quarta-feira, 29 de outubro de 2008

@ GRANDES GOLEIROS

CANTARELE
Posição: Goleiro
Camisa: 1 ou 12
Origem: Além Paraíba (MG)
Nascimento: 26/09/1953
Principais Equipes:Flamengo (1973 a 1983 e 1984 a 1989) e Náutico (1983).
Principais Títulos:Campeão Carioca (1974/1978/79/79 especial, 1981 e 1986); Brasileiro (1980, 1982, 1983 e 1987), Libertadores (1981) e Mundial Interclubes (1981)

História
A frase chavão que diz que ?um bom time começa por um bom goleiro? ganhou novo significado no Flamengo a partir da década de 70. Quando formou sua Geração de Ouro, o Rubro-Negro podia contar sempre com dois bons goleiros e um deles era Antonio Luiz Cantarele, mineiro da cidade de Além Paraíba, que construiu sua história ao londo de 15 anos.Cantarele chegou ao time profissional do Flamengo aos 20 anos, em 1973, um ano antes daquela equipe fenomenal começar a se formar na Gávea. Na ocasião, Cantarele não teve muita chance entre os titulares. O soberano da posição era Renato. Em 1974 o goleiro conquistou seu primeiro título. Dividindo a posição com o próprio Renato, Cantarele terminou o ano Campeão Carioca ao lado de Zico, Vanderley Luxemburgo, Rodrigues Neto, Doval e cia. O técnico do time era Zagallo. No triênio de 75 a 77, finalmente Cantarele acabou alcançando o posto de titular absoluto no clube. No primeiro ano ainda disputou a vaga com Ubirajara Mota, mas nos dois seguintes se consolidou embaixo das traves. Viu de perto a chegada ao time de Junior, Rondinelli, Adílio e uma turma que daria o que falar. A Geração de Ouro estava tomando forma!Em 1978 Cantarele continuou no clube, mas perdeu a posição para Raul Plasman, recém-chegado de uma passagem excepcional de 12 anos pela meta do Cruzeiro. No banco de reservas ou em campo ? como no tricampeonato Estadual de 79 - Cantarele participou da espetacular série de conquistas do Flamengo. Em 1983 teve uma rápida passagem pelo Náutico, onde foi vice-campeão pernambucano. Voltou no ano seguinte e permaneceu no Flamengo até encerrar a carreira de goleiro, em 1989.A lista de títulos do goleiro é extensa, afinal foram 549 partidas com a camisa do Flamengo, tendo saído de campo 338 vezes com o sabor da vitória. No total de jogo, o time ainda empatou 130 e perdeu 81 com ele. Mas sua história não acabou com o encerramento da carreira nos gramados. Cantarele participou de todos os títulos nacionais, é pentacampeão pelo Flamengo, já que em 1992 trabalhava como treinador de goleiros.Por sinal, preparar goleiros é a função que Cantarele realiza atualmente, na Seleção Japonesa de futebol, ao lado de Zico. Na profissão escolhida após pendurar as luvas, ?Canta?, como é conhecido pelos amigos, é também muito bem-sucedido. Além do já citado título de campeão brasileiro em 1992, ele fez parte da comissão técnica do Kashima Antlers, campeão japonês em 1996, e do Corinthians, que levantou o troféu da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo, em 2002. Cantarele teve ainda passagem como treinador de goleiros do Al Ain, onde foi campeão nacional na Arábia Saudita.
.......................................................................................Jp

@ GRANDES CRAQUES DO PASSAO

ADILIO
Nome completo: Adílio de Oliveira Gonçalves
Data de nasc.: 15 de maio de 1956
Local de nasc.: Rio de Janeiro, Brasil
Apelido: Brown

Carreira
Criado no Flamengo, clube que defendeu por grande parte de sua carreira, Adílio atuou ao lado de Zico e Andrade, formando um dos melhores meio-campo da história do Flamengo.
Com esse time, o Flamengo conquistou suas maiores glórias, incluindo a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes de 81 e os Brasileiros de 80, 82 e 83.
Outros títulos na carreira de Adílio incluem as Taças Guanabaras de 78, 79, 80, 81, 82 ,84, as Taças Rio de 83, 85 e 86 e os Campeonatos Cariocas (Estadual do Rio de Janeiro a partir de 1979) de 78, 79, 79 (houve dois torneios estaduais em 1979), 81 e 86.
Adílio era um jogador de rara habilidade e criatividade, dono de um passe perfeito e adepto a um estilo de jogo clássico. Contudo, também soube ser decisivo em sua carreira, como quando marcou o segundo gol do Flamengo na vitória de 3x0 sobre o Liverpool na final do Mundial de Clubes de 1981, ou quando fez o terceiro gol na vitória de 3x0 sobre o Santos na decisão do Campeonato Brasileiro de 1983.
Adílio atuou no Flamengo entre 1975 e 1987, quando teve a oportunidade de vestir a camisa rubro-negra em 615 partidas, o que faz dele o terceiro jogador com maior número de jogos disputados pelo Flamengo.
Depois de deixar a Gávea, Adílio chegou a jogar por clubes como o Coritiba, o Barcelona de Guayaquil (Equador) e o Alianza Lima (Peru). Porém , já em final de carreira, passou a atuar por times do interior do Rio como o América de Três Rios, o Friburguense e o Barreira.
Após encerrar sua carreira de jogador, Adílio foi o treinador do Bahain (Arábia Saudita) e do CFZ, mas em 2003 o ex-craque rubro-negro retornou a sua casa, aonde trabalha até hoje com as divisões de base do Flamengo.

COMENTARIO

Um pequeno comentario, mas explica o que foi a carreira desse craque: Jogava demais.
................................................................Jp

@ CAPAS DA REVISTA PLACAR

PLACAR 1970
Edição Nº 28

Assunto de Capa: O Clube de Regatas Vasco da Gama, mesmo com um time sem grandes jogadores vence o campeonato Carioca de 1970, venceu na raça e na vontade.
...................................................Jp

domingo, 26 de outubro de 2008

@ FOTOS DE COPAS DO MUNDO

INGLATERRA 1966
O cachorro Pickles ficou famoso na Copa por ajudar a encontrar a taça Jules Rimet, que havia sido roubada antes da final de 66.





O craque português Eusébio foi uma das maiores estrelas da Copa,mas seu time não passou das semifinais.

.
....................................................Jp

sábado, 25 de outubro de 2008

@ ESPECIAL


Em tarde perfeita, Corinthians volta à elite e cumpre missão de 2008
Acabou a espera, o drama. Enfim, a redenção. A segunda maior torcida do Brasil pode respirar aliviada e desentalar o grito da garganta: o Corinthians está de volta à elite. Após dez meses sendo alvo de chacotas e gozações, o time alvinegro recuperou sua vaga na Série A. Em um Pacaembu tomado por mais de 35 mil pessoas eufóricas, venceu o Ceará por 2 a 0 neste sábado e selou seu retorno.
Exatos 328 dias depois de escrever o capítulo mais triste de sua história, o Corinthians teve uma tarde perfeita. No Pacaembu, fez sua parte e bateu o Ceará. Mas só o triunfo não bastava para assegurar a volta à Primeira Divisão. O Barueri precisava tropeçar diante do Paraná. E tropeçou. Perdeu por 2 a 1. Com os dois resultados, os 70 pontos atingidos pela equipe de Mano Menezes garantiram uma folga que não pode mais ser tirada pelo quinto colocado. Vila Nova e Barueri se enfrentam na 35ª rodada e por isso podem atingir no máximo a 70 e 67 pontos, respectivamente, caso empatem no duelo direto.
COMENTARIO
Parabens a grande nação que e essa torcida do Corinthians, com respeito mas mostrando que e grande o alvinegro do Parque São Jorge volta a elite do futebol Brasileiro com sobras. Fez o que era sua obrigação, pois com a estrutura que tem não poderia ser diferente, agora e arrumar o time pra 2009 e esquecer esse ano de segunda divisão............Parabens Corinthians
.....................................................................Jp

@ CRAQUES DE HOJE

DROGBA
Nome completo: Didier Yves Drogba Tébily
Data de nasc.:11 de Março de 1978(11-03-1978) (30 anos)
Local de nasc.: Abidjan, Costa do Marfim
Altura: 1,89 m
Peso: 74 Kg

Clubes
Le Mans : 1998/2002
Guingamp: 2002/2003
Marseille: 2003/2004
Chelsea: 2004


O talento de Drogba para o futebol começou a revelar-se ainda muito cedo. Ao dar conta da "pérola" que tinha na família, o seu tio Michael Goba, o tirou de seu país natal para tentar a sorte em algum clube francês, mas infelizmente não conseguindo muito, Drogba, retornou para casa.
Mas o destino encarregou-se de dar outra chance ao jovem Drogba, quando a sua família, devido às dificuldades econômicas do país, teve de emigrar definitivamente para França em 1989. Foi nessa altura que o tio, o seu grande conselheiro futebolístico, o incentivou a abandonar a posição de lateral-direito para a qual tinha sido obrigado e a especializar-se em marcar gols.
Nas categorias de base do Lavallois, Drogba foi formando o seu estilo e o seu corpo, até que no verão de 1998 o Le Mans, decidiu contratá-lo. Duas temporadas e meia depois bastariam para dar o salto para o mais alto nível do futebol, com a camisa do Guingamp, onde se tornaria um jogador muito cobiçado.
Um contributo que não passou despercebido no sul da França, onde o Olympique de Marselha, um dos principais clubes do país, aceitou pagar cerca de cinco milhões de euros por seu passe. A raça e a potência de Drogba valeram-lhe em poucos jogos, a admiração dos torcedores do Marselha e o marfinense sagrou-se o segundo melhor marcador da Ligue 1, além de ser eleito o melhor jogador do Campeonato Francês e de ter levado a sua equipe à final da Copa da UEFA, que perderia para o Valencia de Rafael Benitez. Mas já não havia solução, a liga francesa tinha-se tornado pequena demais para Drogba.
Nem seria necessário a José Mourinho conhecer muito de futebol para perceber as qualidades de Drogba, por isso foi um dos primeiros nomes a ser pedido a Roman Abramovich pelo português que acabava de conquistar a Liga dos Campeões pelo FC Porto. Esse pedido seria satisfeito, por 37,5 milhões de euros.
Embora uma série de lesões o impedisse de dar sempre o seu melhor pela equipe, "Drogs" participou muito na conquista da Premier League e na chegada do clube de Stamford Bridge às semifinais da Liga dos Campeões.
De tal modo que foi chamado para a seleção do seu país, junto dos "Elefantes" alcançaria rapidamente o posto de capitão de equipe e de principal estrela, ajudando a sua seleção a classificar-se para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha eliminando os favoritos Camarões de Samuel Eto'o e Egito do ex-companheiro no Olympique de Marselha, Mido.
........................................................................Jp

@ GRANDES TIMES DO PASSADO

SANTOS DE 1972

Cejas, Orlando Lele, Oberdan, Paulo, Clodoaldo e Ze Carlos. Agachados: Edu, Afonsinho, Alcindo, Pele (REI) e Ferreira.

Que timaço, toda garra de Orlando,Clodoaldo um volante que marcava e na hora de sair jogando parecia um meia, Edu quando recebia um lançamento parecia uma bala, rapido toda vida, Afonsinho com muita categoria e Pele nem preciso falar nada. Como era facil encontrar grandes times.

.................................................................................Jp

@ CLUBES E SUAS HISTORIAS


..........................................................Jp

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

@ CAPAS DA REVISTA PLACAR

PLACAR
EDIÇÃO Nº 15
JUNHO DE 1970
Assunto de capa: Essa foi uma edição especial, o Futebol Arte teve seu maior momento nessa copa, final Brasil 4x1 Italia, com direito a show, dessa que foi uma das melhores seleções que o mundo viu jogar.
.........................................................Jp

@ FUTEBOL EUROPEU

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
Em duelo cheio de brasileiros, o Chelsea sofreu, mas conseguiu superar a Roma por 1 a 0 e manter a invencibilidade da temporada 2008/09 do futebol europeu. De quedra, a equipe do treinador brasileiro Luiz Felipe Scorali ampliou a vantagem na liderança do grupo A na Liga dos Campeões.
Com o resultado, a equipe londrina chegou aos sete pontos na ponta da chave. A segunda posição segue com o romeno Cluj (quatro pontos), que manteve a posição apesar da derrota por 1 a 0 contra o francês Bordeaux, fora de casa, no estádio Jacques Delmas. A Roma, que sofreu o segundo revés em três jogos no torneio, ocupa o terceiro posto com três pontos. assim como o lanterna Bordeaux.
Vale lembrar que todos os quatro respresentantes ingleses seguem invictos na Liga. Assim como o Chelsea, Liverpool (grupo D), Manchester United (E) e Arsenal (G) possuem duas vitórias e um empate.Desfrutando de grande prestígio na Inglaterra, Felipão segue invicto no comando do Chelsea. Em 12 partidas na temporada, o treinador gaúcho soma nove triunfos e apenas três empates.
Além de ficar fora da zona de classificação às oitavas-de-final da Liga, a Roma segue assombrada pelo "fantasma inglês". O time italiano, que mandou a campo os brasileiros Cicinho e Taddei - ex-comandado de Felipão no Palmeiras -, amarga um tabu contra times do Reino Unido. Nas duas edições anteriores da competição, a Roma foi eliminada pelo Manchester Unidet - os dois tropeços foram nas quartas-de-final.
....................................................................................Jp

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

@ GRANDES TIMES DO PASSADO

BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS (1977)
O Botafogo permaneceu invicto durante 52 jogos entre 1977 e 1978. Marca igualada pelo Flamengo posteriormente, mas jamais superada no Brasil. Zagallo e Danilo Alves comandaram a equipe neste período glorioso, que só foi interrompido pelo Grêmio em jogo realizado no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. Em pé vemos Zé Carlos, Beto, Osmar, Wecsley, Renê e Rodrigues Neto; agachados estão Cremílson, Mendonça, Dé, Manfrini e Paulo César.


COMENTARIO

Esse time do Botafogo, não foi campeão, mas ficou 52 partidas sem perder, entra assim pra lista de times inesqueciveis, ate por que tinha grandes jogadores em seu elenco: O otimo goleiro Ze Carlos, firme no gol, Osmar, zagueiro nivel de seleção Brasileira, Rodrigues Neto que jogou a copa de 1978, agachados temos, Mendonça o maestro do time, que depois brilhou no Palmeiras, o irreverente e artilheitro De (o aranha) e Manfrine e Caju que despensam comentarios. Então se não foi campeão foi por pura maldade do destino, pois time tinha.
............................................................................Jp

@ GERAL DO FUTEBOL

BRASILEIRÃO (A)
Palmeiras reage no fim, empata e mantém São Paulo atrás na tabela
Palmeiras e São Paulo protagonizaram na tarde deste domingo mais um clássico tumultuado e emocionante no estádio do Parque Antarctica. O time alviverde perdia por 2 a 0 até aos 33min do segundo tempo, empatou em dois minutos e, com os 2 a 2 no placar, segue na frente do rival tricolor na tabela do Campeonato.
Rogério Ceni, em cobrança de pênalti, e Dagoberto marcaram para os visitantes, e Kléber e Leandro balançaram as redes para os donos da casa.O Palmeiras soma agora 55 pontos e caiu da segunda para a terceira colocação - foi ultrapassado pelo Cruzeiro, que ganhou do Atlético-MG. Já o São Paulo segue em quarto, com 53 pontos. O líder Grêmio perdeu para a Portuguesa e continua com 56."Foi ótimo [o resultado], principalmente porque a gente jogou mal.

"Foi legal a reação do time, seria injusto perder por 2 a 0 do São Paulo depois do campeonato incrível que a gente está fazendo. O Vanderlei [Luxemburgo] abriu o time, podia perder por três ou cinco a zero, mas conseguimos empatar", celebrou o capitão palmeirense Marcos.

"Foi um jogo espaçado e aberto, com oportunidades lá e cá. No segundo tempo, o São Paulo se postou bem defensivamente, mas o Denílson fez uma jogada individual bonita e saiu o primeiro gol. O segundo gol foi uma infelicidade nossa, o Dagoberto foi tentar tirar a bola e desviou contra", observou, do outro lado, o capitão Rogério Ceni.

COMENTARIO

Esse e o Brasileirão mais equilibrado que ja vimos, tanto na parte de cima como na parte de baixo da tabela, la embaixo, ate sete times brigam pra não cair e na parte de cima, cinco grandes ainda brigam pra ser campeão de 2008.
Na parte de baixo fica a espectativa de saber , se os dois grandes do rio, Vasco e Fluminense, vão se salvar, hoje o Flu se encontra em situação um pouco melhos, mas a diferença e pequena, por isso acho que os rebaixados so vamos ter a certeza la pela 36º rodada, isso e bom pro campeanato.
Outra situação muito legal e essa briga na parte de cima, Gremio, Cruzeiro e Palmeiras praticamente empatados, depois vem São Paulo e por ultimo o Rubro Negro carioca, todos ainda com reais chances de ser campeão, tambem aqui so vai se decidir bem perto do fim, situação tambem muito boa pro campeonato Brasileiro (A).
CONFIRA A TABELA:
................................................................Jp

sábado, 18 de outubro de 2008

@ CLUBES E SEUS ESCUDOS




AMAPA-AC
MORADA NOVA-CE
BOA VIAGEM-CE
BOTAFOGO-SP

COLECIONE................................................................Jp

@ GERAL DO FUTEBOL

BRASILEIRÃO (B)
Corinthians se vinga, bate Bahia


Foram três meses de espera, mas o Corinthians conseguiu se vingar do seu primeiro algoz na Série B e se aproximou ainda mais da confirmação do acesso à elite. Na tarde deste sábado, a equipe alvinegra (vestindo a camisa roxa) venceu o Bahia por 3 a 0, em Feira de Santana, e praticamente "agendou" a festa do retorno para o Pacaembu. Dentinho, duas vezes, e Morais estufaram as redes.
Com 67 pontos e 16 de vantagem para o Vila Nova, quinto colocado, o Corinthians pode assegurar sua vaga na Primeira Divisão já no próximo sábado, quando recebe o Ceará. Para isso, além de vencer seu jogo, o time de Mano Menezes precisa torcer para que Barueri (4º) ou Vila Nova não ganhem. Ambos os adversários têm 51 pontos e se enfrentam na 35ª rodada. Com isso, o quinto colocado chegará ao final do campeonato com o máximo de 70 pontos (em caso de empate no confronto direto). Um tropeço de um dos dois na próxima rodada beneficiará o Corinthians. O Barueri atuará em casa diante do Paraná, enquanto o Vila receberá a Ponte Preta.
"Estamos cada vez mais próximos da Série A, mas é importante o time manter os pés no chão para conseguir a vitória em casa no sábado", alertou Dentinho, nome da partida nesta tarde.

COMENTARIO

Diferente de outros grandes que recentemente cairam pra segundona, o Corinthians faz uma campanha tranquila, do inicio ate hoje não houve nenhum momento que se imaginasse o timão não voltar a elite um ano apos cair. Claro que em se tratando de Corinthians o juiz de futebol sempre vai olhar pro lado mais forte, mas a campanha do Timão e sem duvida uma prova de que o clube assumiu que estava realmente na segundona e precisaria encarar de frente os adversarios, sem esperar que eles dessem a vitoria de bandeja por se tratar de um grande da primeira, pois times como Ceara, Bahia, Ponte Preta, Juventude entre outros, tambem são grandes e o Alvinegro paulista soube respeitar isso. Parabens ao Corinthians, por seu retorno a primeira divisão do campeonato Brasileiro.
........................................................................................Jp

@ FUTEBOL EUROPEU

CAMPEONATO INGLES (2008/2009)
Rooney brilha, Manchester United goleia


Em dois tempos distintos, o Manchester United confirmou sua ascensão no Campeonato Inglês. Após um primeiro tempo sem inspiração, os Red Devils mostraram sua força ofensiva na etapa final, viram Rooney brilhar em campo e, desta forma, golearam o modesto West Bromwich Albion por 4 a 0, no Old Trafford, pela oitava rodada da competição nacional. Com isso, a equipe comandada por Alex Ferguson chega a sua terceira vitória seguida na Premier League --antes, Bolton e Blackburn-- e se mantém próximo dos primeiros colocados. Assume provisoriamente a quarta colocação, com 14 pontos, seis a menos do que o líder e ainda invicto Chelsea, de Luiz Felipe Scolari, que goleou o Middlesbrough. Detalhe: diferentemente de seus principais rivais, o atual bicampeão nacional atuou apenas sete vezes. Assim como vem ocorrendo na maioria das partidas desta temporada, Rooney voltou a ser o destaque. Fez seu gol e deu passe para os tentos anotado por Cristiano Ronaldo e Nani --Berbatov completou. Aliás, esse início vem sendo significativo para o atacante inglês. Ele deixou sua marca em todas as últimas quatro vitórias do Manchester United, sendo três pelo Campeonato Inglês.
Mas essa excelente fase não se restringe ao clube. Rooney foi responsável direto pelas duas últimas vitórias da seleção nacional nas Eliminatórias Européias para a Copa-2010. Ele fez dois gols diante de Cazaquistão e outros dois contra Belarus. Esse momento do atacante pode ser comprovado hoje.
.........................................................................Jp

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

@ CLASSICOS REGIONAIS

Palmeiras de 1951/ Santos de 1962/63




Toda vez que Palmeiras e Santos entram em campo para disputar uma nova partida levam juntos a responsabilidade de terem sido duas das maiores equipes do Brasil em todos os tempos. Do final dos anos 50 a meados da década de 60, considerada a Era de Ouro do futebol brasileiro (então bicampeão mundial), o time de Pelé e a Academia palmeirense dividiram entre si absolutamente todos os títulos do Campeonato Paulista.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
Cidade: São Paulo
Cores: Verde e Branco
Fundação: 26/08/1914

Principais títulos:
Mundial Interclubes: 1951.
Taça Libertadores da América: 1999.
Copa Mercosul: 1998.
Campeonato Brasileiro: 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994.
Campeonato Brasileiro Série B: 2003.
Taça/Copa do Brasil: 1960, 1967, 1998.
Copa dos Campeões: 2000.
Torneio Rio-São Paulo: 1933, 1951, 1965, 1993, 2000.
Campeonato Paulista: 1920, 1926, 1926 (ex.), 1927, 1932, 1933, 1934, 1936, 1938 (ex.), 1940, 1942, 1944, 1947, 1950, 1959, 1963, 1966, 1972, 1974, 1976, 1993, 1994, 1996, 2008.

SANTOS FUTEBOL CLUBE
Cidade: Santos
Cores: Branco e Preto
Fundação: 14/04/1912

Principais Titulos
Mundial Interclubes: 1962, 1963.
Recopa Mundial: 1968.
Taça Libertadores da América: 1962, 1963.
Copa Conmebol: 1998.
Recopa Sul-Americana: 1968
Campeonato Brasileiro: 1968, 2002, 2004.
Taça/Copa do Brasil: 1961, 1962, 1963, 1964, 1965.
Torneio Rio-São Paulo: 1959, 1963, 1964, 1966, 1997.
Campeonato Paulista: 1935, 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973, 1978, 1984, 2006, 2007.
...................................................................................Jp

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

ESTADIO MONUMENTAL DE NUÑES-ARG
Capacidade: 65.645 espectadores
Inicio da Construção: 25 de maio de 1938
Jogo de Inauguração: River 3x1 Pañarol
Sede Central da Copa dop Mundo 1978
O Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Nuñez fica localizado em Buenos Aires, Argentina, próximo ao Rio da Prata. É a casa do River Plate e de jogos da Seleção Argentina de Futebol e com 66.450 lugares, é o maior Estádio da Argentina.
Em 1934, o River Plate tinha 31 anos de criação. Tinha 1 título amador e 1 Título Profissional no Futebol. Era conhecido como "Los Millonarios" devido as contratações caras. Em 31 de Outubro de 1934, 83.950 metros quadrados são adquiridos pelo clube para a construção do estádio.
Em 25 de Maio de 1935, foi colocada a pedra fundamental do Estádio. No dia 1 de Dezembro, foi apresentado os planos da construção e apenas em 27 de Setembro de 1936 se iniciou a construção, sob a supervisão dos arquiteto José Aslan e Héctor Ezcurra.
Após dois anos de construção e três tribunas concluídas, no dia 25 de Maio de 1938, cerca de 8.000 pessoas presenciaram a entrega de uma bandeira argentina e outra do clube, cercadas pelos sócios, que entoaram o Hino Argentino e do River Plate. No dia seguinte, uma festa com cerca de 120.000 espectadores e, após diversas atividades, a primeira partida do estádio, contra o Peñarol, do Uruguai. Vitória do River, por 3 a 1.
Em 1958, o as arquibacandas em forma de ferradura do estádio foi fechadas, formando o oval. Com a Copa do Mundo de 1978, o estádio passou por reformas e teve sua capacidade reduzida para 97.709 espectadores sentados, sendo um dos melhores estádios do mundo na época. Foram disputadas 9 jogos no Monumental de Nuñez, incluindo a abertura (1 de Junho, AlemanhA Ocidental e Polônia, 0 a 0) e a Grande Final entre Argentina e Holanda, com vitória argentina por 3 a 1.
O estádio foi palco dos títulos do River Plate na Taça Libertadores da América, em 1986 e em 1996, ambos contra o América de Cali.
Em 29 de Novembro de 1986, o estádio recebeu o nome do ex-presidente Antonio Vespucio Liberti.
.............................................................................Jp

@ GRANDES TIMES DO PASSADO


SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

TITULOS DE 1994
Copa Brasil Itália (Brasil) - 1994
Torneio Lev Yashin (Russia) - 1994
Campeonato Brasileiro - 1994
Campeonato Paulista- 1994




O Palmeiras em 1994, quando sobrou no Paulista e levantou a taça após partida contra o Santo André, vencida por 1 a 0. Vemos nesta foto, em partida disputada no Morumbi, Mazinho, Cláudio, Cléber, Gato Fernandez, César Sampaio e Antônio Carlos em pé; agachados estão Evair, Rincón, Edílson, Roberto Carlos, Zinho e o grande preparador físico e ótimo caráter Walmir Cruz.
COMENTARIO

Um senhor time, o Verdão paulista acabava de sair de uma fila de muitos anos sem titulo(1993) e formava esse timaço, graças ao patrocinio da ate então desconhecida Parmalat. Mazinho, Cesar Sampaio, o seguro zagueiro Antonio Carlos o matador Evair, o capetinha Edilson, Roberto Carlos e o Colombiano Fred Rincon, seria injustiça um time com tantos craques não ser campeão e deixar de figuarar na seleta lista de grandes times do passado.
Ja ia me esquecendo o sensacional Gato Fernandes, goleiro seguro que dava confiaça aos seus zagueiros.
......................................................................Jp

domingo, 12 de outubro de 2008

@ GERAL DO FUTEBOL

BRASILEIRÃO 2008 (A)
Atlético-MG não toma conhecimento da torcida e do Fla


Para Márcio Braga, o time tinha condições de ser campeão. Porém, a "festa" do suposto hexa ficou mais complicada para o Flamengo. Isso porque, apesar da presença de mais 77 mil pagantes, o time sucumbiu diante da maior aplicação do Atlético-MG, que venceu de forma categórica por 3 a 0, neste sábado, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Castillo, Renan Oliveira e Leandro Almeida decretaram o triunfo dos visitantes.A torcida praticamente lotou o Maracanã - alguns espaços estavam vazios na arquibancada verde -, mas teve pouco motivos para apoiar o time. O Flamengo cansou de errar passes, não teve criatividade para superar a boa marcação adversária e mostrou muita afobação.Assim, o Atlético-MG sobe aproveitar os espaços para definir o triunfo, levando à loucura os flamenguistas, que já deixavam o Maracanã na metade do segundo tempo. Bastou o primeiro gol do visitante para a torcida voltar a pedir a demissão do técnico Caio Júnior, além de xingar o presidente Márcio Braga. O comandante foi vaiado a cada substituição e viu atônito o domínio rival.
"Realmente eles foram melhores, e dominaram a gente", lamentou Caio Júnior, que culpou principalmente o excesso de passes errados da equipe. Para o goleiro Bruno, a precipitação custou caro ao rubro-negro carioca. "Nos primeiros 20 minutos, o time foi para cima, mas tentava de qualquer jeito e não teve sucesso. Demos o contra-ataque e era isso que eles queriam", avaliou.Com o resultado, o Flamengo terá uma semana complicada na preparação para enfrentar o Vasco, em clássico no próximo domingo (19 de outubro), às 18h10, no Maracanã. Se não bastasse encarar o maior rival, o rubro-negro está fora do G-4, já que manteve os 49 pontos, viu os maiores rivais (São Paulo e Cruzeiro) vencerem e caiu assim para o quinto lugar.Já o Atlético-MG se distancia de vez da zona de rebaixamento, indo a 37 pontos, nove a mais que o Atlético-PR (primeiro na degola), e ficando na 12ª colocação. Com o bom clima, o alvinegro enfrentará o Cruzeiro, às 16h, no Mineirão, também em 19 de outubro.
.............................................................................Jp

@ FUTEBOL SUL-AMERICANO

ELIMINATORIAS, COPA 2010 ( America do Sul)
Quarteto ofensivo funciona, Brasil goleia Venezuela


Após 11 meses, o meia Kaká voltou a defender a seleção brasileira. E, com o melhor jogador do mundo no time, o Brasil voltou a mostrar um futebol convincente e derrotou a Venezuela por 4 a 0, na tarde deste domingo, em San Cristóbal, na Venezuela. A construção do placar elástico foi possível graças a um início arrebatador do quarteto ofensivo, formado por Robinho, Adriano e Elano, além do jogador do Milan.Antes dos 20min do primeiro tempo, o Brasil já comemorava a vantagem por 3 a 0 sobre o adversário. Inspirados, Kaká e Robinho marcaram os dois primeiros, enquanto Adriano ampliou o placar, após grande cruzamento de Elano. Na segunda etapa, o camisa 11 da seleção e recém-contratado para o ataque do Manchester City voltou a balançar as redes, dando números finais ao jogo.
Mostramos atitude e velocidade, tudo que sempre querem ver na seleção brasileira", resumiu o meia Kaká.Com esse resultado, o Brasil reassumiu o segundo lugar das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. Apesar de somar os mesmos 16 pontos da Argentina, os brasileiros levam vantagem por terem um saldo de gols maior (11 a 7). O Paraguai segue na liderança, com 20 pontos.Apesar do bom futebol apresentado, os brasileiros contaram com a apatia da Venezuela, que com a derrota deste domingo permanece com apenas sete pontos, na penúltima colocação das eliminatórias.

COMENTARIO

Com todo respeito que merece o povo Venezuelano, a Seleção Brasileira, so fez sua obrigação nada mais que isso, não apresentou um grande futebol, apenas aproveitou as oportunidades que teve. Julio Cesar, goleiro do Brasil, foiu o segundo melhor em campo, então isso mostra a fragilidade da defesa e dos dois volantes, que pra mim são fracos demais e não deveriam estar na seleção.
..................................................................................................Jp

sábado, 11 de outubro de 2008

@ CAPAS DA REVISTA PLACAR


EDIÇÃO Nº 08
MAIO 1970
CAPA: Dizem ate hoje que quem definia o esquema da saleção eram os jogadores, em um time que tinha Pele, Gerson, Tostão, Rivelino, Clodoaldo, C. Alberto entre outras feras, precisava de treinador??
........................................................Jp

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

@ CLUBES E SUAS HISTORIAS

HISTORIA: http://www.campeoesdofutebol.com.br/metropol_historia.html
....................................................................Jp

@ FOTOS DE COPAS DO MUNDO

COPA DO MUNDO 1958 (SUECIA)
O goleiro sueco Kalle Svensson e Pelé, em sua primeira final de Copa do Mundo.


Vavá não dá chance ao goleiro da França em uma semifinal da Copa, em que os brasileiros venceram por 5 a 2.




...............................................................................Jp

@ GRANDES GOLEIROS

LEÃONome: Émerson Leão
Posição: Goleiro
Nascimento: 11/07/1949
Nacionalidade: Brasileira
Local de nascimento: Ribeirão Preto - SP
Altura: 1,80
Peso: 82
Chuteira: 45
Carreira
São José-SP: 1967 - 1967
Comercial (SP): 1968 - 1968
Palmeiras: 1969 - 1978
Vasco: 1978 - 1980
Grêmio: 1980 - 1982
Corinthians: 1983 - 1983
Palmeiras: 1984 - 1986
Sport: 1987 - 1987

Títulos
Copa do Mundo - 1970 - Brasil
Campeonato Paulista - 1972 - Palmeiras
Campeonato Brasileiro - 1972 - Palmeiras
Campeonato Brasileiro - 1973 - Palmeiras
Campeonato Paulista - 1974 - Palmeiras
Campeonato Paulista - 1976 - Palmeiras
Campeonato Gaúcho - 1980 - Grêmio
Campeonato Brasileiro - 1981 - Grêmio
Campeonato Paulista - 1983 - Corinthians

Na década de 70, ele representou para a Seleção Brasileira o que Gilmar foi na década de 50. Em 1970, com pouco mais de 20 anos e apenas dois de carreira, ele foi para o México como terceiro goleiro da seleção que conquistou o tri mundial. Mesmo com a pouca idade, diziam que tinha talento até para ser titular.
O que ficou provado nas duas edições seguintes do Mundial, quando Leão não deu chance a ninguém. Em 1974, na Alemanha Ocidental, ele não conseguiu segurar o ataque da Laranja Mecânica holandesa, mas sua autoridade como titular absoluto não foi abalada.Em 1978, na Argentina, conseguiu a proeza de permanecer 457 minutos sem levar gols. Para as seleções da Fifa, seu nome era sempre lembrado, numa época em que o mundo contava com excelentes goleiros, como o argentino Fillol, o alemão Sepp Maier e o italiano Dino Zoff.
Quando voltou do México em 1970, Leão começou sua trajetória de um dos líderes da Academia palmeirense da década de 70. Com suas defesas seguras e personalidade marcante, foi duas vezes campeão paulista e duas vezes campeão brasileiro pelo Verdão, que deixaria em 1978.
Depois de uma passagem pelo Vasco, foi para o Rio Grande do Sul, onde liderou o elenco do Grêmio que conquistou o Campeonato Brasileiro em pleno Morumbi contra o São Paulo, em 1981. A tensão dentro de campo era tanta que Leão, o agressor de 1978, dessa vez foi vítima de um chute de Serginho, o centroavante tricolor.Mas nem esse título serviu para que ele fosse chamado pelo técnico Telê Santana para a Seleção que disputou o Mundial de 1982, na Espanha. Em 1983, depois de passar pelo Corinthians, o arqueiro acabou descumprindo a promessa que fez após o Brasileiro de 78: voltou ao Palmeiras.
................................................................Jp

@ CLUBES E SEUS ESCUDOS




PORTUGUESA-RJ
JUVENTUS-SP
ANAPOLIS-GO
GUARANI-CE

COLECIONE..............................................................Jp

domingo, 5 de outubro de 2008

@ GERAL DO FUTEBOL

BRASILEIRÃO 2008 (A)
Denílson brilha, Palmeiras vira sobre o Atlético-MG e segue no topo
Graças a uma tarde inspirada de Denílson, o Palmeiras conseguiu permanecer na liderança do Campeonato Brasileiro ao final da 28ª rodada. Na tarde deste sábado, o meia-atacante entrou no segundo tempo, deu o passe para o segundo gol e marcou o terceiro na vitória de virada por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no estádio do Parque Antarctica.
Com o triunfo, o 12º em casa na atual edição do Nacional, o time paulista foi a 53 pontos e segue no topo da tabela. O Grêmio também ganhou e soma os mesmos 53 pontos, porém com um triunfo a menos.Já o Atlético, que ganhou apenas uma vez fora de casa e perdeu oito, segue com 34 pontos, na 12ª colocação.A equipe alviverde aproveitou a vantagem de jogar com um a mais desde os 36min do primeiro tempo, quando Marques foi expulso depois de colocar a mão na bola no meio de campo.
O time mineiro saiu na frente aos 31min de jogo, gol de Renan Oliveira. Leandro empatou aos 43min. Na etapa final, o técnico Vanderlei Luxemburgo ousou nas substituições. A última troca - Denílson no lugar de Élder Granja - foi decisiva. Na primeira vez que tocou na bola, o camisa 19 passou pelo marcador pelo lado esquerdo e colocou a bola no peito de Alex Mineiro. O centrovante não desperdiçou e marcou o seu 17º gol no certame.
Denílson também iniciou a jogada do terceiro gol. Ele tocou em profundidade para Kléber, que invadiu a área e chutou forte. O goleiro Juninho espalmou, e Denílson balançou as redes no rebote.
Confira a tabela depois da 28º rodada:
......................................................................Jp

@ FUTEBOL SUL-AMERICANO

CAMPEONATO ARGENTINO (Apertura 2008)
Sob olhar de Maradona, Boca leva virada e segue longe da liderança
La Bombonera cheio e festa de Maradona nas tribunas. O Boca Juniors tinha tudo para se recuperar em grande estilo no Torneio Apertura do Campeonato Argentino neste domingo. Entretanto, o time do técnico Carlos Ischia pagou pelos erros no segundo tempo e foi derrotado de virada pelo Estudiantes por 2 a 1, complicando sua situação na tabela.
O revés deixou o Boca Juniors na sexta posição, com os mesmos 14 pontos, e o impediu de encostar novamente no líder San Lorenzo, com 22. O Estudiantes, por outro lado, atingiu os 11 pontos e chegou ao décimo lugar.O resultado também evitou que o Boca Juniors conseguisse se reabilitar após a goleada sofrida na última rodada para o Godoy Cruz, por 4 a 1, fora de casa. O time ainda segue vivo na Copa Sul-Americana, pela qual enfrenta o Internacional nas quartas-de-final, a partir do dia 22 deste mês.
Confira a classificação:
...................................................................Jp

@ FUTEBOL EUROPEU

CAMPEONATO ESPANHOL (2008/2009)
Villarreal vira sobre o Betis e assume a liderança do Espanhol

O Villarreal assegurou a liderança do Campeonato Espanhol de maneira emocionante neste sábado. Após sair atrás no marcador no primeiro tempo, o clube do técnico Manuel Pellegrini se redimiu na etapa final e virou sobre o Betis por 2 a 1, com grande apoio da torcida no estádio El Madrigal, em Castellón.
O triunfou deixou o Villarreal com 16 pontos, três a mais que o vice-líder Valencia, que volta a campo somente neste domingo. Enquanto isso, o Betis permanece sem nenhuma vitória no Nacional, com apenas dois pontos, na zona de rebaixamento.

COMENTARIO

Na busca desse titulo ja a algum tempo o Villareal tem nessa temporada a grande chance de realizar esse sonho, com Barcelona e Real Madrid, sem um elenco forte, o time de amarelo pode chegar ao titulo pois tem um elenco no minimo igual ao de seus dois maiores concorrentes ao titulo dessa temporada.............................................................Jp

sábado, 4 de outubro de 2008

@ CRAQUES DE HOJE

Nome: Edgard Davids
Posição: Volante
Nascimento: 13/03/1973
Local de nascimento: Paramaribo -
Altura: 1,79
Peso: 68
Carreira
Ajax: 1991 - 1996
Milan: 1996 - 1997
Juventus: 1997 -
Títulos
Copa da Uefa - 1992 - AjaxCopa da Holanda - 1993 - AjaxSupercopa da Holanda - 1993 - AjaxCampeonato Holandês - 1994 - AjaxSupercopa da Holanda - 1994 - AjaxCampeonato Holandês - 1995 - AjaxSupercopa da Holanda - 1995 - AjaxCopa dos Campeões da Europa - 1995 - AjaxSupercopa Européia - 1995 - AjaxMundial Interclubes - 1995 - AjaxCampeonato Holandês - 1996 - AjaxCampeonato Italiano - 1998 - JuventusCampeonato Italiano - 2002 - JuventusSupercopa Italiana - 2002 - JuventusCampeonato Italiano - 2003 - Juventus

O guerreiro
Dono de um fôlego espetacular, bom chutador de meia distância, onipresente e eficiente organizador de contra-ataques. Eis Edgard Davids, um dos maiores volantes de sua geração. Produto da grande safra de estrelas produzida pelo Ajax no início da década de 90, teve uma passagem apagada pelo Milan, da Itália, em 1996. Recuperou-se em 1997 ao se transferir para a Juventus de Turim, onde formou um grande meio-campo ao lado do italiano Conte e dos franceses Deschamps e Zidane. Disputou uma excelente Copa do Mundo em 1998. Para muita gente, foi o melhor jogador da competição. O jogo da Holanda crescia à medida em que Davids se destacava. Na semifinal contra o Brasil, cada vez que ele pegava na bola era um Deus-nos-acuda. A qualquer momento podia sair de seus pés um lançamento preciso e mortal para o atacante Kluivert. Como sofre de glaucoma, entra em campo sempre com óculos especiais para proteger os olhos.
................................................................................Jp

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

VILA CAPANEMA
Nome Oficial: Estádio Durival de Britto e Silva
Capacidade: 11.850
Endereço: Rua Engenheiro Rebouças, s/nº - Curitiba (PR)
Inauguração: 23/01/1947
Primeiro Jogo: Ferroviário-PR 1 x 5 Fluminense
Primeiro Gol: Careca (Fluminense)
Recorde de Público: 24.303 (Atlético-PR 3 x 2 Santos - 08/09/1968)
Dimensões do Gramado: 110m x 70m
Proprietário: Paraná Clube
Com capacidade para cerca de 20 mil espectadores na época da inauguração, o estádio Durival Britto e Silva era moderno e aconchegante, contando com boas instalações para o público, para a imprensa e para prática de diversas modalidades esportivas.
Possuía uma concha acústica para apresentação de orquestras e corais, sendo que lá se exibiu no ano da inauguração a orquestra do maestro Xavier Cugat, um dos mitos dourados dos musicais da Metro, em Hollywood.
A idéia da concha acústica foi do professor Samuel Chameki, engenheiro da Irmãos Thá que doou o projeto. Construiu-se uma piscina olímpica, pista de atletismo, quadras de basquete, vôlei, ciclismo, enfim, tudo de mais avançado.
O estádio de Vila Capanema alcançou enorme sucesso, servindo de palco para os principais acontecimentos esportivos da capital durante cerca de 30 anos.
..................................................................Jp

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

@ CRAQUES DO PASSADO

CAJU
Nome completo: Paulo César Lima
Data de nascimento: 16.06.1949
Cidade: Rio de Janeiro [RJ]
Posição: Atacante
Clubes
1967-1972: Botafogo-RJ
1972-1974: Flamengo-RJ
1974-1975: Olympique de Marseille - França
1975-1977: Fluminense-RJ
1977-1978: Botafogo-RJ
1978-1979: Grêmio-RS
1980: Vasco de Gama-RJ
1981: Corinthians-SP
05/1981-08/1981: California Surf Anaheim - Estados Unidos
1983: Grêmio-RS


Títulos pessoais
Bola de prata brasileira (Placar): 1970, 1972, 1976, 1977
Melhor artilheiro do campeonato carioca: 1971

Pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que Paulo César Lima, o Caju, foi um dos jogadores mais polêmicos de todos os tempos. Foi "bad boy" no tempo em que esse termo sequer existia. Boêmio, brigão e muitas vezes perseguido, principalmente por ser negro, ficou com a fama de 'maldito'.
"Sou um negro que não pediu licença aos brancos. Um negro que não pediu, mas exigiu aquilo a que tinha direito", era a explicação de Paulo César, que ganhou o apelido de Caju por ter pintado os cabelos desta cor, para o fato de ser considerado tão problemático.
No entanto, se algumas atitudes extra-campo o condenavam, suas jogadas dentro das quatro linhas maravilharam amantes do futebol por todo o mundo. Caju atuou por grandes equipes brasileiras como Botafogo, Fluminense e Grêmio, pelo Olympique, de Marselha, e participou ainda das Copas de 70 e 74 com a seleção brasileira.
O sonho - Nascido em 1949, na favela da Cocheira, no Rio de Janeiro, Paulo César tinha o mesmo sonho de qualquer menino pobre: fazer sucesso no futebol, e sair da miséria. Como a favela ficava no bairro de Botafogo, nada mais natural que ele fosse tentar a sorte no alvinegro de General Severiano.
Como não lhe faltava talento, logo foi aprovado para treinar no clube. Em 1961, aos 11 anos, foi levado para passar a noite de Natal na casa do amigo Fred, filho do então jogador Marinho. "Comi, de uma só vez, galinha ensopada, pudim de leite e pudim de coco", recorda-se, brincando. O menino Paulo César despertou a simpatia de todos na casa, e acabou sendo adotado por Marinho, a quem passou a chamar de pai.
Em 1967, aos 18 anos, Caju concretizou de vez seu sonho, ao se tornar jogador do time principal do Botafogo e participar de sua primeira temporada no Glorioso. Seu futebol habilidoso e provocador foi logo chamando a atenção, e em pouco tempo se tornou conhecido no Rio de Janeiro.
Na final da Taça Guanabara do mesmo ano, consagrou-se ao marcar os três gols da vitória do Botafogo por 3 a 2 sobre o América, de virada. Era apenas o começo da vitoriosa carreira.
.............................................................................Jp

@ CLUBES E SEUS ESCUDOS






SANTA CRUZ-RS
1º DE MAIO-AC
JARU-RO
CRUZEIRO-BA
COLECIONE......................................................Jp

@ CAPAS DA REVISTA PLACAR


ABRIL DE 1975
5º EDIÇÃO
ASSUNTO DA CAPA: Dario o Peito de Aço, teria sido convocado a mando da ditadura, uma das condições pra Zagalo, que assumiu o lugar de Saldanha, ser efetivado como tecnico. Mas isso ninguem nunca provou, ate por que Dario era artilheiro e merecia estar la.
......................................................Jp