quarta-feira, 3 de setembro de 2008

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

O CALDEIRÃO DE SÃO JANUARIO
Nome Oficial: Estádio São Januário
Capacidade: 35.000
Endereço: Rua Gal. Américo de Moura, 131, S.Cristóvão - Rio de Janeiro (RJ)
Inauguração: 21/04/1927
Primeiro Jogo: Vasco da Gama 2 x 5 Santos (SP)
Primeiro Gol: Galego (Vasco)
Recorde de Público: 40.209 (Vasco 0 x 2 Londrina - 1978)
Dimensões do Gramado: 110m x 75m
Proprietário: Clube de Regatas Vasco da Gama

São Januário é como é conhecido o estádio do Club de Regatas Vasco da Gama, inaugurado em 21 de Abril de 1927. Seu nome oficial é Estádio Vasco da Gama. Ficou conhecido como São Januário por ter parte dele na rua São Januário. É o maior estádio privado do Rio de Janeiro. Sua fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nos primeiros anos do futebol no clube, o Vasco usou como estádio o campo do Andaraí, que depois se tornou campo do América, que numa permuta cedeu o terreno para construção do Shopping Iguatemi. Desde a ida para a primeira divisão, em 1923, a diretoria vascaína já traçava planos para a construção de um estádio próprio. Contudo, a idéia só foi levada mesmo a cabo após a criação da AMEA.
Um dos motivos argumentados para a não inclusão do Vasco na nova liga era a falta de um estádio próprio. Por este motivo, foi-se então dado o pontapé para a construção de São Januário. Começava ali uma campanha intensa de arrecadação de verbas.
Em pouco tempo foram arrecadados Cr$ 690.895,00, o suficiente para a compra de uma grande área em São Cristóvão, de 65.445m². Feito isso, foram arrecados mais aproximadamente Cr$ 2.000,000, que puderam construir o estádio.
A Pedra Fundamental foi dada em 6 de junho de 1926, quando da assinatura do prefeito do Distrito Federal, Alor Prata. Para a construção foi chamada a firma dinamarquesa Cristiani & Severo. Ricardo Severo foi nomeado o arquiteto responsável pelo projeto do estádio.
O Estádio foi inaugurado, com a presença de Washington Luís para se tornar o maior estádio do mundo novo. Até 1930, quando da inauguração do Estádio Centenário em Montevidéu (para a primeira Copa do Mundo) era o maior das Américas. Até 1940, quando da inauguração do Pacaembu, o estádio era o maior do Brasil, e até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do Rio de Janeiro. Após mais de 80 anos desde sua inauguração, este templo do futebol continua sendo o maior estádio particular da cidade.
No jogo inaugural, uma partida contra o Santos, potência paulista da época. O gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelhista, aos 14 minutos do primeiro tempo. O primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Galego.
O primeiro jogo da Seleção Brasileira no estádio ocorreu em 15 de Janeiro de 1939, pela Copa Rocca. O Brasil perdeu de 5x1 para os rivais argentinos. O primeiro gol brasileiro foi feito por Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que tinha jogado no Vasco cinco anos antes.
Também neste estádio foram jogados as finais da Libertadores de 1998(conquistada pelo Vasco em seu centenario) e da Copa do Brasil de 2005. Sendo palco inclusive da Copa do Mundo de 1950.
................................................................................Jp

Nenhum comentário: