sábado, 29 de maio de 2010

@ CLASSICOS DO BRASIL E DO MUNDO

BARCELONA X REAL MADRID
Estatísticas gerais em partidas oficiais
Número de partidas: 207
Vitórias do FC Barcelona: 79
Vitórias do Real Madrid CF: 85
Empates: 43

A HISTORIA
primeira partida entre FC Barcelona e Real Madrid CF, foi disputada no dia 13 de Maio de 1902 pelas semi-finais da antiga Copa de la Coronación, precedente da atual Copa do Rei e o Barcelona venceu este jogo por 3 a 1.
Luis Enrique, dos jogadores que passaram pelos dois clubes, foi quem mais jogou clássicos, com 22 partidas, sendo treze com a camisa do Barcelona e nove com a do Real Madrid. Ao todo, trinta e três futebolistas jogaram nos rivais, sendo vinte e dois deles após a "traição" de Di Stéfano, que a amplificou. Destes 22, onze em transferências diretas

OS QUATROS MAIORES CONFRONTOS DA HISTORIA
Real Madrid 2 x 6 Barcelona - 2009
O Real Madrid tentava se aproximar do Barcelona na liderança do Campeonato Espanhol, e uma vitória em casa sobre os arquirrivais reduziria a diferença para um ponto ao final da 34ª rodada. Mas o time azul-grená humilhou os adversários: fez seis gols no Santiago Bernabéu, com dois de Thierry Henry, outros dois de Lionel Messi, um de Carles Puyol e um de Gerard Piqué. O placar praticamente definiu a Liga, uma vez que os catalães abriram sete pontos de frente, restando quatro jogos para o fim da competição.
Real Madrid 0 x 3 Barcelona - 2005
Ronaldinho Gaúcho atravessava uma das melhores e mais inspiradas fases de sua carreira no primeiro turno do Espanhol de 2005/06 e comprovou tal momento na casa do Real Madrid. O camisa 10 fez dois gols e viu a torcida adversária em Madri se render ao seu talento: os fãs merengues ficaram de pé e aplaudiram o brasileiro ex-Grêmio. Semanas depois do clássico, Ronaldinho venceu a eleição de melhor jogador do mundo de acordo com a Fifa pela 2ª - e por enquanto última - vez, repetindo o prêmio de 2004.
Barcelona 0 x 2 Real Madrid - 2002
Com gols de Zinedine Zidane e Steve McManaman em abril de 2002, o Real Madrid venceu o Barça no Camp Nou pela primeira vez em 19 anos e, além disso, saiu na frente no confronto das semifinais da Liga dos Campeões. O triunfo por dois gols na Catalunha foi crucial para os Merengues, que na volta, em casa, asseguraram vaga na decisão com um simples empate. Depois do triunfo, o time então dirigido pelo técnico Vicente del Bosque se sagrou campeão europeu ao vencer o Bayer Leverkusen.
Barcelona 0 x 0 Real Madrid - 2002
Os catalães não perdoaram Luís Figo por se transferir para o Real Madrid em 2000, mas a ira dos grenás da Catalunha ficou evidente em um clássico no dois anos depois, em novembro de 2002. No empate sem gols pelo Espanhol daquele ano, sempre que o português chegava próximo das arquibancadas para cobrar laterais ou escanteios, recebia uma 'chuva' de objetos. Garrafas, telefones celulares e até uma cabeça de porco foram jogados no gramado pela torcida do Barcelona durante toda a partida.

Nenhum comentário: