quinta-feira, 3 de julho de 2008

@ MINHAS HISTORIAS NO FUTEBOL

Esta foto, estourada na capa do Jornal da Tarde de 6 de julho de 1982, rendeu prêmios ao jornal e ao fotógrafo ( Reginaldo Manente).
A decada de 80 foi uma das ultimas decadas do verdadeiro FUTEBOL ARTE, era muito dificil um clube grande entrar em campo e não ter pelo menos tres ou quatro craques em seu elenco. Todo mundo que gosta e acompanha futebol sabe da tragedia de 1982 na Espanha. O Brasil tinha um time de mestres da bola, vc ver um jogador como Falcão, um volante que saia jogando e não precisava olhar pra bola, Socrates, Oscar, Zico, Eder, Junior e muitos outros.
Vou contar como assisti aquele jogo e como fiquei ao final dele, digo Brasil e Italia. No predio onde eu morava, nos jogos do Brasil, eu e meus amigos, ficavamos no patio do predio, colocavamos a tv em uma mesa e assistiamos, aquele jogo era especial e a confiança muito grande, a rua toda enfeitada, a gente de camisa e bandeira, nas ruas nem uma viva alma, pra encurtar, o Brasil empatava de 2x2 e a classificação era certa, quando aquele carrasco chamado Paolo Rossi fez o terceiro bateu um desespero, nunca tinha sentido aquilo, uma sensação ruim e o jogo chegando ao fim e o Brasil não empatava, quando o juiz apitou o fim da partiada fiquei desorientado e sai pra rua, comecei a andar sem rumo, me lembro de ver as ruas abandonadas, parecia uma cidade fantasma, lembro de um motorista de onibus que dormia com a cabeça encostada no volante e não estava nem ai pra nada. Andei muito, sem rumo e quando dei por mim estava longe de casa.
Ali eu entendi quando me contavam que em 1950 o povo saia do Maracanã como uns zumbis.
Foi um dos dias mais triste pra mim que sou apaixonado por futebol.............................Jp

Um comentário:

Angelo disse...

Realmente, Jaime, foi horrível. Quando revejo a partida, fico nervoso e, naquele último lance, em que o Oscar cabeceia e o Zoff pega em cima da linha, fico esperando a bola entrar ainda... 26 anos se passaram, mas eu ainda não engoli aquela derrota.