terça-feira, 3 de junho de 2008

@FUTEBOL EUROPEU


EURO 2008 (História)


O Campeonato Europeu de Futebol, mais conhecido como Eurocopa, foi idealizado no ano de 1927 pelo francês Henri Delaunay, porém sua primeira edição foi disputada apenas em 1960, com o nome de Copa Européia de Nações. Já o nome Eurocopa passou a ser utilizado apenas na edição de 1968, na Itália. A França foi a primeira sede da competição, que funcionava da seguinte maneira na época: 17 seleções disputavam a classificação para a fase final, mas apenas quatro prosseguiam na disputa do título, enfrentando-se em confrontos de mata-mata. União Soviética, Iugoslávia, Tchecoslováquia e a anfitriã França, foram as nações que competiram pelo título, que ficou com a seleção soviética que bateu os iugoslavos na prorrogação do jogo final por 2 a 1, com um gol salvador de Ponedelnik.
O sucesso do campeonato foi tão grande que na edição seguinte, em 1964, na Espanha, o número de seleções que brigavam pela classificação à fase final aumentou de 17 para 29 e apenas a União Soviética repetiu a classificação obtida no ano anterior, mas desta vez a detentora da taça foi derrotada pela Espanha na grande decisão, novamente com o placar de 2 a 1.
A Eurocopa ganhava cada vez mais importância no cenário europeu e, em 1980, após 20 anos de sua criação, o sistema de disputa da fase final foi alterado. Oito equipes passaram a disputar o título, quatro a mais do que nos anos anteriores.
Divididas em dois grupos de quatro, a melhor seleção de cada grupo classificou-se para a final e os segundos colocados enfrentaram-se na disputa do terceiro lugar. A fórmula obteve êxito e a Alemanha Ocidental conquistou o troféu, vencendo a forte seleção da Bélgica por 2 a 1.
As três edições seguintes podem ser consideradas as mais memoráveis já disputadas. Em 1984, Michel Platini e seus nove gols em cinco jogos, trouxeram à França o mais importante título de sua história, depois da Copa do Mundo de 1998.
Quatro anos mais tarde, com sede na Alemanha Ocidental, a Holanda apresentou uma das equipes mais extraordinárias do futebol. Comanda por Marco Van Basten, artilheiro do torneio com cinco gols, a Laranja Mecânica, após ser derrotada pela União Soviética na fase de grupos, bateu a seleção anfitriã por 2 a 1 na semifinal e derrotou os soviéticos na grande final, com gols de Gullit e Van Basten.
Na edição seguinte, foi a vez da Dinamarca brilhar. A seleção entrou para substituir a Iugoslávia, que estava em guerra durante o período, mas brilhantemente eliminou a atual campeã européia Holanda nos pênaltis, na semifinal, e a campeã do mundo, Alemanha, na decisão. Este torneio foi o primeiro da Alemanha unificada e também a primeira competição de grande porte a ter os nomes dos atletas escritos nos uniformes.
O formato atual da Eurocopa, com 16 equipes na fase final, só foi implantado em 1996, na Inglaterra. Além disso, essa edição foi a primeira decidida com o gol de ouro, marcado por Oliver Bierhoff contra a República Tcheca, trazendo a primeira conquista para a Alemanha unificada. O gol de ouro se repetiu na edição seguinte, a primeira com sede em dois países, Bélgica e Holanda, desta vez marcado por Wiltord, da França sobre a vice-campeã Itália.
O ano de 2004 pode ser comparado ao de 1992 no quesito surpresa, já que a então inexpressiva Grécia, que havia se classificado apenas para a Euro de 1980, bateu os anfitriões portugueses e conquistou o título, deixando para trás seleções como a Espanha, a França e a República Tcheca

Nenhum comentário: