sexta-feira, 29 de agosto de 2008

@ GRANDES TIMES DO PASSADO

ATLETICO PARANAENSE (2001)


Depois de termos conquistado o título paranaense deste ano, foi a vez de nos dedicarmos ao Campeonato Brasileiro. Com um time forte, entramos na competição dispostos a fazer bonito, mesmo que não nos imaginássemos como o primeiro time campeão do século. Sob o comando de Mário Sérgio, iniciamos a disputa com o pé direito, vencendo o Grêmio por 2 a 0.
Empolgados, na segunda rodada fomos ao estádio Independência, em Belo Horizonte, jogar contra o Cruzeiro e, mesmo na casa do adversário lotada, vencemos por 2 a 1. Desde o ano anterior, o São Caetano era considerado um adversário ‘encardido’ e, foi sentindo isso que apenas empatamos com o clube paulista. Invicto até então, recebemos o Flamengo, do técnico Zagallo. Se o ‘Velho Lobo’ foi recebido com aplausos, mostrando que os torcedores rubro-negros são bons anfitriões, o mesmo não podíamos falar do time, que goleou o Rubro-Negro carioca por 4 a 0.
Novamente na Arena, foi a vez de vencermos o Xará Mineiro e, assim, assumir a liderança isolada da competição. Nas rodadas seguintes fomos surpreendidos e derrotados pelo São Paulo (2 a 1) e pelo Vasco (4 a 0), empatamos com o Santos (1 a 1) e perdemos novamente para o Palmeiras (2 a 0) e para o Fluminense (2 a 1), no único jogo que perdemos em nosso domínio. Essa seqüência nos tirou a liderança, mas não a garra e a raça necessárias para voltar a vencer e disputar o título.
Voltamos a vencer contra a Portuguesa, por 3 a 1, quando o técnico Geninho assumiu o comando da equipe, e em uma chuva de gols, empatamos com o Internacional (4 a 4). Recebemos o Corinthians na rodada seguinte, vencemos e quebramos dois tabus. Na vitória por 3 a 2, deixamos de lado os 71 anos em que não vencíamos um time paulista em nosso estádio e os 33 anos sem vencer o Corinthians em Curitiba. Depois disso, vencemos Botafogo-RJ (3 a 1) e Santa Cruz (5 a 1).
No primeiro clássico estadual, empatamos com o Paraná Clube em 1 a 1, repetindo o resultado das finais do campeonato estadual, quando fomos campeões. Contra a Ponte Preta, uma nova goleada, desta vez por 5 a 1. Ainda vencemos o América (3 a 2) antes de empatar sem gols no outro clássico, desta vez contra o Coritiba. Contra o Botafogo-SP iniciamos uma recuperação com três vitórias, contra o time paulista (2 a 0), o Goiás (2 a 1) e o Bahia (6 a 3). Assim, assumimos novamente a liderança do campeonato.
Nas rodadas seguintes, perdemos para o Juventude (2 a 0), vencemos o Sport (2 a 1) e voltamos a perder, desta vez para o Gama (4 a 1). Contra o Guarani, quando a derrota parecia o resultado certo após a expulsão dos nossos atacantes Alex Mineiro e Kléber, o gol de Rogério Corrêa nos acréscimos nos deu mais um ponto (2 a 2). Fechando a primeira fase, vencemos o Vitória (4 a 2) e conquistamos o segundo lugar, disputando as quartas-de-final contra o São Paulo.
Com uma campanha melhor do que a realizada pelo time paulista, tivemos a vantagem de jogar a partida das quartas-de-final na Arena da Baixada. Contra o São Paulo, nosso torcedor mostrava seu amor nas arquibancadas enquanto Alex Mineiro e Kléber faziam bonito dentro do gramado, marcando os dois gols da vitória por 2 a 1. Na semifinal, contra o Fluminense, o Furacão fez um dos jogos mais emocionantes do Brasileirão. E a estrela de Alex Mineiro brilhou novamente quando ele marcou os três gols da vitória por 3 a 2.
Finalista, a semana do atleticano parecia interminável. Se o torcedor sofreu dias na fila para garantir seu ingresso, ficou satisfeito ao ver o Furacão dar seu primeiro passo rumo ao título. O jogo estava bastante disputado até os 10 minutos do segundo tempo, depois disso, o caldeirão ferveu e a torcida explodiu: 4 a 2 e uma enorme vantagem para o jogo em São Caetano do Sul. Mesmo podendo perder para se consagrar, nossos jogadores foram à casa do adversário e fizeram bonito. Com mais um gol de Alex Mineiro, vencemos por 1 a 0 e o estádio Anacleto Campanela parecia pequeno para a imensa torcida atleticana, que comemorava o seu primeiro título brasileiro, o primeiro comemorado no novo século!
...............................................................Jp

Nenhum comentário: