sábado, 25 de outubro de 2008

@ CRAQUES DE HOJE

DROGBA
Nome completo: Didier Yves Drogba Tébily
Data de nasc.:11 de Março de 1978(11-03-1978) (30 anos)
Local de nasc.: Abidjan, Costa do Marfim
Altura: 1,89 m
Peso: 74 Kg

Clubes
Le Mans : 1998/2002
Guingamp: 2002/2003
Marseille: 2003/2004
Chelsea: 2004


O talento de Drogba para o futebol começou a revelar-se ainda muito cedo. Ao dar conta da "pérola" que tinha na família, o seu tio Michael Goba, o tirou de seu país natal para tentar a sorte em algum clube francês, mas infelizmente não conseguindo muito, Drogba, retornou para casa.
Mas o destino encarregou-se de dar outra chance ao jovem Drogba, quando a sua família, devido às dificuldades econômicas do país, teve de emigrar definitivamente para França em 1989. Foi nessa altura que o tio, o seu grande conselheiro futebolístico, o incentivou a abandonar a posição de lateral-direito para a qual tinha sido obrigado e a especializar-se em marcar gols.
Nas categorias de base do Lavallois, Drogba foi formando o seu estilo e o seu corpo, até que no verão de 1998 o Le Mans, decidiu contratá-lo. Duas temporadas e meia depois bastariam para dar o salto para o mais alto nível do futebol, com a camisa do Guingamp, onde se tornaria um jogador muito cobiçado.
Um contributo que não passou despercebido no sul da França, onde o Olympique de Marselha, um dos principais clubes do país, aceitou pagar cerca de cinco milhões de euros por seu passe. A raça e a potência de Drogba valeram-lhe em poucos jogos, a admiração dos torcedores do Marselha e o marfinense sagrou-se o segundo melhor marcador da Ligue 1, além de ser eleito o melhor jogador do Campeonato Francês e de ter levado a sua equipe à final da Copa da UEFA, que perderia para o Valencia de Rafael Benitez. Mas já não havia solução, a liga francesa tinha-se tornado pequena demais para Drogba.
Nem seria necessário a José Mourinho conhecer muito de futebol para perceber as qualidades de Drogba, por isso foi um dos primeiros nomes a ser pedido a Roman Abramovich pelo português que acabava de conquistar a Liga dos Campeões pelo FC Porto. Esse pedido seria satisfeito, por 37,5 milhões de euros.
Embora uma série de lesões o impedisse de dar sempre o seu melhor pela equipe, "Drogs" participou muito na conquista da Premier League e na chegada do clube de Stamford Bridge às semifinais da Liga dos Campeões.
De tal modo que foi chamado para a seleção do seu país, junto dos "Elefantes" alcançaria rapidamente o posto de capitão de equipe e de principal estrela, ajudando a sua seleção a classificar-se para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha eliminando os favoritos Camarões de Samuel Eto'o e Egito do ex-companheiro no Olympique de Marselha, Mido.
........................................................................Jp

Nenhum comentário: