sábado, 5 de dezembro de 2009

@ CLUBES DO MUNDO


CEARA SPORTING CLUB
Nome: Ceará Sporting Club
Alcunhas: Vovô, O Mais Querido,GloriosoAlvinegro de Porangabussu,Time do povo
Torcedor: Alvinegro
Mascote: Vovô
Fundação: 2 de junho de 1914 (95 anos)
Estádio: Vovozão
Capacidade: 3 000 pessoas
Mando de jogo em; Castelão ou PV
Presidente: Evandro Leitão


O Ceará Sporting Club é um clube de futebol brasileiro. Sua sede situa-se em Fortaleza, CE. Seu mascote é o "Vovô" e seu estádio oficial é o Carlos de Alencar Pinto, apelidado pela torcida como Vovozão, com capacidade para 3 000 pessoas. O alvinegro, porém, manda os seus jogos no Estádio Castelão, do Governo do estado do Ceará (capacidade de 58 400 e no Estádio Presidente Vargas, estádio da Prefeitura de Fortaleza (capacidade de 22 000 pessoas).
O Ceará é o clube cearense melhor colocado no Ranking da CBF, ocupando o 25.º lugar geral, com 965 pontos, além de ostentar a melhor classificação de um clube cearense em um Campeonato Brasileiro da Série A, quando foi sétimo colocado em 1985. O clube também é dono da maior sequência de títulos do Campeonato Cearense, sendo Pentacampeão entre 1915 e 1919. O alvinegro é o clube de maior torcida do estado do Ceará. Também há números expressivos de torcedores alvinegros no Rio Grande do Norte, no Pará e no Distrito Federl.

O ano do surgimento
Em 1914 a capital do estado possuía uma população de 70 mil habitantes em processo de urbanização. O centro da cidade restringia-se às avenidas Duque de Caxias e Dom Manoel, as casas de veraneio se localizavam na Praia do Peixe e Vila Morena, atual Praia de Iracema.
A época era marcada pelos estabelecimentos que levavam nomes franceses, tais como Ville Hotel de France, Confeitaria Art-Noveau e Pharmácia Pasteur. Os bondes puxados por animais davam lugar aos bondes de tração elétrica, erguiam-se solares, palacetes e sobrados, onde residiam os ricos e requintes da sociedade, tudo por influência da Belle Époque. O foot-ball era cada vez mais praticado pelos bons moços da sociedade.
O Ceará Sporting Club foi fundando em 2 de junho de 1914. Caminhando pelo centro de Fortaleza, Luis Esteves Junior e Pedro Freire conversavam sobre diversos assuntos, principalmente sobre política internacional. Após chutar uma pedra no meio do caminho, começaram a falar sobre futebol, surgindo a idéia de fundar um clube. Ao encontrar colegas no Café Art Nouveau, na Praça do Ferreira, a idéia da dupla foi se concretizando. Ainda no mesmo dia, a turma se reuniu na residência de Luís Esteves. As 22 pessoas (há quem fale em 18 e em 24) escolheram o nome do clube como Rio Branco Football Club, com camisas de cor lilás e calções brancos, semelhantes ao uniforme da atual Fiorentina, da Itália (que seria fundada em 1926 e cujas vestimentas, portanto, não influenciaram as cores do time cearense). Gilberto Gurgel, comerciante da Praça do Ferreira, foi eleito o primeiro presidente e promoveu-se uma coleta entre os associados, visando a arrecadar fundos para comprar uma bola oficial número 5. Foram arrecadados cerca de 22 mil réis, uma quantia razoável e que mostra a boa condição social dos fundadores do clube.
Numa outra reunião, exatamente um ano depois, foi escolhido mudar o nome do time para Ceará Sporting Club e, devido a dificuldade de se obter camisas na cor lilás, mudou-se as cores do uniforme para preto e branco.
Não se sabe bem o porquê da escolha do nome Rio Branco. Provavelmente uma homenagem ao Famoso Diplomata brasileiro Barão do Rio Branco, falecido em 1912. O nome reflete, contudo, a dureza, as dificuldades da época e as esperanças de um futuro melhor; queria-se um Rio Branco de águas limpas, transparentes para se banhar e aproveitar o vento e o sol. O nome Ceará relaciona-se a um aumento do regionalismo, uma conseqüente desilusão da Belle Époque, advinda com a Primeira Guerra Mundial. As cores alvinegras evidenciavam igualmente o momento: o branco da paz, a que homens almejavam naquele instante de guerra, mais ainda. Quanto ao preto, há uma significância toda espcial: sabe-se que tal cor, por séculos associada ao luto e a morte, foi transformada pela nobreza absolutista da idade moderna e sobretudo pelas elites num tom solene de elegância, gala, luxo, força, poderio e aristocracia. Assim foram misturados no Ceará Sporting Club o poder, a nobreza e a ternura.
...................................................Jp

Nenhum comentário: