terça-feira, 15 de julho de 2008

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

ILHA DO RETIRO
Nome Oficial: Estádio Ademar da Costa Carvalho
Capacidade: 40.000
Endereço: Praça da Bandeira, s/nº - Recife (PE)
Inauguração: 04/07/1937
Primeiro Jogo: Sport 6 x 5 Santa Cruz
Primeiro Gol: Aroldo Praça (Sport)
Recorde de Público: 57.500 (Sport 2 x 0 Porto-PE - 07/06/1998)
Dimensões do Gramado: 110m x 75m
Proprietário: Sport Club do Recife

Na chuvosa manhã do domingo 4 de julho de 1937, o futebol pernambucano dava mais um passo à frente. Inaugurava-se o campo da Ilha do Retiro, um terreno espaçoso, vastamente arborizado e pelo qual (sic) o Sport Club do Recife tinha comprado por 85 contos de réis.
Para inaugurar o novo palco dos encontros futebolísticos, os rubro-negros convidaram o Santa Cruz, um clube de grandes tradições e de grande torcida. O jogo estava marcado para 8h50min, impreterivelmente, segundo a nota do Sport, mas só foi iniciado por volta das 10h, devido ao aguaceiro que desabou sobre a cidade. Apesar do mau tempo, foi grande o número de torcedores e convidados presentes ao evento.
Com a grama ainda um pouco alta e o terreno escorregadio, tricolores e rubro-negros brindaram o público com uma bela partida de futebol. Nada menos de cinco empates foram estabelecidos durante a partida. Danzi, do Sport, abriu o escore. Tará empatou; Danzi fez 2 a 1, e novamente Tará voltou a empatar. E o jogo prosseguiu assim. O time da casa fazia um gol e o visitante empatava. Quase no finalzinho, Haroldo Praça, de cabeça, dava a vitória ao Sport por 6 a 5.
Sport - Muniz, Morato e Gelsomino; Ernesto, Ademar e Amarino; Haroldo, Djalma, Danzi, Pitota e Pedro. Santa Cruz - Neco, Sidinho II e João Martins; Ademar, Rubem e Ernane; Malaquias, Lauro, Tará, Sidinho I e Siduca.

COMENTARIO

Atual campeão da Copa do Brasil, o Sport de Recife fez valer o mando de campo e venceu seus adversarios que passarm pela Ilha. Sempre lotada a Ilha do Retiro tem vibração e a torcida leonina impurra seu time pra frente e ai e dificil segurar o Sport em seu belo estadio
..........................................................Jp

Nenhum comentário: