terça-feira, 24 de junho de 2008

@ O MUNDO COMEÇAVA A VER O FUTEBOL ARTE


Começava aqui o amor de Pele pela Amarelinha(1958)
Título de 1958 derruba "complexo de vira-lata" do Brasil
Na Copa da Suécia, o Brasil finalmente superou o trauma de 1950 e se tornou campeão do mundo. Nas palavras, do cronista esportivo e dramaturgo Nelson Rodrigues, o país se livrou do "complexo de vira-lata".
Na estréia, contra a Áustria, a seleção não jogou tão bem, mas mesmo assim conseguiu vencer por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos. Na segunda rodada, o único empate, um 0 a 0 contra a Inglaterra - o primeiro jogo sem gols da história das Copas.
Para a terceira partida, contra a forte equipe da União Soviética, o técnico Vicente Feola resolveu mexer no time, colocando os atacantes Garrincha e Pelé. Dois minutos bastaram para mostrar do que essa equipe era capaz.
Contra o País de Gales, nas quartas-de-final, o Brasil teve o seu jogo mais complicado. O sistema defensivo britânico só caiu após uma jogada genial de Pelé, que chapelou um zagueiro na área antes de fazer o seu primeiro gol em Mundiais.
A França, adversária das semifinais, era apontada como uma das melhores seleções da Copa. Tinha um ataque fantástico, comandado pelo artilheiro Just Fontaine. Mas foi o Brasil quem abriu o placar logo no primeiro minuto, com Vavá, cujo apelido era "Peito de Aço".
final foi disputada contra a Suécia, dona da casa. O Brasil entrou em campo com o uniforme azul, já que na véspera havia perdido o sorteio. De amarelo, a Suécia achou o seu primeiro gol logo aos 4min. Quatro minutos depois, Vavá empatou. Aos 32min, novamente Vavá virou o placar.Melhor em campo, o Brasil continuou infernizando a defesa sueca. Pelé marcou o terceiro gol logo no começo do segundo tempo. Zagalo, aos 23min, fez o quarto gol. Simonsson ainda descontou, mas Pelé fez mais um e deu números finais à partida: 5 a 2.
COMENTARIO
E dificil comentar o que não vimos, mas essa seleção era magica e segundo os que a viram jogar dizem que jamais teve outra igual, eu acredito, pois uma seleção que tem, Garrincha, Pele, Vava, Didi, Niltom Santos, Djalma Santos, Zito, pelo amor de Deus que time e esse, so podia dar no que deu um titulo sem contestação e no FUTEBOL ARTE...............................................Jp

Nenhum comentário: