidas, marcando três gols. Apesar disso, não teve como evitar o rebaixamento da equipe.
Gila, como é conhecido pela imprensa italiana e internacional, acabou se transferindo para o Verona, onde permaneceu por duas temporadas, marcando seis gols em quarenta e uma
partidas.
Por conta de seu bom desempenho no Verona, apesar do baixo número de gols, foi contratado pelo Parma, a pedido de Cesare Prandelli, que o treinou nos Gialloblu. Em sua primeira temporada, acabou marcando apenas cinco gols em vinte e seis partidas. Na segunda temporada, Gilardino "engrenou", sendo o destaque da equipe ao lado do brasileiro Adriano, marcando vinte e seis gols em quarenta partidas. Pela Serie A, com seus vinte e três gols, acabou com a vice-artilharia. Por conta do seu desempenho, a diretoria do Parma acabou renovando seu contrato até junho de 2007. Na temporada seguinte, acabou repetindo o feito pela Serie A, sendo novamento vice-artilheiro
Seu desempenho no Parma acabou chamando a atenção dos grandes clubes europeus. Então, em 15 de julho de 2005, acabou se transferindo para o Milan, que pagou vinte e quatro milhões de euros pelo seu passe. Em sua primeira temporada, não teve o mesmo desempenho do Parma, mas o suficiente para impresionar, por ser sua primeira temporada no clube. Apesar de não conseguir destaque nas partidas europeias, Gilardino foi um dos resposáveis pela vitória por 3 a 0 sobre o Manchester United nas semifinais da Liga dos Campeões.Na final, acabou sendo reserva, entrando nos dois minutos finais, substituindo Filippo Inzagi (autor dos gols do título). No nacional, marcou apenas doze gols, mas sendo o artilheiro da equipe.
Após muitas especulações por conta de uma transferência, devido a não ser mais títular da equipe do Milan e desempenhar o seu brilhante futebol da época do Parma, em 25 de maio de 2008, o diretor esportivo da Fiorentina, Pantaleo Corvino, acabou anunciando a contratação do atacante, sendo três dias depois, confirmado oficialmente. A Viola pagou quinze milhões de euros, firmando um contrato de cinco anos. Sua estreia na Serie A, aconteceu contra a Juventus de Turim, onde também marcou seu primeiro tento no campeonato, mas não impediu o empate em 1 a 1. Apesar de não se destacar nas partidas europeias pelo Milan, na Fiorentina conseguiu. Na fase de grupos, marcou dois tentos contra o Lyon, mas o clube francês acabou reagindo e empatando (2 a 2). Ainda marcou mais três tentos na Liga, sendo um na pré-Liga. Na Serie A, anotou dezenove gols, sendo vinte e cinco no total pelo clube. Com isso, além de virar ídolo da torcida de Florença, foi um dos principais marcadores da temporada.
TITULOS
MILAN
Liga dos Campeões da UEFA: 2007
Supercopa Européia: 2007
Mundial de Clubes da FIFA: 2007
SELEÇÃO ITALIANA
Campeonato Europeu Sub-21: 2004
Bronze Olímpico: 2004
Copa do Mundo: 2006
INDIVIDUAL
Artilheiro do Campeonato Europeu Sub-21: 2004 (4 gols)
Melhor Jogador Jovem da Serie A: 2004
Melhor Jogador da Serie A: 2005
Futebolista Italiano do Ano: 2005

Nenhum comentário: