domingo, 24 de agosto de 2008

@ GRANDES ESTADIOS DE FUTEBOL

COUTO PEREIRA
Nome Oficial: Estádio Major Antônio do Couto Pereira
Capacidade: 56.793
Endereço: Rua Ubaldino do Amaral, 37, Alto da Glória - Curitiba Inauguração: 20/11/1932
Primeiro Jogo: Coritiba 4 x 2 América (RJ)
Primeiro Gol: Gildo (Coritiba)
Recorde de Público: 65.943 (Atlético-PR 2 x 0 Flamengo - 15/05/1983)
Proprietário: Coritiba Foot Ball Club
O Estádio Major Antônio Couto Pereira é o sexto maior estádio particular do Brasil (atrás apenas do Morumbi, do Estádio Arruda, do Beira-Rio, do Olímpico e do Barradão). O Engenhão, na capital do Rio de Janeiro, tem como proprietário o governo do Rio, e está a título de usufruto para o Botafogo. O Couto Pereira é o maior estádio do Paraná e está totalmente adequado ao Estatuto do Torcedor.
Também faz parte desta etapa das obras até 2005, a construção do novo museu do Coritiba, de um restaurante e de um bar temático nas dependências internas do Estádio Couto Pereira, bem como dos novos camarotes do Couto Pereira.
Para os dirigentes dos times adversários, o Estádio Couto Pereira tem um espaço reservado junto aos torcedores do próprio time adversário, o que amplia os critérios de conforto e segurança dos visitantes. Os dirigentes do time adversário ficam acomodados num camarote exclusivo, vidros blindados e sistema de ar condicionado, frigobar e confortáveis poltronas.
Também os sanitários do Estádio Couto Pereira passaram por grandes reformas. Os novos sanitários estão totalmente adequados aos mais rigorosos critérios da legislação de vigilância sanitária.
Todos os lugares do Estádio do Coritiba são numerados. Um sistema de ingressos confeccionados em meio magnético e de catracas eletrônicas possibilita a setorização do estádio, que é feita pela identificação de cores.
Na atual fase de reformas do Couto, cerca de quinze mil novas cadeiras foram afixadas em diversos setores do estádio, ampliando o conforto e a segurança dos torcedores.
Anexa ao estádio Couto Pereira está a loja Coxa Mania, uma loja que vende produtos licenciados e materiais esportivos do Coritiba e da Lotto, que é a empresa patrocinadora dos materiais esportivos do Clube.
O Estádio Couto Pereira está equipado com elevadores para acesso da imprensa e autoridades às cadeiras superiores.
O Estádio Couto Pereira também está adequado à determinação da FIFA em numerar os locais para venda de ingressos. A nova capacidade do estádio foi reduzida para quarenta mil lugares sentados, dentro das exigências técnicas que permitam maior conforto e segurança para os torcedores.
O maior público da história do estádio é de 70 mil pessoas na visita do Papa João Paulo II a Curitiba. Em um jogo de futebol, o maior público é de 67.391 pessoas, registrado na segunda semi-final do campeonato brasileiro de 1983, entre Atlético Paranaense e Flamengo.
.................................................................Jp

Nenhum comentário: