sábado, 12 de setembro de 2009

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

REI PELE

O Estádio Rei Pelé, vulgarmente chamado de Trapichão, foi inaugurado no dia 25 de outubro de 1970 com o jogo amistoso entre Seleção Alagoana e Santos e é utilizado habitualmente pelas equipes alagoanas do CRB e do CSA. Pelé atuou neste jogo e o primeiro gol do Trapichão foi de autoria do santista Douglas. O jogo foi ganho pelo Santos por 5 a 0, com público de 45.865 espectadores, que permanece sendo o recorde de público deste estádio até os dias atuais.


História
O inicio da construção aconteceu no dia 15 de março de 1968 quando do lançamento da pedra fundamental. Estiveram presentes ao evento do vice governador em exercício Sampaio Luz, o calculista da estrutura do estádio Artur Eugênio Jermane. Era o inicio da fase efetiva da construção, precedida pelos trabalhos de sondagens de reconhecimento para as fundações e provas de cargas diretas na camada do solo onde seria executada a referida fundação.
Após os trabalhos de fundações rasas nas sapatas, seguiu-se o serviço até atingir, em tempo recorde, a fase mais difícil de construção da super estrutura pelos setores centrais. Aquilo era um desafio dos técnicos, pois em condições normais, este trabalho seria executado a partir das etapas mais baixas. No entanto, a estrutura ultrapassou a expectativa. Acima de uma vitória técnica, era também, uma marca de advertência a grandiosidade da obra, ainda cedo, já era irreversível. Seria impossível mutilar o projeto.
A cobertura implantada com 42 metros, é uma das maiores do Brasil. Seu vão livre em balanço é o segundo do Brasil no gênero com 26 metros. Nesta cobertura, como nas etapas seguintes, foi usada proteção tipo Freyssinet nos pilares externos para combater provável fissura menos nas colunas, usando-se cabos de 12 fios de cinco milímetros.
Com uma altura máxima a qualquer outro Estádio no Brasil, corresponde a um edifício de sete andares. Uma cobertura totalmente impermeabilizada com pasta asfáltica, entremeada com véu de lã de vidro e filme de polietileno perfurado. Progressivamente como trabalho de implantação da estrutura, foram realizadas obras paralelas de construção de fossas, preparação do terreno e posterior implantação e grameamento do campo, além de serviços dos setores hidráulicos e energéticos. Em pouco tempo o Trapichão tinha formas definidas definitivas e, em trabalho progressivo, ia sendo completado.
O projeto foi do paulista João Kair que faleceu logo depois do inicio da construção. Seu filho, Marcos Kair foi o engenheiro que acompanhou a obra. Entretanto, foi uma equipe técnica, totalmente alagoana, que construiu o Trapichão. Dirigida pelo engenheiro Vinicius Maia Nobre, trabalharam os engenheiros Marcelo Barros (eletricista), Márcio Calado (sanitarista) e mais os engenheiros civis Nayron Barbosa, Marcos Mesquita, Roberto de Paiva Torres e Marcos Cotrim, formaram uma equipe que comandou milhares de anônimos operários. Na parte administrativa da obra estava no comando Carlos Barbosa. Tudo supervisionado pelo superintendente da Fundação Alagoana de Promoções Esportivas (FAPE), Napoleão Barbosa e do chefe de gabinete da Secretaria de Educação e Desporto Padre José Damasceno Lima. Esta equipe se destacou não apenas pela capacidade, mas pelo entusiasmo como que se dedicou durante toda a construção no estádio.
.......................................................Jp

Nenhum comentário: