sábado, 28 de fevereiro de 2009

@ CLUBES DO MUNDO

MILAN
Nome: Associazione Calcio Milan
Alcunhas
Mascote: Diabo
Fundação: 16 de Dezembro de 1899
Estádio: San Siro
Capacidade: 85.000
Presidente
Patrocinador: Bwin
Material Esportivo: Adidas
Liga: Serie A (ITALIA)
Website: ACMilan.com
O Milan foi fundado como um clube de cricket em 1899 pelos britânicos Alfred Edwards e Herbert Kilpin, que vieram de Nottingham. Em honra de suas origens, o clube manteve a ortografia inglesa no nome do clube, em vez de mudar para o italiano Milano (embora ele foi forçado a fazê-lo durante o regime fascista, como Genoa e Inter).
O clube venceu seu primeiro título italiano em 1901, e depois novamente em 1906 e 1907 Em 1908 o clube passou por problemas internos causados por divergências sobre a assinatura de jogadores estrangeiros, o que levou à formação de uma outra equipe na cidade de Milão, a FC Internazionale Milano. Na sequência destes acontecimentos, o Milan não conseguiu ganhar um único título nacional até 1951. Em 1963, o Milan conseguiu seu primeiro título continental, a Copa dos Campeões batendo na final o Benfic, de Portugal. Este feito foi repetido em 1969, e seguido pela Copa Intercontinental.
Após a aposentadoria de Gianni Rivera, o Milan deu início a um período de declínio, durante o qual foi envolvido no escândalo de Totonero em 1980 e rebaixados a Serie B, como punição, pela primeira vez em sua história. O escândalo foi centrado em um sindicato de apostas pagando aos jogadores e funcionários para fixar o resultado dos jogos. O Milan voltou rapidamente para a Serie A, mas regressou à Serie B apenas um ano mais tarde.
Em 1986, o empresário Silvio Berlusconi adquiriu o clube, e, imediatamente investiu muito dinheiro no clube, contratando o treinador Arrigo Sacchi e assinando com um trio neerlandês: Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard. Este foi o começo de uma das mais bem sucedidas equipes, com tal equipe, o clube venceu sete títulos nacionais, cinco troféus da Liga dos Campeões da UEFA, e três Mundiais Interclubes.
Mais recentemente, o Milan, foi acusado de participar do escândalo de arbitragem, onde cinco equipes foram acusados de fixação de jogos pela arbitragem. O clube inicialmente foi punido com a perda de quinze pontos e, consequentemente, não se classificaram para a Liga dos Campeões. Um recurso reduziu a pena para oito pontos, e autorizou a equipe a participar da Liga dos Campeões de 2006-07, a qual foi campeão.
Paolo Maldini,detém atualmente o maior número de partidas de um jogador pela Serie A com mais de 600 jogos e pelo próprio clube com mais de 800 jogos. O maior artilheiro do Milan é o sueco Gunnar Nordahl que, em 268 jogos, conseguiu 221 gols. Andriy Shevchenko está em segundo lugar com mais de cento e setenta gols em aproximadamente trezentos jogos.
O clube também detém o recorde de maior sequência de jogos invictos, iniciando na temporada 1991-92, com um empate em 0 a 0 contra o Parma, no dia 26 de maio de 1991 e terminando com uma irônica derrota em casa de 1 a 0, para o Parma no dia 21 de março de 1993. É a maior sequência do Campeonato Italiano, e a terceira da Europa.
Atualmente, o Milan tem o maior número de títulos internacionais reconhecidos, conquistando tal feito, após bater o Boca Juniors na final do Mundial de Clubes da FIFA em 2007.
...............................................................Jp

Nenhum comentário: