terça-feira, 25 de março de 2008

Ha 50 anos o Mundo se curvava a Pele e Garrincha


Na Copa da Suécia, o Brasil finalmente superou o trauma de 1950 e se tornou campeão do mundo. Com um futebol ofensivo, a seleção venceu cinco das seis partidas, marcou 16 gols e sofreu apenas quatro.Na estréia, contra a Áustria, a seleção não jogou tão bem, mas mesmo assim conseguiu vencer por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos. Na segunda rodada, o único empate, um 0 a 0 contra a Inglaterra - o primeiro jogo sem gols da história das Copas.
Para a terceira partida, contra a forte equipe da União Sovética, o técnico Vicente Feola resolveu mexer no time, colocando os atacantes Garrincha e Pelé. Dois minutos bastaram para mostrar do que essa equipe era capaz.
A final foi disputada contra a Suécia, dona da casa. O Brasil entrou em campo com o uniforme azul, já que na véspera havia perdido o sorteio. De amarelo, a Suécia achou o seu primeiro gol logo aos 4min. Quatro minutos depois, Vavá empatou. Aos 32min, novamente Vavá virou o placar.
Melhor em campo, o Brasil continuou infernizando a defesa sueca. Pelé marcou o terceiro gol logo no começo do segundo tempo. Zagalo, aos 23min, fez o quarto gol. Simonsson ainda descontou, mas Pelé fez mais um e deu números finais à partida: 5 a 2.

JOGOS DO BRASIL

PRIMEIRA FASE
Brasil 3x0 Austria
Brasil 0x0 Inglaterra
Brasil 2x0 União Sovietica

QUARTAS-DE-FINAL
Brasil 1x0 Pais de Gales

SEMIFINAL
Brasil 5x2 França

FINAL
Brasil 5x2 Suecia
COMENTARIO
Ali em 58 se deu continuidade ao maravilhoso futebol da Seleção de 1950, talves a melhor de todos os tempos...............................................Jpazos

Nenhum comentário: