sexta-feira, 4 de julho de 2008

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

Estádio Olímpico Monumental, Porto Alegre
Casa Oficial do Gremio





História
Projetado pelo Arquiteto Plinio Oliveira Almeida, como vencedor do concurso para este fim, realizado em 1950. Inaugurado com o nome de apenas Estádio Olímpico, teve como jogo inaugural o confronto entre Grêmio e Nacional de Montevidéu, com vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor, que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico, com o fechamento da última parte do anel superior, teve sua construção concluída. O projeto final do estádio, sempre coordenado pelo seu autor original, Arq. Plinio Almeida, teve também a participação dos Arquitetos e co-autores, Rogério de Castro Oliveira e Fabio Boni. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.

Características
Sua capacidade é de aproximadamente 50.000 pessoas. Possui dois anéis, sendo o anel superior composto por cadeiras, exceto na área para torcida visitante, onde foram retiradas as cadeiras em 2006, por motivos de depredação. Também possui no centro do estádio um conjunto de camarotes. A distância do gramado, até a torcida, é de 40,70 metros na parte da social. A altura da última fileira de cadeiras, do anel superior, em comparação com o gramado é de 15 metros. A distância da última fileira de cadeiras, do anel superior até o gramado é de 68,83 metros.

Nenhum comentário: