sábado, 12 de setembro de 2009

@ CRAQUES DO PASSADO

DINAMITE, UM DOS MAIORES ARTILHEIROS DO MUNDO E IDOLO ETERNO DO VASCO
Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.Antes de chegar ao Vasco da Gama, Roberto, com doze anos, era conhecido pelo apelido Calu e era o artilheiro do Esporte Clube São Bento. Mais tarde levado ao Vasco da Gama foi uma das revelações das divisões de base onde sua técnica foi aperfeiçoada ao longo do tempo. Pelas categorias de base fez 46 gols em quatro temporadas.
Sua estréia entre os profissionais não foi das melhores. Dinamite entrou no segundo tempo da derrota por 1 a 0 para o Bahia, dia 14 de novembro daquele ano. Classificado para a segunda fase do Brasileiro, apesar da derrota, o Vasco enfrentaria o Atlético-MG e Roberto seria titular. O surgimento do apelido veio no dia anterior à partida. Os jornalistas Eliomário Valente e Aparício Pires, deram a idéia e o Jornal dos Sports apostou e lançou na manchete: "Vasco escala garoto-dinamite".A expectativa da torcida e da mídia era imensa, mas Roberto não foi bem e acabou substituído. No jogo seguinte, contra o Internacional, o Vasco já vencia por 1 a 0 quando Roberto entrou em campo para driblar quatro marcadores e fazer um lindo gol, o seu primeiro como profissional. No dia seguinte, o Jornal dos Sports estampava na manchete: Garoto Dinamite explodiu! Assim, surgia o maior ídolo da história do clube.
Em 1980 foi negociado com o Barcelona da Espanha. Mas ficou pouco tempo, cerca de três meses, retornando ao clube que o consagrou. A volta foi marcada pela histórica partida frente ao Corinthians Paulista, no Maracanã, em jogo válido pelo campeonato brasileiro de 1980. Neste dia, 24 de maio, Roberto fez os cinco gols da partida na vitória vascaína por 5 a 2, diante de um público superior a 107 mil espectadores.Roberto é o maior artilheiro da história do Vasco, com 708 gols, e o que mais vestiu a camisa: foram 1.110 partidas disputadas. O último gol marcado pelo Vasco foi em 26 de outubro de 1992 - Vasco 1 x 0 Goytacaz, em São Januário, pelo campeonato carioca.
Após ser protagonista da conquista do quinto título invicto de campeão carioca pelo Vasco em 1992, Roberto Dinamite, o maior artilheiro do Vasco de todos os tempos, maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols) e do campeonato carioca (com 279), anunciou o encerramento da sua longa e notável carreira. Um jogo de despedida foi programado para a noite de 24 de março de 1993, uma quarta-feira. O adversário convidado foi o clube espanhol Deportivo La Coruña, para onde recentemente havia se transferido o ex-ídolo vascaíno Bebeto. Foi uma partida especial, pois Zico, eterno ídolo da torcida do Flamengo, vestiu a camisa do Vasco. Diante de um público de 28.926 pessoas, Roberto Dinamite se despedia como jogador.

Na política foi eleito Vereador da cidade do Rio de Janeiro em 1992, Deputado Estadual em 1994, e reeleito em 1998, 2002 e 2006.Em 27 de junho de 2008, Roberto Dinamite é eleito presidente do Vasco. Como oposicionista venceu a eleição com 140 votos contra 103 do candidato da situação, Amadeu Pinta da Rocha, apoiado pelo presidente interino Eurico Miranda. O pleito começou por volta das 21h20 da sexta-feira e terminou depois das 2h da madrugada do sábado, na sede náutica do clube, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro.
.......................................................................Jp

Nenhum comentário: