domingo, 3 de agosto de 2008

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL


Estádio San Siro
O Estádio San Siro (nome de um santo ao qual era dedicada uma igrejinha nos arredores) foi um presente do então presidente do AC Milan, Piero Pirelli (mandato 1909 - 1929) à “sua” Milão. O estádio foi construído em apenas treze meses e meio, graças ao trabalho de 120 operários. O custo da obra na época foi de cerca de 5 milhões de liras, o equivalente a três bilhões e meio de Euros, hoje. O projeto traz as assinaturas dos arquitetos Stacchini (a quem se deve o desenho da Estação Central) e Cugini.
O “primeiro” San Siro era um típico estádio de estilo inglês, com quatro tribunas capazes de receber 35 mil pessoas. Foi inaugurado com um clássico amistoso, em 19 de setembro de 1926. A primeira partida do campeonato foi jogada no dia 06 de outubro, entre Milan e Sanpierdarenese, com o placar final 1 X 2. A primeira partida internacional aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1927, entre Itália e Tchecoslováquia, com um empate em 2 X 2. Até 1945, o San Siro foi a casa somente do Milan. A Inter jogava as próprias partidas na então casa, a Arena Napoleônica. A “Escada do futebol” passou ao longo da sua história por muitas reformas, até tornar-se o imponente estádio que é hoje.
Atualmente o estádio possui um museu que tem à mostra mais de um século de Milan e Inter através das relíquias dos personagens que escreveram a sua história. O estádio é visitado, durante os campeonatos, por aproximadamente 50 mil pessoas durante os dias em que não há jogos. Atualmente o estádio é administrado conjuntamente pelo Milan e pela Inter.
........................................................................Jp

Nenhum comentário: