sexta-feira, 2 de abril de 2010

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

EMIRATES STADIUM
Nome Emirates Stadium
Local Holloway, Islington, Londres N5 1BU, Inglaterra
Construção 2006
Inauguração 22 de julho de 2006
Remodelado Não disponível
Expandido Não disponível
Fechado Não disponível
Demolido Não disponível
Proprietário Arsenal
Administrador Arsenal
Custo de construção £430 milhões
O Arsenal começou a desenvolver um estádio maior que o Highbury, que tinha capacidade para 38.419 pessoas (o menor de quase todos os clubes europeus de grande expressão), durante a última parte da década de 1990. Considerando-se que havia pouco espaço para expansão do Highbury, já que ficava localizado ao lado de uma via pública e de edifícios, o principal projeto do clube era a construção de um novo estádio.
O Arsenal tinha uma lista de espera de sócios que havia sido encerrada há algum tempo, com mais de 20.000 membros, e estava perdendo uma grande receita potencial. No entanto, encontrar um local para um novo estádio em Londres foi extremamente difícil.
O clube estava disposto a considerar a localização, perto da auto-estrada M25, se necessário, mas tinha uma forte preferência por um local no bairro londrino de Islington, perto de Highbury. Em uma fase que havia considerado o deslocamento ao Estádio de Wembley (lá o Arsenal havia mandado os jogos da Liga dos Campeões durante a temporadas 1998/99 e 1999/00), mas no final retirou essa possibilidade dos planos. Houve grandes especulações de que o Arsenal e Tottenham (seu maior rival) passariam a jogador no novo estádio de Wembley, quando este foi concluído, apesar de que o Arsenal já estava bastante avançado no projeto do então Ashburton Grove nesta época.
O estádio foi inaugurado em 22 de julho de 2006 e tem uma capacidade de 60.432 espectadores sentados, tornando-se o quinto maior estádio de futebol no Reino Unido, e o segundo maior estádio da Premier League, atrás apenas do Old Trafford. É também o terceiro maior estádio de Londres, depois de Wembley e Twickenham, que sedia partidas de rugby.
Na data da inauguração, o então camisa 10 do clube e ídolo da torcida, o holandês Dennis Bergkamp, encerrou sua brilhante carreira de jogador de futebol, num jogo contra o Ajax, clube que o revelou. O jogo marcou a inauguração do estádio, e o placar terminou em 2-1 para o Arsenal. O primeiro gol do estádio foi marcado por Klaas Jan Huntelaar, do Ajax.
A inauguração oficial ocorreu em 26 de outubro de 2006, pelo Príncipe Philip, duque de Edimburgo. Havia sido previsto que a Rainha Elizabeth II iria inaugurar oficialmente o estádio, mas a rainha sofreu uma lesão nas costas e não pôde comparecer neste dia.

Nenhum comentário: