sexta-feira, 22 de agosto de 2008

@ GRANDES GOLEIROS

ROGERIO CENI
Rogério Ceni nasceu no dia 22 de janeiro de 1973, em Pato Branco, no estado do Paraná.

No dia 7 de setembro de 1990, se transferiu para o São Paulo Futebol Clube, ganhando o Campeonato Paulista do mesmo ano. Chegou a jogar como titular na categoria de aspirantes, e acabou campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1993. No mesmo ano (como goleiro reserva), sagrou-se campeão da Copa Libertadores, Recopa Sulamericana e da Copa Intercontinental. Em 1994, levou a Recopa Sulamericana mais uma vez - ainda como reserva. Somente após a saída de Zetti, em 1997, para o rival Santos é que passou definitivamente a titular do clube - Muricy Ramalho foi seu treinador de goleiros na era Telê Santana.
Rogério foi o capitão do São Paulo FC na conquista estadual, Libertadores e Mundial de Clubes da FIFA de 2005. No mesmo ano foi eleito o melhor jogador da Copa Libertadores e, em dezembro também o primeiro goleiro a marcar um gol durante um Mundial de Clubes: uma penalidade contra o campeão asiático Al-Ittihad (Jeddah, Arábia Saudita). Até 21 de agosto de 2006, Rogério jogou 17 vezes na Seleção Brasileira, mas só o treinador Emerson Leão o deixou bater faltas – o qual, porém, não fez gol. Participou da Copa do Mundo em 2002 (sem jogar) e 2006 (participou de uma partida). No dia 27 de julho de 2005, fez sua 618ª partida pelo São Paulo se tornando o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube. Em 2000, 2003 e 2004 ele ganhou a Bola de Prata que premia o melhor goleiro do campeonato brasileiro.No dia 20 de agosto de 2006, pelo campeonato brasileiro, no Estádio Mineirão em Belo Horizonte/MG, contra o Cruzeiro, Rogério Ceni quebrou o recorde mundial, que anteriormente pertencia a José Luis Félix Chilavert do Paraguai, quando ele converteu uma cobrança de falta em gol aos 43 minutos do primeiro tempo. Quatro minutos antes, ele tinha defendido uma penalidade cobrada pelo jogador Wagner. Aos 18 minutos do segundo tempo, Rogério quebrou o próprio record quando ele converteu uma penalidade, fazendo seu gol de número 64 (oficialmente reconhecidos pela FIFA).
COMENTARIO
Odiado por poucos, amado por muitos, assim e Rogerio Ceni, goleiro de muita personalidade se especializou em cobranças de falta e penalts, mostrando a todos que goleiro tambem sabe chutar.
Não e por acaso que um goleiro fica como titular de um clube como o São Paulo por tantos anos seguidos. Rogerio foi injustiçado na Seleção Brasileira, acho que ele devia ter sido mais aproveitado na Canarinho, mas o futebol tem dessas injustiças.
...................................................................Jp

Nenhum comentário: