domingo, 7 de setembro de 2008

@ CRAQUES DO PASSADO

ENEAS
Nome: Enéas de Camargo
Posição: Atacante
Nascimento: 18/03/1954
Nacionalidade: Brasileira
Local de nascimento: São Paulo - SP
Carreira
Portuguesa: 1971 - 1979
Bologna(ITA): 1980 - 1980
Palmeiras: 1981 - 1982
XV de Piracicaba (SP): 1982 - 1982
Juventude: 1982 - 1982
Desportiva-ES: 1983 - 1983
Ponta Grossa: 1984 - 1984
Central Brasileira de Cotia: 1985 - 1986
Títulos
Campeonato Paulista - 1973 - Portuguesa
A história de Eneas Camargo no futebol brasileiro não passou despercebida. Segundo maior artilheiro da história da Portuguesa com 179 gols em 375 jogos e maior artilheiro da história da Lusa em Campeonatos Brasileiros (47 gols), o jogador deixou seu nome gravado na equipe do Canindé através de seus dribles, seu faro de gol e sua irreverência dentro e fora do campo.O torcedor luso certamente se recorda da equipe formada por Eneas, Badeco, Ivair, Zecão e Zé Maria. Irrequieto, provocador e abusado, Eneas sempre foi alvo da imprensa, que o acusava de passar grande parte do jogo desatento, "dormindo" em campo. Porém, quando seu futebol aparecia, os torcedores tinham certeza de espetáculo e gols. Depois de obter relativo sucesso no Brasil, Eneas foi mostrar sua arte na Itália. Ficou pouco tempo, voltou para o Palmeiras, mas não rendeu o mesmo de antes devido a uma série de contusões. Após encerrar a carreira, o destino marcou o ex-jogador como nenhum zagueiro conseguiu. Eneas morreu num acidente automobilístico nas ruas de São Paulo em 1988.
A carreira de Eneas começou na quadras, em 1963, quando tinha apenas nove anos e jogava na categoria dente-de-leite da Portuguesa. Principal característica do futsal, o drible curto foi levado pelo jogador para o campo. Passou pela categoria juvenil em 1966 e profissionalizou-se na própria Lusa em 1972. No ano seguinte, conquistou os dois únicos títulos pela equipe do Canindé: campeão paulista, título dividido com o Santos no histórico erro do árbitro Armando Marques na contagem dos pênaltis, e campeão da Taça São Paulo. Ainda em 1972, quando mal tinha se profissionalizado na Portuguesa, formou o ataque da seleção brasileira ao lado de Zico, na conquista do Pré-olímpico da Argentina. Era a primeira vez que o jogador vestia a camisa canarinha. No total, foram sete convocações e dois gols marcados. Convocado para a seleção principal pela primeira vez em 1973, foi chamado por Zagallo e cortado antes da Copa do Mundo.Em 1980, no auge da carreira, transferiu-se para a Itália, tornando-se um dos primeiros jogadores a atuar naquele país. Lá permaneceu por apenas pouco mais de um ano. Jogou primeiro no Bologna, onde se desentendeu com o técnico Radice, e depois na Udinese, retornando ao Brasil no ano seguinte.Quem então apostou no seu futebol foi o Palmeiras. Contratado como uma das esperanças da equipe alviverde para colocar um ponto final na escassez de títulos que duraria 16 anos, Eneas não conseguiu mostrar a mesma arte de antes. Vitimado por uma série de contusões que o obrigaram a operar o joelho direito, o jogador começou a entrar em decadência. Em dois anos, Eneas jogou menos de 20 partidas pela equipe de Parque Antarctica. Em 1984, após desentendimento com o técnico Carlos Alberto Silva, o ciclo do jogador no Palmeiras estava encerrado.
COMENTARIO
Vi Eneas jogar e era sem duvida um dos grandes atacantes do futebol Brasileiro, surgiu como craque na Lusa e logo se tranferiu pro futebol Italiano. Mas naquela epoca o futebol brasileiro era recheado de grandes jogadores, talvez por isso não ganhou tanto destaque como merecia, mas como grande amante do futebol sempre admirei seu futebol, uma pena ter falecido tão novo em um tragico acidente de carro (agosto de 1988, aos 34 anos).
O que mais valeu foi que seus gols e suas grandes atuações ficaram na memoria do torcedor, principalmente na torcida da Portuguesa, clube no qual foi idolo.........................................Jp

Nenhum comentário: