sábado, 7 de março de 2009

@ CRAQUES DE HOJE

TOTTI
Nome: Francesco Totti
Data de nasc.: 27 de Setembro de 1976 (32 anos)
Local de nasc.: Roma, Itália
Altura:1,80 m
Peso: 82 kg
Clube atual: Roma
Número: 10
Posição: Meia e Atacante


Francesco Totti (Roma, 27 de setembro de 1976) é um futebolista italiano. Totti jogou toda a sua carreira pela Roma, da qual também é capitão. A única camisa que Totti vestiu além da giallorossa foi a da Seleção Nacional Italiana, da qual é um dos suportes. Armador de jogo, e frequentemente finalizador, pode jogar em diversas posições no ataque, mas é como "trequartista" atrás dos pontas que apresenta sua extraordinária técnica do melhor modo, com passes perfeitos para seus companheiros, ou com disparos potentes e precisos.
Como um benevolente embaixador da UNICEF, Totti lançou dois livros contendo piadas sobre si próprio para arrecadar dinheiro para as crianças carentes, além dos idosos. O Livro foi um bestseller por vários meses.
Totti também tem uma escola de futebol chamada Number Ten (Número Dez), e tem sua própria equipe de Motos, chamada "Totti Top Sport".
Francesco foi nomeado por Pelé como um dos 50 melhores jogadores vivos em Março de 2004.
O ídolo de Totti na infância era o ex-capitão da Roma Giuseppe Giannini, a quem Francesco considera um irmão mais velho; Ele sempre sonhava em simplesmente cumprimentar Giannini, e era um dos seus maiores fãs. Anos depois, Totti teve a oportunidade de jogar ao lado de Giannini com a maglia giallorossa.
Em Dezembro de 2005, Totti anunciou que está 90% certo de sua aposentadoria da Azzurra depois da Copa do Mundo 2006 na Alemanha, justificando que quer estar mais focado na Roma. Porém, vários atletas e o novo técnico, Donadoni, tentarão fazê-lo mudar sua decisão.
Em 19 de Fevereiro de 2006, enquanto estava jogando pelo Campeonato Italiano contra o Empoli F.C, Francesco sofreu uma grave lesão no tornozelo. Ele foi operado no mesmo dia pelo Prof. Mariani, um renomado cirurgião Italiano. Totti retornou da sua lesão em 11 de Maio de 2006 como substituto na derrota da Roma para a Inter de Milão na Coppa Italia.
Em 26 de Junho de 2006, Totti marcou um gol contra a Austrália nas oitavas-de-final da Copa do Mundo 2006, num controverso penalti assinalado nos acréscimos de jogo. Este gol qualificou a Itália para as quartas de final do torneio para jogar contra a Ucrânia.
A Azzurra ganhou a Copa do Mundo 2006. Totti, mesmo sem ritmo de jogo, foi escolhido para a lista dos 23 melhores jogadores do torneio.
Totti foi pai pela segunda vez no dia 13 de maio de 2007 de uma menina, na qual sua filha se chama Chanel, nome dado por Cristian, primeiro filho do craque.
...........................................Jp

Um comentário:

Saulo disse...

O Totti é um jogador completo.