domingo, 20 de setembro de 2009

@ CAMPEÕES DO BRASILEIRÃO

CAMPEÃO BRASILEIRO 1972 (PALMEIRAS)
O segundo Campeonato Brasileiro de Futebol foi disputado em 1972 e foi vencido pelo Palmeiras, na época conhecido como "A Academia".
A preocupação política em envolver um número cada vez maior de clubes fez com que este segundo campeonato contasse com 26 equipes (6 a mais que no ano anterior), sendo incluídos um segundo clube baiano e, pela primeira vez, representantes dos Estados do Amazonas, Pará Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Ainda sem acesso e descenso entre divisões, o campeão da Segunda Divisão foi o Sampaio Correia.

FORMULA DE DISPUTA
Primeira Fase: Quatro chaves, sendo duas de seis clubes e duas de sete clubes, turno único. Classificando os quatro melhor colocados de cada chave.
Segunda Fase: Quatro chaves com quatro clubes em cada, classificando o campeão de cada chave.
Semifinal: Jogos em turno único, dando preferência de empate ao clube com maior pontuação no campeonato. Classificam-se os vencedores de cada jogo.
Final: Jogo único, com o empate favorecendo o clube com maior pontuação durante o campeonato.

A DECISÃO
23 de Dezembro de 1972
Palmeiras 0 X 0Botafogo
Morumbi, São Paulo
Público: 58.287
Árbitro: Agomar Martins
Palmeiras: Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu (Zé Carlos) e Ademir da Guia, Edu (Ronaldo), Leivinha, Madurga e Nei. Técnico: Osvaldo Brandão.
Botafogo: Cao, Valtencir, Brito, Osmar e Marinho Chagas, Carlos Roberto e Nei Conceição; Zequinha, Jairzinho, Fischer e Ademir Vicente (Ferreti). Técnico: Sebastião Leônidas.
Com o empate, o Palmeiras sagrou-se campeão, por ter somado mais pontos durante todo o campeonato (42, contra 33 do Botafogo).
........................................................Jp

Nenhum comentário: