sábado, 22 de maio de 2010

@ ESPECIAL

A TRIPLICE COROA E ITALIANA
O terceiro título da Inter – venceu também em 1963/1964 e 1964/1965 – encerra um jejum de 45 anos no principal torneio interclubes europeu. Além do troféu continental, os italianos garantem vaga no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado no fim deste ano em Dubai (Emirados Árabes).
A campanha da Inter rumo ao título começou com o segundo lugar do grupo F, com duas vitórias, três empates e uma derrota. Nas oitavas de final, os italianos eliminaram o Chelsea com triunfos por 2 a 1, em Milão, e 1 a 0, em Londres. Nas quartas, o adversário foi o CSKA Moscow, superado duas vezes pelo placar mínimo. Na semifinal, o resultado agregado da vitória por 3 a 1, em casa, e o revés por 1 a 0, fora, foram suficientes para despachar o favorito Barcelona.
A quarta final da Liga dos Campeões disputada no Santiago Bernabéu começou pontualmente às 15h45 (horário de Brasília). Com a possibilidade de tríplice coroa, as duas equipes adotaram uma postura cautelosa no início da partida. O Bayern de Munique esboçava um domínio, mas a Inter foi para o intervalo em vantagem após encaixar um belo contra-ataque.
Nos 30min iniciais, nenhuma das duas equipes criou uma grande jogada de perigo. Com mais posse de bola, o Bayern viu suas principais jogadas serem criadas dos pés de Arjen Robben. A Inter apostava em seu poderio defensivo para segurar o holandês, Olic e Müller.
O meio-de-campo estava congestionado. Então, Robben tentou jogada pela direita, foi ao fundo, mas Müller desperdiçou na primeira jogada de perigo da partida, aos 10min. Mais equilibrado no jogo, o Bayern tentou furar o bloqueio rival com jogadas aéreas. Em uma delas, os jogadores do time alemão pediram toque de mão do brasileiro Maicon não marcado pela arbitragem.
A Internazionale tentou responder em duas cobranças de falta de Sneijder, ambas defendidas por Butt. Em momento de fragilidade da defesa italiana, Olic e Müller fizeram boa jogada, mas Robben finalizou mal. Aos 34min do primeiro tempo, os comandados de José Mourinho abriram o placar.
Após recuo de bola, o goleiro brasileiro Júlio César despachou, Milito escorou de cabeça para Sneijder. Líder em assistências na Liga dos Campeões, o holandês devolveu para o argentino, que tocou na saída de Butt para marcar.
Aos 43min, Milito fez boa jogada pela esquerda e retribuiu o passe do gol para Sneijder. O holandês bateu de primeira, mas o goleiro alemão salvou. Já nos acréscimos, Van Bommel tentou o empate, mas a bola passou a direita da meta de Júlio César e a Inter segurou o 1 a 0 no primeiro tempo.
Em desvantagem, o Bayern tentou sufocar desde o início da etapa final. Logo no primeiro minuto, Müller obrigou Júlio César a fazer importante defesa. O goleiro brasileiro, aliás, demonstrou a segurança habitual e foi fundamental na conquista do título.
A Inter respondeu na sequência novamente com Milito. O argentino invadiu a área adversária pela esquerda e cruzou para trás para arremate de Pandev e bela intervenção de Butt. Aos 9min, o Bayern desperdiçou nova chance de empate. Em jogada atrapalhada dos brasileiros Lúcio e Maicon, a bola sobrou para Altintop, que chutou para fora.
O Bayern tentou ampliar a pressão, mas parava na defesa compacta da Inter ou em Júlio César. Aos 18min, Müller aproveitou sobra em cobrança de falta, mas Cambiasso tirou de cabeça e impediu a igualdade. Aos 25min, Milito definiu a partida. O argentino recebeu de Eto'o, arrancou, driblou Van Buyten para marcar seu sexto gol na Liga dos Campeões.

BAYERN DE MUNIQUE 0 X 2 INTERNAZIONALE

Bayern de Munique
Butt; Lahm, Van Buyten, Demichelis, Badstuber; Robben, Van Bommel, Schweinsteiger, Altintop (Klose); Olic (Gómez) e Müller
Técnico: Louis van Gaal
Internazionale
Júlio César; Maicon, Samuel, Lúcio, Chivu (Stankovic); Zanetti, Cambiasso, Sneijder; Eto’o, Milito (Materazzi) e Pandev (Muntari)
Técnico: José Mourinho

Data: 22/05/2010, sábado
Local: estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann
Cartões amarelos: Demichelis e Van Bommel (Bayern); Chivu (Inter)
Gols: Milito aos 34min do primeiro tempo e aos 25min do segundo tempo

Nenhum comentário: