quinta-feira, 27 de novembro de 2008

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

CAMP NOU (Barcelona, Espanha)
Inaugurado em 24 de Setembro de 1957, quando o FC Barcelona abandonou seu antigo Estádio de Les Corts por ser muito pequeno, a primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre FC Barcelona e uma seleção de Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2. No primeiro jogo oficial, válido pela segunda rodada do Campeonato Espanhol de Futebol da temporada 1957-1958, entre FC Barcelona e Real Jaén, com uma vitória de 6 a 1 para o time catalão.
Foi projetado por Francese Mitjans (1909-2006), nascido na cidade de Barcelona. O arquiteto é figura chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 50.
O Camp Nou passou por algumas reformas. Em 1981, o estádio foi ampliado para 150 mil lugares para a Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha. Em 1998, visando obedecer as normas da UEFA, substituiu as áreas onde torcedores ficavam de pé por assentos, diminuindo sua capacidade para os atuais 98 797 lugares.
Camp Nou em Barcelona
O Camp Nou é um dos estádios espanhois catalogados com "Cinco Estrelas" pela UEFA.
No estádio estão localizados a sede social e administrativa do FC Barcelona e o museu do clube. Fora isso, o complexo esportivo conta com um outro estádio, o "Mini Estadi" (com 20 mil lugares), um ginásio multiuso para oito mil pessoas e dormitórios para os jogadores das categorias de base do clube.
Além de ser cenário de todas as partidas locais do time principal do FC Barcelona, o Camp Nou tem sido cenário de diversos eventos, tanto desportivos como sociais e culturais.
O Camp Nou foi um dos estádios espanhóis onde se disputou a fase final da Eurocopa de futebol
de 1964. O Camp Nou recebeu um total de dois jogos: uma partida semifinal e a disputa de terceiro lugar.
..............................................................................................Jp

Nenhum comentário: